"Os acontecimentos fazem mais traidores do que as opiniões.", Francois Chateaubriand...

Ontem o Jornal de Negócios revelou que o Governo forneceu dados ao FMI que escondiam cortes salariais que paulatinamente foram sendo feitos nos últimos anos de crise link ; link.

Mais uma ‘trapalhada’ deste Governo que não conseguindo iludir a ‘vacada’ do fornecimento de dados incompletos e indutores de erróneas apreciações, cuja fonte é da total responsabilidade do Executivo, atribui as culpas aos funcionários do FMI que os teriam solicitado ‘daquela forma’, naquele modelo, com aquela dimensão.

Estávamos na 7ª. avaliação e, no entender do FMI, tornava-se necessário impor mais uma descida de salários. Como os dados existentes (reais) mostravam já colossais cortes salariais o expediente atenta e servilmente seguido pelo Executivo foi colaborar ‘fabricando’ números que encaixassem nos desejos do FMI. Não vamos falar da incompetência deste Governo que no afã de servir as instituições financeiras esquece as suas obrigações para com os portugueses e portuguesas. Todo este imbróglio demonstra aos cidadãos que o espírito deste Governo e a sua agenda ideológica passa pelo brutal empobrecimento do País onde largos estratos da população vivem dos seus salários (e das suas pensões e reformas).

Este inqualificável incidente desmascara todo aquele paleio sobre um nebuloso e sinuoso ‘ajustamento’ da Economia. Quando o FMI insiste em falar de baixa de salários e flexibilização do mercado de trabalho depois do que se tem passado desde o início do Programa de Assistência Financeira (iniciado em 2011) evidencia à saciedade a ‘rigidez’ das suas receitas que têm encaminhado o País para a recessão económica, a insolvência financeira e o abismo social. Quem tem necessidade de flexibilizar posições (e se calhar descer salários) é - com certeza - o FMI.

Mas há uma outra vertente. Ao fornecer dados errados que conscientemente aparece a assumir e que objectivamente prejudicam os portugueses o Executivo não tem desculpa. Trata-se de um vil acto de TRAIÇÃO.

Comentários

Uma corja de traidores a merecer defenestração!
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Barrocamigo

Boas! Hoje, venho apenas para dizer que a nossa Travessa acaba de publicar um textículo de minha autoria: Perguntas ao futuro, que me parece satisfatório… Por isso venho convidar a ir lá, para o ler e comentar. Muito obrigado.
E por hora não faço comentário, do que peço milhões de desculpas.

Henrique

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides