Momento zen de segunda_ 12_08_2013-08-12

João César das Neves (JCN), devoto avençado da Igreja católica, é a fonte de inspiração de agnósticos, ateus, livres-pensadores e até de alguns crentes com sentido do ridículo.

Na homilia de hoje, no DN, não desilude. JCN combate a testosterona, exacerbada por sensações visuais de corpos esbeltos que resplandecem nos cálidos dias de verão, com reflexões pias. O devoto de todos os papas diviniza hoje o atual e exulta com os 5 meses de pontificado como se extasiava com o dos anteriores, quer expirassem em decadência física e intelectual (João Paulo II), por motivos cujo segredo está bem guardado (João Paulo I), ou resignação, a que não foram alheios o lóbi gay e a lavagem de dinheiro no IOR, como sucedeu com Bento XVI, que preferiu conservar a vida a manter a santidade.

É cativante o embevecimento de JCN com o papa Francisco, «um grande homem de Deus, límpido, sábio, transparente», e apoquenta-se com o deslumbramento, que julga generalizado, aliás, « paralelo à espantosa surpresa de 1978 com João Paulo II, 1958 com João XXIII, 1939 com Pio XII, e tantos outros». O branqueamento do passado de Pio XII deve estar ligado ao processo de canonização desejado pelos mais reacionários.

JCN insurge-se contra os «apelos para que a Igreja se adapte aos tempos modernos» e não poupa adjetivos a incensar o papa de que – segundo ele –, todos gostam. Para JCN, «os crentes querem ser, não populares, mas fiéis» e interroga-se: «Para que serve uma doutrina que pactue ou tolere injustiças, abortos, interesses, adultérios, ficções, libertinagem, abusos?». O que dói ao bem-aventurado é a legislação sobre a família, que despenalizou o aborto, permitiu o divórcio e não remete o adultério para o código penal. Mas isso é um azedume antigo que lhe altera o ph gástrico e exacerba a úlcera.

A sua homilia, «Pedra de tropeço», termina em apoteose: « Quem considera a Igreja ou o Papa deve saber que eles pertencem a Deus. Neste mundo de pecado, a divindade choca sempre. Não é Deus que se adapta ao mundo, mas o mundo que anseia por Deus. Como dizia S. Paulo, citando o profeta Isaías, "Reparai que ponho em Sião uma pedra de tropeço, uma rocha de escândalo, e só quem nela acreditar não ficará frustrado" (Rm 9, 33, cf. Is 28,16). Uma pedra em cruz».

Ámen.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides