O negócio dos ‘exames regulares’ da Troika…

O Ministro das Finanças anunciou hoje em conferência de imprensa os resultados do 6º ‘exame regular’ da troika à execução do programa de assistência externa a Portugal. link

Falou imenso, alargou-se por diversos sectores da vida nacional e, timidamente, lá deu os primeiros palpites sobre a Economia. Foi mais uma exposição de um 1º. Ministro do que de um membro do gabinete governamental.
Versou aspectos complexos da situação portuguesa como: consolidação orçamental, endividamento público e transformações estruturais.

Alguma parte do tempo gastou a relembrar o papel de bom aluno do País neste processo de 'resgate'. 
Mas, no final, sobrou uma questão (entre muitas outras que ficam para os especialistas) que o Ministro não abordou e que poderá não ser despicienda.
Anunciou – simultaneamente – a libertação de 2.500 M€ (relativos a esta tranche) e, logo de seguida, esclareceu ter-se comprometido a apresentar (para o 7º. 'exame regular') um plano de redução das despesas do Estado (a tal 'Refundação') no valor de 4000 M€ . link

Ou seja, de cada vez que libertam um dos programados apoios Vítor Gaspar sente-se na obrigação de comprometer-se a cortar o (quase) dobro do que é disponibilizado.
Um negócio da China…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides