Emersão….

Duarte Lima arguido no caso dos submarinos. link

Segundo nos é dado aperceber, pelas notícias oriundas na Comunicação social, o nebuloso negócio das contra-partidas à volta da aquisição de 2 submarinos (‘Tridente’ e ‘Arpão’) começa - julgamos que será um começo - a visualizar (emergir) os 'compères' portugueses eventualmente envolvidos num estranho e peculiar negócio que levou à condenação (2 anos de prisão) a dois dos responsáveis pela venda (ex-administradores da empresa alemã Ferrostaal).

O ‘negócio dos submarinos’ terá sido ultimado durante o exercício de funções do XV Governo Constitucional presidido por Durão Barroso (actual presidente da Comissão Europeia) em que Paulo Portas era ministro da Defesa (actual Ministrio dos Negócios Estrangeiros). No processo negocial teria, também, estado envolvido o ex-consul honorário em Munique (entretanto exonerado). link.

Na verdade, o intrigante em toda esta historia é que os ex-gestores da empresa alemã (Ferrostaal) foram condenados por suborno sem que, em Portugal, fossem referenciados e/ou identificados os subornados. Todavia, na Grécia e relativamente a um processo paralelo envolvendo também a compra/venda de submarinos pela mesma empresa foi detido o ex-ministro da Defesa, Akis Tsochatzpoulos, incriminado por corrupção. link

Uma teia que começa a ser ‘desenvencilhada’?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides