Breve notas sobre a "Primavera Yankee"…(Occupy Wall Street)

Os protestos de grupos de ”indignados“, em Nova York, dirigidos ao centro financeiro mundialmente conhecido (Wall Street) e que rapidamente se estenderam a outras cidades dos EUA link são o reflexo da tensão social crescente e da degradação da situação económica que, desde 2007/2008, afecta a sociedade norte-americana.

O Movimento “Occupy Wall Streetlink tem-se manifestado através de protestos de rua, aparentemente espontâneos, não enjeitando influências da(s) primavera(s) árabe(s), sendo seu (lato) objectivo eliminar a corrupção que desvirtua e inquina o regime democrático. Os manifestantes expressaram, repetidamente, o seu repúdio pela influência dos "mercados" nas decisões políticas…


Até agora, como resposta, estes protestos só têm suscitado musculadas acções policiais repressivas e abundantes detenções link, em nítido contrastre com as recentes manifestações do "Tea Party".

Os poderes políticos mantêm-se, por enquanto, distantes…


A proclamação de princípios deste Movimento de contestação social link, à primeira vista, não ultrapassa genéricos alinhamentos à volta de um conjunto de situações que, de facto, corrompem a democracia, nomeadamente, o predomínio dos poderes económicos e financeiros sobre as decisões políticas.

Nada que não se passe no resto do Mundo. De espantar será a prudência e a discrição com que os meios de comunicação social norte-americanos e europeus têm tratado este assunto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides