Portugal: A Igreja católica em números

A  Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) é proprietária, em Portugal, de enorme património imobiliário, todo ele isento de IMI, sem contar com os imóveis usados para fins religiosos classificados como monumentos nacionais ou de interesse público, cabendo à ICAR regular todo o uso dos imóveis e ao Estado a sua manutenção.

Estes privilégios resultam da Concordata assinada pela Santa Sé e pela República Portuguesa em 18 de Maio de 2004, concordata que substituiu a de 1940 porque a perda das colónias e a proibição do divórcio, entre outras tolices, a tornaram obsoleta.

A enorme fortuna da Igreja num país cada vez mais pobre é administrada por 55 bispos, 3355 padres, 246 diáconos e numerosos leigos que por interesses vários ou vassalagem assumida se ajoelham perante o poder eclesiástico.

Para publicidade esta multinacional da fé dispõe de 4368 paróquias, 364 centros religiosos (casas de retiro, santuários e reitorias), 539 órgãos da comunicação social, 59 seminários e 165 escolas católicas, além de tempo de antena na televisão pública e de horas de propaganda nas escolas oficiais.

O Vaticano, cuja confiança nas informações bancárias do IOR e nos crimes praticados pelo clero, anda muito abalada, afirma que Portugal tem 9,36 milhões de católicos, uma taxa de 88,3% da população, quando se queixa da diminuição acentuada de baptizados, de casamentos católicos e da baixa frequência do culto por parte da população.

A percentagem deve ser tão verídica como a influência de D. Nuno a curar queimaduras de olhos com óleo de fritar peixe milagre rubricado pelo Papa para o canonizar.

A frieza com que B16 foi recebido na Alemanha natal não deve ser alheia à conduta dos padres em matéria sexual e ao embuste dos milagres, o que exasperou Lutero.

Já dizia o Eça que «quando um povo duvida da virtude dos padres deixa de acreditar no martírio do seu Deus».

Nota: Os números referidos foram retirados do DN  de ontem.

Comentários

e-pá! disse…
Ontem, em franco contraste com este faraónico acervo o cardeal patriarca afirmou: "Ninguém sai da política de mãos limpas" link
O ilustre purpurado "esqueceu-se" de revelar o que pensa sobre o exercício do magistério religioso ao longo de 2 milénios …
Seria interessante!
O que está comprovado é que hoje o número de casamentos civis ultrapassa largamente o de casamentos religiosos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides