Efeméride

Há 25 anos – 26.04.1986 – ocorreu o trágico acidente nuclear em Chernobyl. Uma catástrofe que ceifou ao longo do tempo inúmeras vidas humanas e fez submergir no silêncio e na desolação uma imensa parcela de território ucraniano . Na altura, foram apontados, como sua causa próxima, erros humanos e, remotamente, defeitos de concepção e tecnológicos deste tipo de reactores nucleares.
Entrou para História como o mais grave acidente nuclear [civil].

Em 11 de Março passado, um novo acidente nuclear, gravíssimo, acontece na sequência de uma catástrofe natural major [terramoto], em Fukushima, Japão.
A energia atómica pode prestar relevantes serviços à Economia no sector energético, uma área sensível deste século. Todavia, este novo tipo de produção de energia dificilmente se libertará, no campo humanitário, da condição de ser potencialmente perigoso. A opção nuclear deve ser muito ponderada, amplamente discutida e, se possível, referendada...

Chernobyl deixou ao Mundo diversos alertas e alguns avisos. Primeiro, os problemas decorrentes de um acidente desta gravidade são complexos, traumáticos e duradouros. Hoje, existe uma grande polémica sobre o número de mortes [a curto, a médio e alongo prazo] que este acidente causou. Os valores oscilam entre 9.300 seres humanos [ONU] e dez vezes mais [Greenpeace].
Uma outra lição de Chernobyl não foi, na totalidade, apreendida: a necessidade de falar verdade às populações [as grandes vítimas destes acidentes]. A situação relativa ao acidente de Fukushima, embora tenha tido uma postura mais aberta e responsável por parte das autoridades japonesas, continua a ser objecto de críticas por não conseguir revelar com exactidão a verdadeira extensão dos problemas […ainda em desenvolvimento].

Na verdade, apesar de todos os avanços tecnológicos, o nuclear é, para o Homem e para o Meio Ambiente, uma energia perigosa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides