A Mais Valia



O que muita gente parece não entender é que a valorização de 140% das acções da SLN de que o candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva beneficiou não corresponde a nada de substancial ou a uma valorização empresarial devidamente suportada financeiramente.
Tanto mais que tais acções nem sequer estavam cotadas em bolsa.

E como não há milagres, e o benefício injustificado de uns tem sempre como contrapartida o prejuízo de alguém, foi a soma de incontáveis negócios ruinosos, a compra de empresas fantasma e a obscura valorização de favor de acções completamente artificial e infundamentada, que conduziram o BPN ao buraco financeiro que agora nos arrasta a todos.

Uma coisa é certa:
Se Cavaco Silva beneficiou de uma valorização e de uma mais valia de 140% das suas acções na SLN, o que é verdade é que quem está neste preciso momento a pagar essa valorização somos todos nós.

Comentários

é um ano de ordenado mais uns 2 ou 3 dos da filha

não analisaram os prejuízos das outras aplicações....e provavelmente podem não ter uma relação muito possessiva com o dinheiro

em 2003 quando as vendeu já andava a SLN e o BPN em bolandas desde 2001

portanto até esperou bastante

teve informação interna

provavelmente não
teve uma gestão de cliente VIP
provavelmente sim

mas isso também o Figo e outros

resumindo é um episódio menor
há outros piores
e-pá! disse…
O relevante não é o investimento de poupanças em fundos comprados a preços de favor e a obtenção de chorudas mais-valias, a curto prazo, benesses que o cidadão comum não tem acesso. Se fosse só "isso", seria mais um exemplo de iniquidade financeira a somar a tantos outros…[clientes VIP, spreads inquinados, perdões de dívidas, etc.].

O importante é que o BPN sendo um simulacro de criatividade [de engenharia] financeira subsidiária do "cavaquismo", resulta da congregação de um circulo de ex-políticos que tiveram responsabilidades governamentais [governos de 1985-95] que resolveu dedicar-se à especulação num modelo do tipo da pirâmide, travestindo-se de instituição bancária. Uma seita financeira.

A situação em que o candidato Cavaco Silva se envolveu, neste "caso do BPN", é típica dos múltiplos roteiros de obtenção de dinheiro fácil que proliferam pelo Mundo.

Os seus compagnons de route, de longa data e de estreitas afinidades partidárias, constituíram-se de motu próprio num núcleo duro - sempre com o cavaquismo por referência - e pretenderam criar uma nova elite político-financeira, povoada por "novos ricos" e recheada de ideologos neoliberais. Tudo: neo!

Este é, na proporcional dimensão portuguesa, um "esquema" do tipo do montado por Bernie Madoff...cujo desfecho é conhecido.

Foram - ao fim e ao cabo - os remotos replicadores em Portugal das especulações com fundos que, potencializadas por uma insaciável ganância, desembocariam na grave crise financeira que "rebentaria" em 2007/8.

Uma quota-parte [existiram outros "esquemas"] das dificuldades que hoje enfrentamos...pertence-lhes. E "isso" é que grave e não é politicamente assumido.

De resto, histórias da carochinha, não!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides