Dia Internacional contra a Corrupção

Dados do Barómetro Global da Corrupção 2010 revelam que 83% dos portugueses acreditam que a corrupção agravou-se nos últimos 3 anos.
Os portugueses colocam os políticos no topo da escala da corrupção facto que justifica de cerca de ¾ dos inquiridos achem ineficazes as medidas governamentais no combate à corrupção. Nessa mesma escala, logo após os políticos aparecem duas instituições fundamentais da Democracia: o Parlamento e a Justiça. Link

A percepção da corrupção [frequentemente usada como indicador] mostra que os cidadãos consideram os partidos políticos, como instituições muito permeáveis à corrupção. O Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO) do Conselho da Europa, recomendou que o Estado português realize um estudo sobre o financiamento político em matéria de fluxos financeiros, nomeadamente as contribuições de entidades particulares para as campanhas eleitorais. DN.

Todavia corrupção política trilha outros caminhos, como seja, o nepotismo, o tráfico de influências, o suborno e, finalmente, o controverso quadro do enriquecimento ilícito.

Existe, nesta área, legislação a aperfeiçoar [o “pacote João Cravinho” demonstrou isso], mas outro problema residirá nas entidades e organismos de investigação e fiscalizadores, como é o exemplo do Tribunal Constitucional que - como é do conhecimento público - carece de meios para actuar com rapidez e eficiência.
A detecção atempada da corrupção e, mais importante, a sua prevenção, estão seriamente comprometidas por estas condições objectivas.

Significa isto que, grosso modo, os portugueses consideram que os principais actores do nosso sistema político são muito vulneráveis à corrupção. Logo, que o nosso regime democrático é, com o actual quadro de combate à corrupção, pouco transparente.

As iniciativas que os diferentes actores políticos poderão promover, junto dos cidadãos, neste Dia Internacional contra a Corrupção, serão indicadoras do empenhamento do regime [da "vontade política"], neste iníquo terreno, onde – segundo as mais recentes sondagens - o processo democrático apresenta-se profundamente contaminado e conspurcado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides