A visita do Papa a Santiago de Compostela

Os beatos investiram em ave-marias, os restaurantes avançaram com vitualhas, as lojas encheram-se de recordações e os franquistas exultaram com a desforra anunciada contra a democracia, mas B16 não é uma estrela pop e o ex-prefeito do Santo-Ofício carrega o peso de um papa anacrónico, zangado com a modernidade.

As tiradas contra o ateísmo e a laicidade fazem exultar os nostálgicos da ditadura, os devotos dos santos por atacado e os peregrinos profissionais, mas deixam desolados os donos das barracas de lembranças a quem os autarcas tinham prometido uma enchente de 200 mil católicos sequiosos de bênçãos e recordações.

De 1.200 autocarros esperados só chegaram 300 e a devoção definha quando a multidão se reduz aos incondicionais e se vêem abandonados pelo seu deus num encontro com o alegado representante.

Nem o dinheiro e a força do Opus Dei foram capazes de dar à visita aquela histeria que contagia e converte os incréus. Há quem pense que os escândalos possam prejudicar a popularidade do Papa, esquecendo que os escândalos nunca foram relevantes em dois mil anos de existência.

A razão do fracasso encontra-se na monotonia das missas, na repetição da coreografia e na insistência nos milagres que ninguém leva a sério. Um Papa que se apoia no Opus Dei, nos Legionários de Cristo e nos fascistas de monsenhor Lefebvre arrisca-se a ficar a pregar para os empregados da ICAR e para os indefectíveis de todos os papas.

Nem o beija-mão dos príncipes compensou o fracasso.

Comentários

e-pá! disse…
Quando no post se faz referência aos incondicionais lembrei-me - de imediato - de João César das Neves.
Mas se calhar não foi a Santiago!
Terá ficado em Lisboa para escrever a sagrada homilia dominical que sairá amanhã.
É à 2ª. feira, não é?
José Mestre disse…
Olhá que já houve quem o tenha visto por lá...
Se St. Teresa atingiu o extase ou meditar em Deus, imagina o que não sucedeu ao rapaz ao ver o papa!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides