Perturbações [?] na República da Paz Celestial...

Carta aberta de velhos militantes comunista apelando à liberdade de expressão aqui

Apesar do férreo controlo da Imprensa, dos meios de comunicação [públicos e privados] e dos sistemas de telecomunicações não foi possível às autoridades da República Popular da China impedir que a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo viesse a causar danos colaterais, nomeadamente, no seio de um dos mais emblemáticos rituais de exaltação do regime - a reunião do Congresso do Partido Comunista no Palácio do Povo - evento que se realizará em 15 de Outubro...

Certamente que a carta aberta dos velhos militantes será ignorada pelos congressistas. Mas nada poderá evitar que - à revelia das autoridades chinesas - o Mundo tome conhecimento da sua existência, do seu conteúdo e da sua carga de contestação.

As ilações políticas virão depois, porventura, subjugadas à ancestral e tradicional "paciência chinesa"...

Apostila - depois de publicado o post o texto da carta aberta colocado no Link foi - segundo anuncia a página - removido ou apagado... censurado!

Comentários

A merecidíssima atribuição do Nobel a Liu Xiaubo, que tanto desagradou ao PC português e aos seus "compagnons de route", foi uma importante pedrada no charco da ditadura chinesa, e pelos vistos começa a dar frutos. Alguma coisa parece começar a mexer na paz podre da celeste República, que deve ser o país do mundo onde há menos liberdade de expressão e onde os trabalhadores são mais selvaticamente explorados, a coberto da etiqueta "comunista".

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides