Parabéns Brasil ! Vitória eleitoral de Dilma

A vitória de Dilma é, sobretudo, uma manifestação de apoio a Lula, em quem se revêem os brasileiros, e ao progresso económico e social registado durante os seus mandatos.

À partida não havia grande diferença programática entre os candidatos, sendo José Serra o mais experiente mas, para compensar o apoio de Lula a Dilma, ou por falta de pudor, cedo se deixou aliciar pelas poderosas forças religiosas que disputam o poder. A Igreja católica, com a pujante e obstinada Opus Dei, trocou a disputa política pela discussão sobre o aborto.

Bento 16, esquecido dos desastres da sua Igreja com a ingerência nos assuntos internos dos diversos países, sobretudo no apoio a ditaduras sul-americanas, regressou à habitual ingerência nos assuntos internos dos países que julga dominar, e pediu ao episcopado brasileiro para exortar os fiéis a não votarem em candidatos apoiantes do aborto, numa referência implícita a Dilma Rousseff, acusada de defender práticas abortivas.

Nunca as Igrejas investiram tanto nas eleições do Brasil, onde dominam a comunicação social e dispõem de imensos recursos. A própria candidata, Dilma Rousseff, tergiversou na sua posição sobre a descriminalização do aborto assustada com os bandos de beatos que lançavam a confusão entre a defesa do aborto e o direito à IVG em caso de risco de vida da mãe, malformações congénitas e violação.

Por isso a vitória de Dilma constituiu, para lá da gratidão para com Lula, a estrondosa derrota das forças obscurantistas que Serra acolheu na sua campanha. Mais do que uma vitória do PT foi uma estrondosa derrota para a Igreja católica que se associou contra Dilma numa campanha feroz e sem ética.

Com voto electrónico, o Brasil elegeu pela primeira vez uma mulher para a Presidência. Merece um lugar de vanguarda nas grandes democracias. Parabéns Brasil !

Adenda: Este post foi alterado por ter uma referência à IURD como apoiante de Serra, quando aconteceu o contrário. Do facto peço desculpa aos leitores.

Comentários

jrd disse…
Dilma foi eleita! Conseguiu vencer a campanha sórdida dos média ao serviço das oligarquias e derrotou a direita e o velho obscurantismo de roupagem nova.
O Brasil continua!
Caro JRD:

Basta apareceres para me deixares satisfeito.

Abraço.
A campanha eleitoral no Brasil foi lamentável.

Começando pelo comportamento de Lula da Silva, que há muitos meses deixou de governar para se dedicar a tempo inteiro a promover Dilma, violando sistematicamente a lei eleitoral e colocando toda a máquina do Estado a favor da sua candidata.

Serra deixou a questão do aborto e da religião ganhar peso ao invés de centrar onde devia: Nos oito anos de corrupção desenfreada de Lula e o PT. O resultado foi este.

De realçar também o comportamento da Dilma, que sempre foi a favor do aborto e nunca teve religião e terminou a campanha contra a legalização e uma fervorosa devota!

Não caro Esperança, o Brasil não está de parabéns. Quem está de parabéns é Lula da Silva que tendo sido o presidente mais corrupto da história do Brasil conseguiu eleger uma marioneta como sucessora e ainda gozar de apoio internacional.

Apoio das mesmas pessoas que nos seus países tanto se indignam com a corrupção de autarcas, ministros e secretários de Estado...

Cumprimentos

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro:

Obrigado pela sua contribuição para a discussão.

O contraditório é sempre bem-vindo. É a vantagem das democracias, aqui como no Brasil onde as ditaduras foram uma constante do século passado.

Não é hoje o caso.
e-pá! disse…
A eleição de Dilma, quero crer, é a consolidação da nova imagem da América do Sul, onde as mulheres desempenham um papel cada vez mais decisivo e os coronéis & generais [militares e/ou políticos] vagueiam desiludidos pelas casernas...

Lula da Silva fez dois bons mandatos presidenciais [mau grado os graves incidentes de corrupção...]mas, mais importante, conseguiu assegurar - no fundamental - a continuidade da mudança.

Dilma honrará esse novo modelo de desenvolvimento em que a sua centralidade situa-se na luta contra a pobreza.
Mais do que um País em profunda remodelação sócio-política, Dilma deverá ser a esperança emergente.
Quem apoiou O Serra foi a Igreja católica e a Assembleia de Deus, que reúne a maior parte dos evangélicos no Brasil.

Confundi, pois, a Assembleia de Deus com a IURD.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides