Medina Carreira, o entertainer da direita

Medina Carreira foi um medíocre ministro das Finanças que Salgado Zenha indicou a Mário Soares convencido de que um bom advogado servia para o cargo. A inabilidade de Bagão Félix impede-o de ser considerado o pior ministro que passou por tal pasta.

Vale a pena referir, Sousa Franco, Silva Lopes, Vítor Constâncio, Miguel Cadilhe, Ernâni Lopes, Jacinto Nunes e Teixeira dos Santos, que herdou a nefasta herança de dois Governos e sobre quem caiu a maior crise financeira de sempre, ou os que não tendo sido particularmente felizes, são excelentes técnicos e brilhantes académicos como Miguel Beleza, Braga de Macedo, Pina Moura ou Oliveira Martins.

Medina Carreira acabou por se tornar no entertainer da direita, debitando trivialidades ou ruminando rancores, tendo como comparsa habitual outro ressentido que trocou o jornalismo pelo narcisismo, o ódio e a militância política – Mário Crespo.

Segundo a Wikipédia Medina Carreira abandonou o PS em 1978 por divergência com a política económica do Governo, embora na entrevista de hoje ao DN afirme que o fez em 2000, em divergência com Guterres e Pina Moura: «Eles comprometeram-se com certa coisa e depois roeram a corda [sic]». Não foi, pois, por divergência ideológica mas por interesses que não esclareceu. Ao nível da ética não ultrapassa a dos admiradores.

Vale a pena ler a entrevista para avaliar as incoerências do homem que ainda pensou em concorrer às próximas eleições para a presidência da república o que só não faz porque «ia ter uma série de maçadas» e não por absoluta incompetência.

É altura para perguntar a este animador das noites de intriga, escárnio e maldizer, com Mário Crespo, quais eram as suas opiniões quando foi, por exemplo:

* Membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

* Membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente.

* Vice-presidente do Conselho Nacional do Plano.

* Vogal do Conselho de Administração da Expo'98.

* Presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património.

Com homens destes o país não vai longe, na ética, no pensamento ou na acção.

Comentários

ASMO LUNDGREN disse…
Teixeira dos Santos, que herdou a nefasta herança de XVI Governos?
36 anos e nada fez ou nada o deixaram fazer

e sobre quem caiu a maior crise financeira de sempre...anunciada em 2006 pela bolha imobiliária Irlandesa que foi o prenúncio da americana




Medina Carreira acabou por se tornar no entertainer da direita?

ele fala contra a incompetência de todos pode ser incompetente
mas é lúcido nas suas
trivialidades ou ruminando rancores,

tendo como comparsa habitual outro ressentido que trocou o jornalismo pelo narcisismo
o insulto deve ter sido instituido como norma partidária

primeiro o Capoulas socialista
um dos donos de Montemor-o-Novo
e agora surgem as excrecências
comparsa
ressentidos
caceteiros
estupidos
etc
este discurso lembra-me qualquer coisa algures no passado
o quê ?
ah isso já não me lembro
Manuel Azevedo disse…
O comentário que tinha produzido anteriormente foi para o "galheiro"? caso afirmativo estou chateado...
Manuel Azevedo:

Posso garantir-lhe que ninguém apagou comentários. É a única garantia que posso dar-lhe e a tradição do Ponte Europa em ser avesso à censura.

Peço-lhe, s.f.f., que tente comentar de novo.
Unknown disse…
Caro Sr Carlos Esperança,
encontrei a sua página por mero acaso numa pesquisa por uma dada palavra num motor de busca e li este post. Não conheço o Blog, apenas li este post. Fiquei impressionado com a violência com que escreve contra uma pessoa com um destaque especial para o segmento :

"«Eles comprometeram-se com certa coisa e depois roeram a corda [sic]». Não foi, pois, por divergência ideológica mas por interesses que não esclareceu. Ao nível da ética não ultrapassa a dos admiradores."

Onde deixa uma suspeita sobre a pessoa. É nitidamente alguém que pouco já leu ou escutou da pessoa de quem fala. Medina Carreira tem um defeito: diz sempre a mesma coisa em todas as entrevistas em rádio, tv ou livros. Descreve um raciocínio baseado em contabilidade básica no sentido de ser matemática simples.

Mas quem conhece o "texto" que ele sempre também sabe que ao que ele se refere está precisamente relacionado com uma responsabilidade que esses políticos lhe pediram e que o Sr listou nas funções passadas. Pediram-lhe para fazer um Livro Branco para uma Reforma de Tributação do Património e garantiram-lhe que o faziam de boa fé e que o que resultasse dela seria para aplicar (diz ele recorrentemente). Após passar meses a trabalhar nisso (julgo que até já o disse que o fez de graça por achar que era um contributo que daria ao país) e quando entregou o relatório, "quem o encomendou arranjou forma de o fazer desaparecer, de meter numa qualquer gaveta" (ele repete amiúde tal descrição sobre o que "lhe" fizeram). Foi aí que perdeu qualquer esperança "nesta classe política" (aspas para a história recorrente que ele conta nas entrevistas etc. Encontrará isso na net no youtube, na TSF, en entrevistas na imprensa).
Quem ouviu Medina Carreira pelo 2 ou 3 vezes em entrevistas aleatoriamente apanhadas numa radio e que sejam um pouco mais longas terá decerto apanhado essa parte do que costuma perpassar no seu discurso. Pelo menos há uma coerência na história.
Este lançamento de suspeita por o homem não ter acabado aquela frase desta vez e provocar a inferência que o homem esperava algo em troca (para além do esperar que o outro cumprisse a palavra dada), que havia "interesse" (num qualquer mau sentido), foi impressionante de encontrar escrito num lado qualquer.
Francisco Monteiro
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sr. Francisco Monteiro:

Fica registada a sua posição sobre o homem e a sua honestidade.

É provável que tenha razão e eu não.

Mas a linguagem de cavador para quem se julga economista (é [era] um bom jurista) e a manifestação de ódio que o cega e o leva a posições arruaceiras, estão na origem da desconfiança que o mau ministro das Finanças, que Zenha indicou a Soares, me merece.

Obrigado, no entanto, pelo seu contributo.
Unknown disse…
Caro Sr. Carlos Esperança,
obrigado pela cordialidade na resposta.
Entretanto não foi preciso procurar muito na internet para encontrar referências ao assunto, que mais uma vez bate certo com a história que recorrentemente conta e que eu lhe escrevi de memória:

in "Jornal i" de 5 de Setembro de 2009:

"A saída da política aconteceu em 1978, mas foi em 2000 que rompeu com estrondo com o PS, por quem tinha sido convidado (por Sousa Franco) para estudar a reforma da tributação do património, que seria abandonada por Pina Moura. "Tenho incompatibilidade nata com quem não tem palavra. Desonraram um compromisso de honra - Guterres e Pina Moura assobiaram para o lado, como se nada fosse", conta. Ao i, Pina Moura preferiu não comentar."

http://www.ionline.pt/conteudo/21457-medina-carreira-voz-lucida-o-pais-ou-profeta-da-desgraca

Certamente haverá mais registos do episódio por exemplo em entrevistas em rádios.

Cumprimentos,
Francisco Monteiro
Caro Sr. Francisco Monteiro:

Registo e agradeço de novo a sua pertinente contribuição para a interpretação da saída de MC do PS.

Nem o facto de não conhecer o contraditório lhe retira valor.

Lamentavelmente, MC usa uma linguagem em que a falta de educação, o ressentimento e a leviandade com que insulta vira contra si o respeito que poderia merecer e a credibilidade de que gostaria de gozar.

Quanto à sua visita ao Ponte Europa, sejam quais forem as posições que tomar, será sempre bem-vinda.
Hugo disse…
Sr. Carlos Esperança,

As verdades que o Dr.Medina Carreira vem revelando ao longo destes anos incomodam muita gente o facto é que ele infelizmente tem razao.

Andamos á muito tempo a ser governados por incompetentes.
Mário JR disse…
Caro sr. Carlos Esperança,

Não sei o que faz, nem que posição ocupa na sociedade, nem com que partido político simpatiza ou até o que já escreveu sobre outras pessoas ou organizações partidárias. Um facto é que a sociedade em geral já está farta de paninhos quentes e o Dr. Medina Carreira trata os políticos com o mesmo descrédito e desrespeito que qualquer português com juízo, actualmente o faz.

Não pude também deixar de reparar que o Sr. tratou MC da mesma maneira com que o acusa de tratar os políticos:

"Mas a linguagem de cavador para quem se julga economista (é [era] um bom jurista) e a manifestação de ódio que o cega e o leva a posições arruaceiras, estão na origem da desconfiança que o mau ministro das Finanças, que Zenha indicou a Soares, me merece."

Revelador não é?

Mário João Regalado
Medina Carreira tem, pelo menos, a grande virtude de dizer verdades que muitos gostariam de exprimir mas que o travão democrático do "politicamente correto" não permite.
Custe o que custar, ele é a voz de muitos e muitos portugueses, para não dizer de milhões de autênticos patriotas. Obrigado Medina Carreira e que Deus lhe dê forças para poder ajudar este país!
L.C.Nogueira
Unknown disse…
Por favor, alguém me sabe dizer quem é este tal senhor Carlos Esperança, ou seja, este ASNO que acusa o professor Medina Carreira (um verdadeiro cérebro, um homem de coragem,um homem que não é de outro partido que não seja o da liberdade)de violência verbal? É que este senhor utiliza o mesmo processo de ofender o professor, com a agravante que o professor dá a cara semanalmente, e este cobarde esconde-se num blog miserável!
Alguém me diz o que este invejoso, rancoroso, mau carácter faz ou já fez na vida que lhe confira o direito de ofender assim alguém, com o passado do professor Medina Carreira? À, já me esquecia, fez um blog... Coitado!
Sr. Carlos Esperança, publique se tiver coragem! Acho que já perdi tempo demais com uma pessoa como o senhor.
Maria Miranda
Unknown disse…
É triste e cobarde atacar alguém sem dar a cara.
Não sou nem nunca fui de direita, mas infelizmente para o país revejo-me senão em todas, pelo menos na maioria das opiniões de Medina Carreira.
Porque o país do ponto de vista ético e económico ao longo dos últimos 20 anos foi descendo até próximo do fundo do abismo.
A culpa não foi só do desgoverno de Sócrates, pois embora ele tenha sido o pior, os desgovernos anteriores, incluindo Cavaco tiveram culpas. Para nosso mal, tudo indica que agora, reduzidos á situação de mendicidade, ainda vamos descer mais fundo!
Unknown disse…
É de facto lamentavel estas acusações a Medina Carriera.
Unknown disse…
Os acontecimentos actuais só vêm provar que o Medica Carreira sempre teve razão. Lembro-me perfeitamente de entrevistas há 5 ou 6 anos o Medina Carreira mostrar graficos simples, básicos mesmo que demonstrava que era uma questão de meia duzia de anos para entrarmos perto da bancarrota.
É precisamente onde estamos agora!!! Gostava de ouvir quem o acusou de "profeta da desgraça", o que tem para dizer agora.
Lamentavelmente a maioria dos politicos actualmente em Portugal são profissionais da politica, que nunca geriram uma empresa, como é que podem saber gerir um país.
Ou a mentalidade dos portugueses muda de forma radical e apoia quem fala a verdade, sem teatro e sem demagogia ou não sei onde isto vai parar...
Tem de aparecer alguém de fora da esfera dos partidos actuais, que tenha um largo apoio da sociedade, senão for assim os proximos 10 anos vão ser mesmo muito maus...
vitor55 disse…
Carlos Esperança quem és? :-) Olha-te no espelho .... quem és? Fazes ideia de quem falas? Olha-te no espelho: O que és? :-((((
JPFGomes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JPFGomes disse…
Não percebo o objectivo deste Blog.
Muito francamente não entendo qual é o objectivo de se atacar, de forma cobarde, uma pessoa lúcida e responsável, que expõe as suas ideias e convicções claramente. Muita falta faz este tipo de clareza de ideias a Portugal.
Eu diria até que por detrás deste Blog só podem estar interesses com orientação politica. A mesma orientação criminosa que governou o país durante estes últimos anos. Repare-se no titulo deste Post. Mas calma que a seu tempo tudo se saberá. Ficaria agradecido se não inunda-se estes meios com esta linguagem (esta sim básica e ofensiva) e que ao menos retira-se as mentiras que acabou por escrever. Como pode ter tanta falta de conhecimento e ainda assim escrever estas parvoíces?
Marinho do Fole disse…
Será que a sua azia se deve à referência ao escandaloso desvio orçamental da ponte europa?
De facto não dá para compreender como se pode atacar um dos homens mais lúcidos e acutilantes deste país.
Efectivamente, como provado pelos comentários supra, são produzidas acusações falsas e gratuitas.
Ahhh dei com este (infeliz) blog, quando procurava artigos de opinião de Medina Carreira
Bem, em democracia respeitam-se as opiniões alheias. Eu pouco sei de Medina Carreira, mas o que já ouviu, confirmo que é assertivo. Agora, a relativa competência e os canudos de outros grandes ministros portugueses é algo de se enaltecer. Todavia, fracassaram todos, levando o Portugal ao destino que hoje conhecemos. E lembre-se, Einstein também foi um aluno medíocre, contudo descobriu a Teoria da Relatividade. Portanto, de rótulos, anda a humanidade cheia. E Portugal não poderia ser excepção.
Búziário disse…
Exmo.Sr.Carlos Esperança o pior cego é aquele que não quer ver (sic)mas julgo o seu problema mais grave.Lamentávelmente este Pais tem sido desgovernado(salvo poucas exceções)por pessoas sem o mínimo Sentido de Estado mas sim com sentido "politiqueiro".Enquanto assim for não vamos a lado nenhum

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides