EUROPA - o anúncio da supervisão financeira...

Finalmente, uma boa notícia para a UE!

Michel Barnier, comissário europeu dos Serviços Financeiros, anunciou, ontem, a concretização de um consenso político para a criação de um modelo de supervisão financeira nos países europeus. link


Após 1 ano e meio de negociações, os Estados-membros da UE, chegaram a bom porto. Este acordo – apesar das reticências do Reino Unido – prevê a criação de 3 novas autoridades de fiscalização e supervisão supranacionais [europeias], nos seguintes sectores financeiros: bancos, seguradoras e mercados.
Por último, este acordo ainda abrange a criação de um “comité europeu de risco sistémico” que funcionará como órgão de alerta e prevenção de futuras crises [financeiras, económicas e sociais].

Depois de passar pelo ECOFIN e pelo PE, este novo modelo de fiscalização financeira deverá entrar em funcionamento em 1 de Janeiro de 2011.

A UE demorou a atacar o cerne da crise. Perdeu tempo em medidas paliativas, como p. exº. os recentes testes de stress aos bancos, mediática medida que, na prática, não devolveu a confiança aos mercados.
No presente, a UE ao “atacar” os problemas que estiveram [e estão] no cuore da crise dá um enorme passo na estabilização política e económica do espaço europeu. Aguardemos que este avanço na concertação da supervisão financeira nos Estados europeus tenha os necessários reflexos no crescimento económico e no aperfeiçoamento do modelo social europeu, nomeadamente, no combate à praga do desemprego que varre o Velho Continente.
Na verdade, estas questões são como as cerejas, "emaranham-se", ... e saiem umas atrás das outras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides