VOLTAS QUE CERTA "ESQUERDA" DÁ

Os leitores menos jovens, que ainda viveram nos tempos da ditadura salazarista, lembrar-se-ão certamente dos livros do humorista José Vilhena, em que este, a propósito dos mais variados temas, satirizava mais ou menos veladamente aquela ditadura.

Lembro-me particularmente de um, intitulado "História Universal da Pulhice Humana", em que ele ilustrava o capítulo relativo à passagem da Idade Média para a Idade Moderna com um desenho em que se via uma multidão (que tanto poderia ser do sec. XV como de sec. XX) a manifestar-se empunhando cartazes em que proclamava: "Queremos sair da Idade Média!", numa óbvia alusão ao regime medievo-salazarista.

É triste hoje, quase quarenta anos volvidos sobre a queda das últimas ditaduras europeias de extrema-direita (em Portugal, na Espanha e na Grécia) ver, sobretudo em países de religião islâmica, movimentos, populaças ignaras, governos e poderosas organizações terroristas, lutar violentamente, não só com "unhas e dentes" mas também com sofisticadas armas modernas (a única coisa "moderna" que parece agradar-lhes) para não saírem da Idade Média.

Mas muito mais triste ainda é ver, nos países democráticos europeus e particularmente em Portugal, certos intelectuais "progressistas" e auto-proclamados "de esquerda", na sua maioria órfãos da defunta União Soviética e procurando outros "pais", apoiar esses governos, movimentos e organizações, e pretender mesmo, sob a capa de um pseudo-progressista "multiculturalismo", que a Europa democrática tolere no seu seio práticas medievais há séculos consideradas criminosas!

Não tarda muito veremos esses "multiculturalistas", ex-comunistas, ex-democratas, ex-progressistas, manifestar-se empunhando cartazes a dizer: "Queremos voltar à Idade Média!"!

Comentários

avoema disse…
Genial. Ótimo post, de olhos bem abertos!
Unknown disse…
Leu "O Que Resta Da Esquerda?" de Nick Cohen (da Aletheia Editores)? Fala dessa associação entre a esquerda e os países islâmicos, alguns com políticas de extrema-direita.
ASENSIO

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides