UE: Gregos vêm-se “gregos” no combate à crise…


O plano de austeridade aprovado no Parlamento grego, no passado dia 5, contendo um pacote de “medidas urgentes” cujos resultados estimam uma poupança de 4.8 milhões de euros. Estas medidas mereceram o aplauso da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.

Este plano é, por outro lado, contestado pelo povo grego que, tem manifestado nas ruas a sua discordância, nomeadamente, ao preconizado congelamento das pensões e ao aumento do IVA para 21% (+ 2 pontos percentuais).

Bruxelas afirma estar disponível para ajudar a Grécia mas esta disponibilidade nunca saíu do campo das meras intenções. Apesar do “plano grego” ter ultrapassado a expectativa dos dirigentes europeus, nunca foi explicado como essa ajuda seria materializada…
No concreto, conhece-se a posição alemã. Angela Merckel tem-se manifestado contra qualquer modelo de ajuda financeira.

O ministro das Finanças grego George Papaconstantinou foi bem claro acerca da necessidade, e das razões, porque a Grécia necessita de uma explicitação das prometidas medidas de apoio - caso seja necessário – por parte da União Europeia.
Disse: “Na prática, o que procuramos é um suporte claro para que os mercados percebam que não podem brincar às custas da Grécia…”

Face a esta prolongada indefinição o governo grego admitiu – caso necessite – recorrer ao apoio do FMI. A eventualidade de a Grécia accionar este último recurso “desagrada” aos principais responsáveis europeus, nomeadamente, à chanceler Merckel e ao presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.
Entretanto, Wolfgang Schaeuble, ministro alemão das Finanças, confidenciou - ao semanário “Welt am Sonntag” - que o governo alemão apoia a criação de um “FMI -Europeu”, como uma alternativa no sentido de resolver os sérios problemas financeiros da Grécia…

Uma sequência de posições que primam por uma interminável navegação em círculo, sem se vislumbrar qualquer rumo.
A imagem titubeante que a UE está a dar aos mercados, na verdade, não ajuda a Grécia na resolução da crise financeira e orçamental.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides