Mr. Sakosy: la salade du ressemblement…


Na 1ª. volta das eleições regionais francesas Nicholas Sarkosy afirmou, em alto e bom som, que este acto eleitoral não poderia condicionar políticas nacionais.

Assim, a par de uma evidente sensação transmitida por Mr le Président de la Republique aos franceses e às francesas, de que a sua sensibilidade política está embotada, não sendo capaz de avaliar a real dimensão e os profundos estragos políticos resultantes da hecatombe eleitoral, apressou-se a “remodelar” o governo, caindo no mais completo descrédito.

E, já hoje, remodelou o Governo, sob o signo do desnorte e do temor de poder afundar-se no esgoto da História.
Esta remodelação foi, em primeiro lugar, um toque a reunir (podia ser um toque a finados) para o Centro-Direita e, na sua essência, representa a perservação de linha de continuidade no caminho para o abismo.
Congregou no governo, como se estivesse a preparar uma "salade niçoise”, cheia de “crudités”, misturou: “sakosyanos”, “chiraquianos”, “villepinistas”, etc.
Meteu no mesmo saco – por quanto tempo (?) – Francois Barouin (da linha chiraquiana); Georges Tron (villepinista); Daubresse (ex-UDF)…, i.e., um “somatório de ódios de estimação”. Abriu o governo a todas as tendências de Direita, só faltando a Front National que, não tendo representação visível, não se sentirá defraudada com as políticas xenófobas e nacionalistas do Ministère de l'Immigration, de l'Intégration, de l'Identité Nationale, cujo titular Eric Besson (ex-socialista), tem sido o interprete dos mais repugnantes extremismos de Direita, permanece de pedra e cal no executivo.

Tentou refundar a “maioria presidencial” promovendo uma visita de retrocesso ao redil mais direitista possível e com o recuo à mais recôndita obscuridade.
Não conseguiu tirar lições do escrutínio popular. Caminha, solitariamente, em frente, rumo à sua “não-reeleição”.

Resta saber se o PSF dirigido por Martine Aubry – a incontestável arquitecta desta vitória da Esquerda nas eleições regionais francesas – conseguira manter a liderança deste regresso em força da Esquerda á política francesa, ou se vão começar as questiúnculas internas que acabarão por delapidar as presentes vitórias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides