Homenagem à Mulher

Às mulheres

Às vítimas da brutalidade dos homens e dos preconceitos das religiões não é um só dia que as consegue ressarcir de séculos de opressão, sofrimento e discriminação. Apenas o reconhecimento absoluto da igualdade de género, o acesso sem reservas a todos os cargos e o reconhecimento pleno da sua liberdade e autodeterminação, ajudam a sociedade a ser mais justa e mais humana.

O muçulmano, baseado no Corão, considera a mulher propriedade sua. O cristão, julga-a marcada pelo pecado original e o judeu dá graça a Deus por não o ter feito mulher.

Um texto bárbaro da Idade do Bronze, conhecido por Antigo Testamento, deu origem às religiões monoteístas – judaísmo, cristianismo e islamismo –, que eternizaram o espírito misógino das tribos patriarcais onde surgiu.

Só a irracionalidade das crenças pode ter perpetuado a situação de injustiça que ainda se mantém em numerosas regiões do globo.

Parece que alguns homens não tiveram mãe, irmãs ou filhas. Nasceram dos preconceitos e reproduzem a violência secular como se o hábito tivesse infectado o código genético de uma masculinidade que teme a igualdade de género.

Não há liberdade sem igualdade.

Comentários

ana disse…
Há muitos anos, disse-me um médico que o trabalho e a pílula libertaram a mulher. Hoje pode parecer um bocado redutor, mas à data fazia sentido, e ainda faz.
Nem nos momentos mais exaltados da juventude pretendi caminhar contra o homem, mas sim ao seu lado. E estou contente, muito contente, com a evolução que hoje se verifica. É claro que muito está ainda por fazer, principalmente ao nível das mentalidades, mas vamos no bom caminho. Quando me lembro do que via e ouvia quando tinha dez anos, parece-me que hoje vivo num outro mundo. A igualdade é uma factura que se paga todos os dias, mas vale a pena.
E obrigada pela homenagem!
Maria RHenriques disse…
Esse é o meu tipo de homenagem; aquela que fala das realides!
Adorei passar por aqui e recebo as suas palavras com o orgulho de quem reconhocer a verdade sabendo distinguir o trigo do joio**

Grande abraço!

hoje é o dia internacional da mulher e vejam lá; não me parece mesmo nada apetecível escrever sobre isso -- http://bit.ly/aC9qGb
avoema disse…
Obrigada pela homenagem feita a lembrar a triste realidade a que estavam condenadas quem nascesse mulher. São, algumas, de facto, ainda vítimas de sofrimentos absurdos e destrutivos, num mundo onde o desenvolvimento intelectual humano não acompanha o desenfreado desenvolvimento tecnológico.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides