A tragédia da Madeira

A catástrofe que atingiu a Madeira só espantou pela dimensão e violência da devastação que em poucas horas transformou a cidade do Funchal num campo de lama e de morte, imagem de uma batalha perdida contra a fúria da água e do vento.

Seria de mau gosto fazer, com o sofrimento dos madeirenses, o obsceno aproveitamento político que alguns abutres, agora silenciosos, fizeram com a tragédia da ponte de Entre-os-Rios, mas é altura para o diagnóstico sobre as causas que ultrapassam os fenómenos naturais cujo número, dimensão e intensidade ameaçam agravar-se com as previsíveis alterações climáticas.

A construção desregrada, sem respeito pelas linhas de água ou – pasme-se – no próprio leito das ribeiras, não pode exonerar de responsabilidades quem faz e aprova os célebres PDMs (Planos Directores Municipais) ou quem os ignora e autoriza a violação.

Não está em causa apenas a Madeira, é o País inteiro que está sob escrutínio da opinião pública. Quem deixou construir hotéis e piscinas na orla marítima, de Caminha a Vila Real de Santo António, sobre dunas ou em terrenos abaixo do nível do mar? Quem autorizou as vivendas e restaurantes sobre as arribas sem respeito pelo impacto visual e a estabilidade das rochas? E quem solicitou tais atropelos ambientais?

A falta da regionalização administrativa, com as cinco regiões-plano, capazes de massa crítica para se contraporem aos desmandos municipais, abandonou o ordenamento do território nacional ao poder discricionário de caciques e de fiscais, capazes de fecharem os olhos sem medirem as consequências.

Para lá do perigo iminente que correm as regiões ribeirinhas, todos seremos chamados a pagar as catástrofes anunciadas. Hoje na Madeira, amanhã na Caparica ou no Algarve.

Ponte Europa / Sorumbático

Comentários

molin disse…
Dedo na ferida. Mesmo em momentos de desgraça não se pode esquecer a raiz do problema.

Assino por baixo.
Ana Rita Mateus disse…
Está realmente muito bem visto! *
jrd disse…
Enquanto isso, o senhor da Vigia, que chama canalha a quem o questiona, iniciou a fuga p'ra frente.
Sobre este tema, vale bem a pena ler um texto premonitório escrito há mais de 25 anos por um Eng.º Silvicultor, e publicado no «DN» do Funchal - ver [aqui].
A. João Soares disse…
Estamos perante uma Tragédia que faz pensar. A lição deve ser meditada e aplicada na prevenção de casos do mesmo género que podem ocorrer noutros locais embora com menor gravidade. Há que respeitar o leito de cheia, há que adaptar as soluções à força da Natureza.
Veja o link atrás

Cumprimentos
João
Marco Oliveira disse…
Os perigos desta situação já tinha sido referidos num programa da RTP, em 2008.
Ver este video.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides