Graças a Benito Mussolini


Com a unificação da Itália, em 1870, o Vaticano perdeu o controlo dos Estados Pontifícios. O mau clima criado pela invasão só foi sanado em 1929 com a assinatura dos Acordos de Latrão, no dia 11 de Fevereiro.

Comentários

e-pá! disse…
As cláusulas do tratado de Latrão - que conheço superficialmente - trouxeram para o papado valiosas compensações nunca observadas em acordos entre vencidos e vencedores.
Sejamos claros e concisos.
A unificação da Itália tornou Pio IX um vencido, na disputa que travou pela manutenção de poderes temporais.

A maneira como resolveu a famosa "questão romana" foi mais um clamoroso erro de Mussolini e uma cedência em toda a linha às pretensões do Vaticano, reivindicadas sob insidiosas manobras diplomáticas, nunca cabalmente esclarecidas...
De facto, o secretismo que rodeia os arquivos do Vaticano tornam uma parte substantiva da História Universal, uma nebulosa. E essa situação permite ao Vaticano, sempre que lhe convém, "inculcar" a História.

Na verdade, todos sabemos que em 1929 Mussolini necessitava do apoio da ICAR, para se consolidar no poder e implantar o fascismo.
O Tratado de latrão pode, muito bem, ter sido a moeda de troca. Provavelmente, nunca o saberemos.

As perdulárias indemnizações monetárias concedidas por Mussolini a Pio XI, pelas perdas territoriais (que tinham "acontecido" há mais de 60 anos!) foram, nem mais, nem menos, uma autêntico assalto ao erário público italiano...

Adiante.
Uma outra cláusula do Tratado de Latrão determinava que o
ensino religioso tornava-se obrigatório nas escolas italianas.
Os problema relacionados com este preceito têm perdurado até hoje.
A recente condenação da Itália, por um Tribunal europeu, devido à permanência de crucifixos nas Escolas públicas é, ainda, uma reminiscência desse passado distante...e, vergonhoso.

Nada há a comemorar pelo modo como se solucionou a famosa "questão romana".
-
Anónimo disse…
viva São Mussolini

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides