Areosa - Festas à santa errada (Crónica)

Igreja S. Vinha


A paróquia da Areosa, que se avista do alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sofre com a notícia que o padre João Cardoso Oliveira tem a incumbência de comunicar aos fiéis e, num acto inédito, com a urgente necessidade de sacrificar a santidade por amor à verdade.


A arreliante troca de uma preposição, pela contracção da mesma com o artigo definido, pode pôr em causa a devoção, o entusiasmo e a felicidade de quem atribuía à santa as vindimas fartas e a qualidade do vinho.


A santa devia ser a Senhora de Vinha mas, vá lá saber-se porquê, obra do demo, quem sabe, por equívoco no nome acabou venerada uma santa que não era a autóctone – uma Senhora da Vinha – a quem os devotos passaram a confiar a vinicultura quando a santa da paróquia, a verdadeira, tinha por vocação a pecuária.


Os paroquianos reforçavam com ave-marias a eficácia dos herbicidas e procuravam a sinergia da fé para erradicar ervilhacas, malvas, saramagos, urtigas, gramas, escalrachos e outras dicotiledóneas e gramíneas que retiram força à cepa e comprometem a vindima. A vera santa da Areosa tinha competência veterinária e especialização «ovínea», donde derivou o nome de vinha, que em latim se refere a ovelhas e originou o adjectivo ovino do português actual e, por lapso, rezaram a uma santa errada, padroeira da vinha, que, afinal, protege a pastorícia.


Durante muitas décadas os paroquianos fizeram a festa e a procissão a uma santa que tutelava a pastorícia e veneraram como protectora e padroeira da vinha. Quantos terços, novenas e missas foram rezados par a proteger do míldio as cepas, e a santa a pensar na sarna, nos parasitas, picadas de moscas, claudicações, mamites e outras moléstias que apoquentam o gado ovino!?


Que utilidade tiveram homilias, festas e orações, para fins agrícolas, dirigidas à santa que só tinha olhos para os rebanhos? E as oferendas de lavradores que não tinham ovelhas e pagaram promessas feitas para protecção das vinhas? Quem os vai ressarcir?


A Senhora da Vinha dá o nome à igreja da paróquia e a devoção levou os autóctones a homenageá-la com uma escultura em gesso que é, nem mais nem menos, uma videira, imune à filoxera mas não à provação do logro.


Quem sabe se a santa não continuaria a fazer milagres à altura da fé que se vai apagando lentamente sem provocar a comoção geral que o padre Oliveira, prior da Areosa, há 22 anos, terá de gerir!


Ainda hão-de maldizer o professor de História da Universidade do Porto, frequentador da festa, que se pôs a esgaravatar no Louvre, em Paris, e descobriu uma pintura do século XIV com a Senhora da Vinha, sem parecenças com a Senhora de Vinha, salvo na virtude que as há-de igualar e não se vislumbra a olho nu.


Maldito o respeito que a Universidade, o Louvre e os professores passaram a merecer e que ofusca o apreço que às imagens pias era devido, com manifesto prejuízo do maior bem que a gente simples possuía – a fé. Por ora, não se adivinha o efeito devastador da investigação histórica, confirmada pelo pároco, na desorientação de uma paróquia tão piedosa, temente a Deus e orgulhosa da santa que era de Vinha e os paroquianos julgaram ser da Vinha.


Ponte Europa/SORUMBÁTICO

Comentários

Julio disse…
Os portugueses foram, talvez, as piores vítimas dessas protetoras de barro e verniz. Aliás, verniz do melhor, da melhor qualidade, pois que ninguém gosta de beijar santas de barro sem pintura! Que disparate: andar aos beijos a nossas senhoras sem os cuidados do pintor! E, insista-se, o artista tinha que ser do melhor encontrado nas belas artes. E, antes de botar a santa no altar, vinha o bispo da freguesia benzer a dita, em Latim Velho, mas só se a pintura estivesse a rigor. Não eram aceites protetoras mal envernizadas, por amor de Deus!
Nota: “protetora”, no novo acordo ortográfico é sem c, quanto eu saiba [mas como vivo no estrangeiro, fico indeciso...].
e-pá! disse…
CE:

Corremos o risco de nas próximas festividades da Areosa, as ovelhas estarem embriagadas...
Ou, depois desta alhada, em vinho e alhos...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides