Maomé odeia a liberdade

Teerão acusa EUA e Grã-Britânica de apoiarem onda de violência contra resultados eleitorais e as alegadas fraudes nas eleições presidenciais do passado dia 12

O Irão endurece as críticas aos EUA e Grã-Bretanha, acusando-os de ingerência em assuntos internos, e responsabiliza “agentes terroristas” pela onda de violência que assola o país. Só nos últimos dias, há registo de mais de uma dezena de vítimas.

Comentários

Anónimo disse…
"GOD" também odeia... mas de disfarça de democrata....
Rui Cascao disse…
Não é Maomé que odeia a liberdade... são os escroques que invocam o seu nome para exercer a tirania...
Anónimo disse…
Sei.. que nem o rei saudita e Gadafi...
mas estes não contam... afinal... são aliados de GOD..ops... U$A!!!
Camarelli disse…
Caro Carlos Esperança

Confesso que não estou muito por dentro da política e história do Irão.

No entanto, pelo que tenho lido, a diferença entre os candidatos em disputa não é assim tão grande, nem é verdade que o oponente ao actual presidente seja mais progressista.

Mas o artigo que hoje li e que partilho o link em baixo, escrito por um alto diplomata indiano, torna o assunto mais complicado do que parece.

Segundo entendi do artigo, o aiatolá Khamenei e o actual presidente Ahmanidejad são mais tendencialmente republicanos que os mais retrógadas mulás, que vêem no outro candidato Mousavi a oportunidade de instalar de vez a teocracia no Irão.
Os mulás não confiam em Ahmadinejad porque as suas políticas são tendencialmente integradoras dos sectores mais pobres da população e os beneficiam. Estes sectores abominam os mulás e formam o apoio que Khamenei necessita para se libertar da facção mais reaccionária do poderoso clero iraniano.

Isto a ser verdade é surpreendente à luz do que se lê e ouve na comunicação social de massas que tende a diabolizar uns e a endeusar outros, com as técnicas já usuais das "revoluções de cor".

Não quero com isto dizer que se deva apoiar um ou outro, ou o «mal menor», mas apenas alertar para mantermos a devida distância de um assunto que não podemos entender minimamente se desconhecermos a sociedade ultra conservadora do Irão.

Este artigo pode até não ser inteiramente correcto, mas não deixa de nos indiciar que a história pode ser outra da que nos põem todos os dias na sopa à hora de jantar.

O link prometido:

http://www.atimes.com/atimes/Middle_East/KF20Ak03.html


Carlos Daniel
Anónimo disse…
Acho 1 hipocrisia esse circo midiatico contra o Iran... Enquanto o Iran é atacado.. regimes islamicos + duros como o saudita e pakistani são poupados...
Pq.. pq são alidos dos EUA...
Sei.. as 2ªs intenções da midia e de seus aliados politicos...
Tornar o Iran um novo Irak....
Não simpatizo com o sistema do Iran... mas não aceito esse festival de linchamentos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides