Freguesias, renovação e DN

Se há 10 anos o Público marcava a diferença pela qualidade que trouxera à imprensa nacional, o DN de há uns meses a esta parte tem merecido, da minha parte, um voto de confiança pela elegância e sagesse que coloca em vários aspectos, designadamente nos Editoriais.

Poderá ter perdido na parte cultural, poderá ter-se tornado menos erudito que outrora, mas mantém uma linha de credibilidade e rigor, sem seguir o populismo e a demagogia simples, sendo um legítimo seguidor do DN com tantas décadas de existência.

Hoje este jornal junta a sua voz à de tantos outros que lutam por uma revisão da estrutura administrativa do país, designadamente uma reorganização das Freguesias. Aplaudo esta posição, na qual me revejo inteiramente.

Comentários

André:

Manter 4295 freguesias e 308 concelhos não será um exagero que atomizou a divisão administrativa e dificulta a adesão popular às necessárias cinco Regiões?
andrepereira disse…
"Se queremos um Estado social cada vez mais próximo de cada um de nós é fundamental reorganizar o mapa de freguesias nacional" É o que dedende o Editorial do DN e eu acompanho esta ideia há muito tempo. A diferença está que o Editorialista prop~uma via de consenso. Eu e o Carlos Esperança talvez apoiássemos uma via mais autoritária, de redesenho por via de lei da Assembleia da República. São diferenças de método, mas o resultado final pretendido é o mesmo.
e-pá! disse…
Caro André:

Penso ser consensual a necessidade de uma revisão administrativa do País.
Muita coisa mudou nos últimos anos.
Só tenho uma questão a pôr:
- Antes, durante ou depois da Regionalização?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides