CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Por

Amadeu Carvalho Homem *

MEMORIAL REPUBLICANO XIII


A Academia Real das Ciências forneceu as primeiras
instalações ao Curso Superior de Letras


XIII - IRONIA DUM SONHO RÉGIO

Os portugueses foram surpreendidos, em 30 de Outubro de 1858, por um singular decreto, directamente emanado da Casa Real. Por ele, o rei D. Pedro V afectava trinta contos de réis da sua dotação constitucional para que, com os juros daí resultantes, se pudessem fazer funcionar em Lisboa cursos públicos de História, Literatura Antiga e Literatura Moderna, contemplando esta última, sobretudo, a criatividade literária portuguesa.

Desejava o monarca lançar os alicerces de uma Faculdade de Letras, por entender (e bem) que os estudos da velha Universidade de Coimbra se encontravam mais voltados para a Teologia do que para uma cultura humanística vanguardista, próxima dos anseios da época.

Amigo de Alexandre Herculano, que lhe incutira o gosto pelos conhecimentos históricos, educado por António José Viale, que o iniciara nas literaturas greco-latinas, espírito curioso e em contacto com os mais avançados países europeus, D. Pedro V constituiu um caso muito peculiar e positivo na galeria da dinastia de Bragança.

Texto integral em LIVRE E HUMNO

* Historiador

Comentários

Unknown disse…
A Carlos Esperança! Acha que ha algum motivo para comemorar 100 anos de Republica, quando a republica nasce com o assacinato do rei D. Carlos quando se seguio 60 anos de ditadura e se não fosse a nossa querida revolução de 25 de albril ainda teriamos que ir matar para africa ou fugir a pide em casa esquina?? Que motivo ha para comemorar quando o pais vive mergulhado na depressão e falta de amor proprio!!
Tragam os Reis e devolvam a dignidade a esta nação com 900 anos de historia!! Até agora a republica pouco fez por Portugal, durante a monarquia e com o nossos grandes reis D. manuel e D João II vivemos dias de gloria. Precisamos urgentemente de um rei! Se se fizese um referendo tenho a certeza que ganava a monarquia...D Duarte é um Homem bom, ele não anda a correr pela coroa! A minha mãe adora-o tal como muita mais gente do que se pensa!
Gostaria que me desse um só motivo para comemorar.
Unknown disse…
percisamos de regressar a uma certa dignidade que nos foi roubada! reparem na dinamarca...acham que a algum dinamarques lhe passa pela cabeça acabar com a sua monarquia?? são paises orgulhoses que sabem o que querem para si...não como portugal que é uma Republica das bananas!!
James disse…
Realmente não nada para comemorar por parte da Republica, so o facto de ter enfiado este país num buraco de pseudo-liberdade e e pseudo-democracia, que apenas contenta uma certa classe daquilo a que se chamaria "Republicanos" bem instalados no sistema. este pais é monarquico de origem tal como os outros paises da europa evoluida e só ganharia com o regresso à monarquia é perciso dignificar o nome de Portugal...começar por mudar de regime de chefia de estado é uma optima solução!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides