O PR e o Santo Pereira

O presidente da República surpreende os portugueses mas não é infalível.

Que se congratule com a elevação aos altares de Nuno Álvares Pereira é um estado de alma que devia guardar para a confissão e as festas familiares. É uma manifestação que cai bem na família, habituada à missa e ao terço, mas pode prestar-se ao ridículo para quem não leva a sério a cura do olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus. É, pois, uma justa alegria para o avô mas uma crendice que o PR não pode exibir.

O cidadão Cavaco Silva tem o direito de acreditar, tal como Paulo Portas, que a Senhora de Fátima, no seu zelo patriótico, acautelou as costas do Minho da poluição do navio Prestige, enquanto sacrificou as da Galiza, mas não pode expor Portugal ao ridículo de ter um Comandante Supremo das Forças Armadas supersticioso.

Do mesmo modo pode pensar que o condestável substitui as unidades de queimados e a oftalmologia mas não é um bom exemplo que dá a quem procura na ciência a resposta às dúvidas exibindo as certezas da fé.

Pior ainda é a sua afirmação de que [Santo Pereira] «deve inspirar os portugueses na busca de um futuro melhor». Fica a dúvida se é a matar castelhanos que devíamos sair da crise ou se é recolhendo a um convento que devemos aguardar que a crise passe.

Que a Igreja católica tenha estendido a santidade não apenas a quem matou infiéis mas também a quem despachou católicos, em várias batalhas, é um problema papal mas que o Presidente da República se reveja em tal exemplo é uma dificuldade diplomática.

Quanto ao exemplo monástico, quando a idade nos tornar castos, NÃO, obrigado.

Comentários

Rui Cascao disse…
Por que é que será que o jornal só entrevistou políticos de direita e sacerdotes?
e-pá! disse…
THE HOLY STIMULUS PLAN...

Despachado este episódio do Santo Pereira, já o bispo de Coimbra deitou mãos à obra para a canonização da irmã Lúcia, que parece estar atrasado por uma falha de comunicação entre o Vaticano, o cardeal Martins e a Diocese conimbricense.
Perante a crise social e económica que nos assola, esta solução de tornar o País numa "fábrica" de santos(as) e beatos(as) será uma resposta anómala, provavelmente, medieval, mas inédita!
Na calha, encontram-se a santa de Arcozelo, a santa da Ladeira, a santa Saozinha de Alenquer, etc...
Temos "matéria prima", para fornecer o Vaticano (agora sem o jubilado cardeal Saraiva Martins) ou, em contrapartida, animar um mercado paralelo, não-canónico.

Barack Obama arrancou com o economic stimulus plan para reanimar a Economia, nos EUA.

A UE (dos 27!), encontra-se paralisada por graves motivos (como sejam a eliminação de medidas proteccionistas e o renascimento de um racismo de Estado, entre outros) tendo endossado, para a próxima reunião do G 20, em Londres, onde estarão 5, 6 ou, no máximo, 7 países europeus, a resolução dos problemas da UE.
Sempre que há uma crise grave a UE deixa de funcionar como um colectivo de 27 Países e delega a representação dos seus interesses.
Não posso comentar os resultados da próxima reunião dos G 20, que ainda não decorreu.
Mas é visível e notório que a democracia europeia está doente, ferida, anémica e a UE lentamente desmembra-se e "ocupa-se" com questiúnculas internas (ver post de Rui Cascão), num Mundo organizado noutros parâmetros, com outros vectores de intervenção, i. e., tendo por base o poder financeiro e económico. Isto é, no poder do dinheiro.
Torna-se, portanto, cada vez mais é necessário e urgente associar-nos noutros moldes, de modo a sermos uma potência política e económica (e provavelmente também militar), rever os mecanismos de legitimidade democrática interna e definir a representatividade colectiva da UE, sem nacionalismos recalcados (Tratado de Liboa?).

Portugal, não estará representado em Londres, mas para nosso contentamento e mitigação do sempre vivo dessassossego pessoano, o actual presidente do G 20, o presidente Lula da Silva, falará em português.

Portugal, finalmente, não se deixará "desmoralizar", nem ficará de braços caídos.
Vai, acalento essa expectativa(!), tomar em consideração a evocação de Cavaco Silva sobre o Santo Pereira que - «deve inspirar os portugueses na busca de um futuro melhor» - e, vai estudar - sob o alto patrocínio da PR - a viabilidade de um inédito Holy Stimulus Plan...
andrepereira disse…
Europa Federal já!
Contra a crise, contra o atraso cultural, contra a guerra!
Pela Paz, Pela Prosperidade, Pela Fraternidade Regional e Noacional: Europa Federal - já!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides