Os enganos da fé

Alguns avençados do divino garantem que é «a fé para acreditar em Deus é semelhante à fé para não acreditar em Deus». Trata-se naturalmente de um engano que a maiúscula da palavra «Deus» logo trai.

Poderíamos repetir a frase com que o escritor Paulo Coelho, agora numa fase mística, faz propaganda da crença, em relação a outros mitos. Veja-se por exemplo esta: «A fé para acreditar em Sereias é semelhante à fé para não acreditar em Sereias» e ver-se-á a dimensão do absurdo sem precisar de argumentos.

Curiosamente, sabendo-se que Bush e a Alexandra Solnado já afirmaram ter falado com deus e que a Irmã Lúcia foi visitada por Cristo, na sua cela em Tuy, não podemos deixar-nos enganar por provas testemunhais apesar da credibilidade das testemunhas, sobretudo da Lúcia e da Alexandra Solnado.

Quanto às Sereias, são numerosos os testemunhos de marinheiros e até de Cristóvão Colombo que as avistou na costa da América e disso nos deu testemunho. No entanto, muitos aceitarão que se levassem mulheres a bordo os marinheiros não teriam reparado nas Sereias.

Está por esclarecer o estado mental com que Moisés falou com deus no monte Sinai, ou Maomé com o arcanjo Gabriel entre Medina e Meca, mas não devemos acreditar em afirmações para as quais não possam ser apresentadas provas.

Portanto, provavelmente deus não existe.

Comentários

Rui Luzes Cabral disse…
Ha! Provavelmente...
Parece que há vacilação.
Rui Luzes Cabral:

As certezas são apanágio da fé.

Abraço afectuoso e votos de bom 2009.
Anónimo disse…
CE,

curiosamente 1 pessoa comum foi convertida em mito. Vlad Tepes, o Dracula.
por ele ser convertido em mito por Bram Stoker. a maioria da humanidade pensa que ele é fantasioso.
Anónimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=dbavO1KXWg4

embuste!
e-pá! disse…
CE:

Venha lá o autocarro!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides