Coreia do Norte



Bernardino Soares, líder parlamentar, considera a obscura ditadura hereditária uma democracia, Jerónimo de Soura, secretário-geral, pensa que é um país socialista e Octávio Teixeira, ex-líder parlamentar, afirma que não é uma coisa nem outra.

Em que ficamos?

Comentários

e-pá! disse…
Ficamos, então, no que, efectivamente, é:
NÃO CLASSIFICÁVEL;
UMA ABERRAÇÃO NOS TEMPOS ACTUAIS.

Seria uma ditadura estalinista hereditária.
Ou uma cópia de má qualidade da China maoísta, que quando da morte do líder, o grupo do 4, comandado pela sua mulher, tentou dar continuidade ao regime. Na China correu mal, porque o próprio PC Chinês, promoveu a mudança.

Na Coreia do Norte, Kim Il-Sung , "trabalhou" politicamente toda a vida para fomentar e cimentar o "culto da personalidade"`.. Esta é a sua paranóica doutrina.
Mais, o poder militar supera e dirige o poder político, subserviente, atento e obrigado.
Adopta o cognome - nada modesto - de "Grande Lider" .

Perto do fim da vida designa, seu sucessor, um dos seus filhos, que não é mais um somatório de venialidades desmedidas, um reservatório de esquizofrenia política e social e, continuando o rumo do pai, lança o povo na fome e o País no sub-desenvolvimento. Faz-se chamar de "Querido Líder"...

Actualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China e, para sobreviver, recebe ajuda internacional.
A miséria, no seu mais elevado teor, obrigou-o a trocar um programa militar balístico e nuclear, por alimentos e outros produtos de 1ª. necessidade.
Sem honra, nem glória para a Coreia do Norte, mas paradoxalmente importante para a Paz no Mundo.

Enfim, um governo liderado por um megalómano mergulhado num ôco palavreado que dá corpo a uma aberrante ideologia o "kimilsonguismo" e se tornou num desastre nacional.

A Coreia do Norte perdeu grande parte da sua identidade como Estado, é um protectorado da China, onde a mais feroz repressão política campeia e a miséria reina entre um povo que nada tem a ver com estes desvarios insanos.

Coreia do Norte: Não percebo porque perdemos tanto tempo a tentar definir...este País, em vias de integração.
Será que Octávio Teixeira se tornou uma "folha seca" da frondosa árvore do PC?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides