Carta de leitor ao DN

Comentários

Bmonteiro disse…
Bem apanhado. Ou apanhados.
Tenho presente esta lamúria dos senhores juízes há muitos anos.
Desde que a dupla Cavaco (PM)e Fernado Nogueira (Justiça)lhes subiram o soldo.
Semelhante ao dos coroneis do exército no final dos anos oitenta, está agora duplicado em relação aos militares, com o que até poderia estar de acordo...
Vale, para ajudar à subsistência da classe, o extra vitalício para a renda de casa.
Sejamos compreensivos.
FH disse…
muito se tem comentado àcerca dos ordenados dos juízes, das suas reformas e dos seus subsídios de renda. Os juízes Portugueses são licenciados em Direito, que depois de sujeitos a exigentes provas publicas (abertas a todos os licenciados em Direito) de admissão ao Centro de Estudos Judiciários, aindam têm que ter aproveitamento no curso ministrado no C.E.J.
Os Tribunais são um orgão de soberania que exerce o poder judicial e os juízes por isso têm uma relevantíssima função social de garante pelo respeito dos valores que uma determinada comunidade comunga transpostos em leis. Os juízes exercem a sua actividade em exclusividade(imposta e bem por lei), não podem exercer outra profissão que não a judicatura.

A descrição vai longa, portanto as questões que queria deixar ficar era,

1) 5000 euros ILIQUIDOS que com os descontos (i.r.s. e segurança social, retidos na fonte) deve dar uns €3300+-, é objectivamente uma exorbitância nos dias que correm? Ainda para mais para "técnicos" altamente especializados,que exercem uma profissão da maior relevância social?

2) Quem raio no Estado deveria receber mais que os Juízes? os secretários nomeados pelos amigos politicos? E os seus afilhados, sobrinhos e comparsas? Vá-se ver ordenados de gestores publicos, assessores de assessores, secretários de secretários de politicos, quadros superiores da Administração Publica Central e das autarquais locais...

Mal por mal, e numa ética republicana, não vejo juízes a auferir um ordenado superior ao do mais alto magistrado do País, o Presidente da República, e quantos amigalhaços indigitados por outros amigalhaços para empresas publicas e tachos na administração publica dobram ou até quadriplicam estes montantes? com outras mordomias como cartões de crédito, carro, telemoveis etc...?

Por fim, sou obrigado a concordar que o subsidio de renda dos Juízes devia ter critérios mais apertados, e devia ser um verdadeiro subsidio de renda e não um complemento do ordenado.

P.s. ( de post scriptum) declaração de interesse, não sou juíz, não me vejo a ser nos próximos tempos, o meu paizinho e a minha mãezinha também não são magistrados e não "morro de amores" por muitos deles.

abreijos
Deve ser daí que resultaram estas declarações:)

http://devaneiosdesintericos.blogspot.com/2008/09/um-pas-cheio-de-alternadeirasou-bolha.html
andrepereira disse…
Queria intervir em defesa do ordenado dos Magistrados. Mas eles não precisam da ajuda de ninguém, porque o bom senso permite concluir que é um ordenado razoável e digno, mas não mais que isso.
Agora merece toda a atenção a história dos 450 euros... que o anterior comentador apresentou:
"Auferindo apenas 450 Euros por mês, é meu sério entendimento que a arguida deverá ser alternadeira [sic] uma vez que ninguém sobrevive com semelhante quantia"
É realmente um verdadeiro escandalo e mostra a distância a que certos magistrados estão da realidade e do povo.
É um péssimo sintoma!

J´+a estou como o Carlos Esperança: Ai, se fosse um político a dizer uma coisa dessas!!!!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides