Alberto João Jardim – Um fascista grotesco


O artigo de Baptista Bastos

«Alberto João Jardim não é inimputável, não é um jumento que zurra desabrido, não é um matóide inculpável, um oligofrénico, uma asneira em forma de humanóide, um erro hilariante da natureza.

Alberto João Jardim é um infame sem remissão, e o poder absoluto de que dispõe faz com que proceda como um canalha, a merecer adequado correctivo.

Em tempos, já assim alguém o fez. Recordemos. Nos finais da década de 70, invectivando contra o Conselho da Revolução, Jardim proclamou: «Os militares já não são o que eram. Os militares efeminaram-se». O comandante do Regimento de Infantaria da Madeira, coronel Lacerda, envergou a farda número um, e pediu audiência ao presidente da Região Autónoma da Madeira. Logo-assim, Lacerda aproximou-se dele e pespegou-lhe um par de estalos na cara. Lamuriou-se, o homenzinho, ao Conselho da Revolução. Vasco Lourenço mandou arrecadar a queixa com um seco: «Arquive-se na casa de banho».

A objurgatória contra chineses e indianos corresponde aos parâmetros ideológicos dos fascistas. E um fascista acondiciona o estofo de um canalha. Não há que sair das definições. Perante os factos, as tímidas rebatidas ao que ele disse pertencem aos domínios das amenidades. Jardim tem insultado Presidentes da República, primeiros-ministros, representantes da República na ilha, ministros e outros altos dignitários da nação. Ninguém lhe aplica o Código Penal e os processos decorrentes de, amiúde, ele tripudiar sobre a Constituição. Os barões do PSD babam-se, os do PS balbuciam frivolidades, os do CDS estremecem, o PCP não utiliza os meios legais, disponentes em assuntos deste jaez e estilo. Desculpam-no com a frioleira de que não está sóbrio. Nunca está sóbrio?

O espantoso de isto tudo é que muitos daqueles pelo Jardim periodicamente insultados, injuriados e caluniados apertam-lhe a mão, por exemplo, nas reuniões do Conselho de Estado. Temem-no, esta é a verdade. De contrário, o que ele tem dito, feito e cometido não ficaria sem a punição que a natureza sórdida dos factos exige. Velada ou declaradamente, costuma ameaçar com a secessão da ilha. Vicente Jorge Silva já o escreveu: que se faça um referendo, ver-se-á quem perde.

A vergonha que nos atinge não o envolve porque o homenzinho é o que é: um despudorado, um sem-vergonha da pior espécie. A cobardia do silêncio cúmplice atingiu níveis inimagináveis. Não pertenço a esse grupo».

"Eu não pedi desculpa", garante Baptista-Bastos


LÍLIA BERNARDES, Funchal

Julgamento. Jornalista chegou a acordo com Alberto João Jardim, por Lília Bernardes

Comentários

ana disse…
Teve razão a juíza, afinal o troglodita tem honra,embora não se note. Além de que é da mais elementar justiça proteger a honra de quem nunca atentou contra a honra de ninguém.
É espantoso como um injuriador crónico como Jardim tem a "lata" de se queixar por supostamente o injuriarem!
Tem toda a razão Baptista Bastos em criticar as pessoas de bem que, por ele injuriadas, continuam a apertar-lhe a mão, e até a elogiá-lo. Quem não se sente não é filho de boa gente!
Este Rei Ubu da Madeira devia ser posto à margem de todas as pessoas decentes que ele directa ou indirectamente insulta. Mas infelizmente parece que em Portugal a política é a arte de "engolir sapos"...
e-pá! disse…
Para culminar a farsa grotesca resta esperar que Manuela Ferreira Leite aceite pariticpar na fantochada do Chão da Lagoa, para o que foi convidada.

Não faz o seu género, mas...quem é que já não engoliu "sapos"?
Anónimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides