Quatro séculos contra a cultura


No dia 14 de junho de 1966, o Vaticano aboliu seu Index librorum prohibitorum, com a lista dos livros proibidos aos católicos, instituído em 1559.

Na Antigüidade, se uma obra fosse contra os preceitos dos magistrados, eles ordenavam a sua destruição. Com a invenção da imprensa, entretanto, a publicação em série de obras indesejadas passou a ser proibida pela censura. Em 1487, Inocêncio 8º promulgou a primeira constituição papal, em que instituiu a censura prévia.

Comentário: Em Portugal, a ditadura salazarista manteve a censura até ao dia 25 de Abril de 1974.

Comentários

Anónimo disse…
Estes factos e datas tem de ser bem divulgadas, de modo a que gentes poderem ter consciencia do que se esconde na pratica histórica da religião dominante!!
abraço
A Igreja Católica aboliu o Index Librorum Prohibitorum porque ele era totalmente inócuo; já ninguém deixava de ler um livro por ele constar desse Index. De qualquer modo é de louvar essa abolição, que se deve ao Papa João XXIII (ou, como era designado na altura, João 23-1º esquerdo). Primeiro e único!
Rui Luzes Cabral disse…
O mundo era perfeito antes da fundação do Cristianismo?
Afirmar que «em Portugal, a ditadura salazarista manteve a censura até ao dia 25 de Abril de 1974» dá ideia de que ela acabou.

Se foi este o propósito do autor do texto, que aqui se comenta, devo atribuir isso a um grosseiríssimo erro de análise, já que a familiaridade com a realidade política e social, revelada por aqueles que frequentam este espaço, não permite admitir ignorância.

Será possível sustentar que, hoje, não há uma comissão de censura em cada órgão de comunicação social? Ninguém repara na inconstitucionalidade do preceito contido na 'Lei de Imprensa' art. 31.º, n.º3, que leva os abrangidos no seu campo de previsão a efectuarem essa censura?

A mim, já mais do que uma vez, me foram recusados artigos em jornais.

É verdade que nem sempre será por temor a uma eventual reacção jurídico-penal. Isso, nalguns casos, não passará de desculpa diplomática para deixarem de publicar um texto com o qual, pessoalmente, não concordam.

Mas o convite a esse comportamento lá está!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides