Espaço dos leitores

Fernando Pessoa (nasceu há 120 anos)

Comentários

Fernando Pessoa é para mim o maior poeta português, e um dos maiores do mundo e de todos os tempos. Era acima de tudo um sonhador, mas são os sonhadores que realmente transformam o mundo (como dizia Gedeão, outro grande poeta, "o sonho comanda a vida"). Permitam-me que transcreva alguns versos do seu extraordinário poema "Tabacaria":

Não sou nada..
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
Àparte isso,tenho em mim todos
os sonhos do mundo.
(...)
O mundo é para quem nasce para
o conquistar
E não para quem sonha que pode
conquistá-lo,ainda que tenha razão
Tenho sonhado mais que o que
Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético
mais humanidades do que Cristo.
Tenho feito filosofias em segredo
que nenhum Kant escreveu.
Mas sou, e talvez serei sempre,
o da mansarda,
Ainda que não more nela;
Serei sempre "o que não nasceu para
isso";
Serei sempre só "o que tinha
qualiddes";
Serei sempre o que esperou que
lhe abrissem a porta ao
pé de uma parede sem porta,
(...)
ana disse…
É de lamentar que um tão grande poeta, ainda hoje por compreender, tenha sido votado ao abandono por quem devia ensinar a amá-lo. Na década de 60, ainda fazia parte do programa escolar e foi aí que alguns o conheceram, gostaram e quiseram ler mais.
As televisões falarão dele durante uns dias, porque é obrigatório, depois esquecerão.Preferem as telenovelas estupidificantes, com maus textos e péssimos actores.Numa delas, uma menina debitava esta pérola: vocês nem vão acreditar "o" que eu acabei de "óvir".Num entanto uma produção de inegável valor histórico e artístico, como "A Muralha", passou num canal nacional a horas impróprias para quem tem de se levantar cedo, tendo sido ignorada pela maior parte das pessoas.
Enfim, parece que resta aos que gostam de Fernando Pessoa e tentam compreendê-lo, o dever de o divulgar aos filhos e aos netos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides