Reestruturar as FA. Elimine-se o CEMGFA



Por J. Barroca Monteiro*

“Tropa co-localizada”
“Forças Armadas”

“Os três chefes unidos contra Valença Pinto”, sobre a reforma da estrutura superior das Forças Armadas, vista como um problema de poder entre os chefes militares.

Sem uma visão de conjunto, vai prevalecendo a resistência corporativa dos sectores, agora acrescida de um quarto – EMGFA.

Uma reforma militar de fundo, confronta-se com duas vertentes: a mudança do Exército, pondo definitivamente de parte a herança territorial, casos dos comandos funcionais de há dois anos na província ou de um novo regimento em Tavira; a mudança do conjunto, adoptando de vez alguns órgãos comuns ás FA – bem mais do que o efectuado com os IAEM/IESM (3=1), passando por escolas e academias militares.
Assim como travar uma pequena aviação do Exército servida por uma pequena base aérea, quando a Força Aérea há muito eliminou algumas bases por razões de racionalidade e economia.

A linguagem adoptada pelo documento do Conselho de Ministros sobre o Comando Operacional Conjunto é reveladora da falta de vontade militar e de liderança política em mudar a sério: «comandos de componente (dos ramos), co-localizados (perto uns dos outros mas separados) em Monsanto (3=4).

Uma praça/cabo destacado do complexo militar de Santa Margarida para Fátima chefiando alojamentos militares de apoio aos peregrinos, parece ter percebido a necessidade de mudança. Confidenciava-me da necessidade de reduzir as portas de armas no complexo (acessos internos), de uma dezena para três, economizando assim efectivos significativos. Capaz ainda de admitir como solução a ida das escolas práticas das armas (quatro) para Santa Margarida.

Talvez que o Exército não tarde em adoptar a solução delineada para o COC. Um agrupamento de escolas práticas co-localizadas em redor de Tancos ou Santa Margarida, a saber, uma escola/comando gerindo o conjunto, com as restantes escolas em redor (escolinhas). Uma boa oportunidade para o enriquecimento de cargos, se tal agrupamento passar a ser chefiado por um general.

PS: há uma forma simples e fácil de evitar os conflitos de poder aflorados acima. Eliminar o cargo de CEMGFA, criando o Chief of Defense no MDN (general de 3 estrelas). Na Alemanha, funciona.

*
Coronel (R)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides