Ponte Europa. Editorial

Caros leitores:

Ficaria desolado se os amigos que têm colaborado no Ponte Europa abandonassem este espaço de discussão e diálogo, esta tribuna de liberdade onde os leitores se expressam sem qualquer constrangimento.

Lamentavelmente há quem não tenha educação e civismo para franquear uma porta que esteve sempre aberta. Com os comentários ofensivos que me visam posso eu bem. Não posso, todavia, deixar transformar as caixas de comentários em espaço de insultos onde os cobardes atiram pedras e escondem a mão, onde indivíduos sem carácter se limitam a debitar obscenidades.

Estalinistas e fascistas, conservadores e progressistas, crentes e ateus, todos puderam exprimir-se conjuntamente com democratas de vários matizes ideológicos. A partir de agora poderão continuar a aceder aos comentários do Ponte Europa, mas terão de inscrever-se previamente. É um incómodo mas evita insultos gratuitos, manifestações de racismo, xenofobia e, sobretudo, a má educação.

Por ora, só quem estiver inscrito poderá comentar. Peço desculpa pelo incómodo aos cidadãos correctos que, apesar do anonimato, não usaram a grosseria, as obscenidades e as ofensas pessoais. Não precisam de usar o nome, basta um nick.

Há, de facto, viajantes da blogosfera com enormes perturbações de carácter. Esses, certamente, abandonarão este local. Não fazem falta.

Saudações cordiais para todos os leitores.

Comentários

Os comentários obscenos que foram reiteradamente colocados nos posts anteriores lá ficam como testemunho eloquente da indignidade de quem os escreveu.
Rui Luzes Cabral disse…
Caro Carlos Esperança, tem o meu apoio nesta medida. Eu sei bem que seria melhor que não fosse preciso tomar esta atitude, mas infelizmente há por aí muita gente que parece não saber usar a liberdade que lhes deram.
Espaços como este, além do debate são-no também para ocuparmos o nosso tempo. Não vale a pena haver chatices, por isso quem não entende isto mais vale ficar à porta.

Cumprimentos
Graza disse…
É fácil neste universo à distância de um clique ser-se vítima de quem não o sabe usar. Aconteceu ao Ponte Europa e é a única coisa que se pode lamentar. Aqui fica o meu total apoio.
Sardão disse…
Caro Carlos Esperança,
Porque compreendo as suas razões,mas também porque este espaço é necessário,tem a minha solidariedade.Vamos todos ficar com o campo mais limpo...
e-pá! disse…
Penso que, de facto, depois das últimas performances, chegou, inevitavelmente, este momento, que nunca o desejei.

O meu apoio, à administração do Ponte Europa.

Meu caro CE:
Estou, obviamente, contristado por mais um condicionamento a uma blogosfera totalmente livre e aberta aos Homens (sonhos de um sexagenário...).
A recompensa que podemos solicitar a todos, e esperar, é um esforço individual, de cada leitor e de cada colaborador, na promoção de uma melhoria da qualidade do blog.
jrd disse…
Faz tempo que te sugeri uma medida profilática como esta.
Ainda bem que tomaste a decisão. Sendo assim, vou voltar a ter o prazer de comentar mais assiduamente.
Um abraço
Naturalmente que agradeço a todos a compreensão manifestada.

Obrigado.

P.S. Curiosamente eu não me sei inscrever e sou obrigado a usar o endereço com foto.
Graza disse…
Mas inscrito já está, porque "inscrever" é criar ou ter uma conta Google/Blogger, a mesma com que acede ao e-mail, nada mais acho eu, salvo melhor opinião.
Com a preciosa ajuda da minha filha, parece que também já consegui inscrever-me. Apoio completamente a medida de impedir o acesso a anónimos insultuosos a coberto da impunidade.
andrepereira disse…
Apoio esta medida de higiene.
Tudo na vida muda. O Ponte Europa passou mais de 3 anos com a esperanças da linda anarquia. Agora tem que assumir uma atitude mais responsável e responsabilizante.
Parabéns carlos Esperança. Estou certo que agora é que a conversa vai "aquecer" e ficar mais "madura". Deixe-mos os garotos à porta!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides