PSD - Luís Filipe Meneses demitiu-se


Meneses tinha como objectivo desmantelar o Estado em seis meses.

Cumpriu o tempo, falhou o alvo.

Em seis meses, exactamente, desmantelou a sua liderança.

Comentários

Anónimo disse…
É uma excelente notícia. Qualquer líder que se siga será sempre mais credível porque pior era impossível.

Este PSD que se arrastava penosamente pode afinal ter capacidade de regeneraçao, fica a ganhar a democracia.
Anónimo disse…
Pois é... A ver vamos se finalmente aparece alguém que consiga mostrar a incompetência, a falta de ética e a hipócrisia de um senhor que se diz "engenheiro"
Anónimo disse…
Tenho pena dele. O homem nunca conseguiu perceber que, com aquela investida aos elitistas e sulistas num congresso do PSD, tinha assinado a sua própria sentença de morte. A partir daí nunca ninguém o levou a sério. Só os eleitores de Gaia.
Anónimo disse…
Excelente noticia para o País! Pode ser que apareça alguem menos parecido com o Socrates, demagago e populista (em eleições)!

Aguiar Branco,Jurista de reconhecida qualidade, dos poucos quadros do PSD que põe o buçal do AJJ no seu lugar.

António Borges, um homem das economias, que parece sério e honesto.

Rui Rio tambem pode ser uma boa alternativa.

Haverá mais de certeza...em 2009 Sócrates "cai da cadeira".
Anónimo disse…
Deus permita que seja eleito um líder claramente de Direita.

Para PSD colado à esquerda já basta.

A ver se um líder forte, de direita, galvaniza o país para retirar do poder aquele grupo de jacobinos destruidores da sociedade e das famílias.

Não me interpretem mal: não acredito neste sistema político nem votei - nunca! - no PSD.

Aqui trata-se do mal menor, tal é o estado a que chegou o país.

Moralidade, precisa-se.

Que seja o PSD a contribuir, já que o CDS, na sua forma envergonhada de ser de direita, tem feito o serviço ao sistema a troco de uns quantos tachos.

Também o PSD, mas ao menos tem mais expressão eleitoral.

Enfim, se calhar, o melhor seria fundar um novo regime, tal é o estado em que está este.

Um regime que resgatasse a memória de tempos áureos, própsperos e harmoniosos.

Um tempo grande, glorioso, na Graça de Deus Nosso Senhor.
Anónimo disse…
Coitado do PSD, eszte sim é um verdadeiro partido... hmm nem é bem partido é... escaqueirado.

Não pode ser levado a sério.
Anónimo disse…
Em todos os partidos é assim, se forem do norte estão lixados, os do sul liquidam-nos em pouco tempo...

As influências das facções partidárias, na comunicação social da "capital", são demolidoras...

País mirim, é assim.
Anónimo disse…
Glorificado és, ó Senhor meu Deus! Suplico-Te, por Teus Eleitos e Teus Fiéis, e por Aquele que ordenaste fosse o Selo de Teus Profetas e de Teus Mensageiros, que faças de Tua lembrança, minha companheira; de Teu amor, meu objetivo, e de Teu Semblante, meu alvo. Seja Teu Nome minha lâmpada; Tua vontade, meu desejo; Tua aprovação, meu deleite.
Para meus pecados és Tu, ó meu Senhor, a Eterna Clemência. Ao Te reconhecer, apressei-me a atingir a corte excelsa da Tua mercê. Perdoa-me, ó meu Senhor, os pecados que me impediram de seguir os caminhos da Tua aprovação e de alcançar as praias do oceano da Tua Unidade.
Não há quem me possa tratar com generosidade, ó meu Senhor, para o qual eu me possa volver; ninguém há que tenha compaixão de mim, ao qual eu possa pedir clemência. Não me expulses, imploro-Te, da presença da Tua graça, nem me negues as emanações da Tua generosidade e do Teu favor. Destina-me, ó meu Senhor, o que destinaste aos que Te amam; prescreve-me o que prescreveste aos Teus eleitos. Em todos os tempos, meu olhar se fixou no horizonte da Tua misericórdia e meus olhos fitaram a corte da Tua mercê. Faze comigo o que de Ti for digno. Não há outro Deus senão Tu, Deus de poder, Deus de glória, Cujo amparo é implorado por todos os homens.
Anónimo disse…
Sou aquele, ó meu Senhor, que a Ti dirigiu seu olhar, fixando sua esperança nas maravilhas da Tua graça e nas revelações da Tua generosidade. Não me deixes voltar frustrado da porta da Tua clemência, eu Te suplico, nem me abandones àquelas de Tuas cria-turas que repudiaram Tua Causa.
Ó meu Deus, sou um servo Teu e filho de um de Teus servos. Reconheci Tua verdade em Teus dias e dirigi meus passos às plagas da Tua unidade, confessando que és único e incomparável, e esperando Tua indulgência e Teu perdão. Poderoso és para fazer Tua vonta-de; nenhum Deus há, salvo Tu, o Todo-Glorioso, O que sempre perdoa.
Anónimo disse…
Tu me vês, ó meu Senhor, com a face volvida para o céu da Tua generosidade e o oceano do Teu favor, desprendido de tudo, menos de Ti. Peço-Te, pelos esplendores do Sol da Tua Revelação sobre o Sinai, e pelas cintilações do Orbe da Tua graça que brilha do horizonte do Teu Nome de Eterna Clemência, que me tenhas misericórdia e me concedas Teu perdão. Inscreve, pois, com Tua pena de glória, o que me possa enaltecer no mundo da criação através do Teu Nome. Ajuda-me, ó meu Senhor, a dirigir-me a Ti e a escutar a voz dos Teus amados, os quais os poderes da terra não puderam enfraquecer, nem o domínio das nações pôde afastar de Ti, e que, avançando em Tua direção, disseram: "Deus é nosso Senhor, o Senhor de todos que estão no céu e todos- que estão na terra!"
Anónimo disse…
Louvado seja Teu nome, ó meu Deus e Deus de todas as coisas; minha Glória e a Glória de tudo, meu Desejo e o Desejo de todos os seres, meu Apoio, meu Rei, meu Possuidor e o Apoio, o Rei e o Possuidor de todas as coisas, meu alvo e o Alvo de toda a criação, Quem me vivifica e a tudo que foi criado. Não deixes que eu me afaste do oceano da Tua misericórdia – imploro-Te – nem que eu me detenha longe das plagas da Tua proximidade.
Nada, a não ser Tu, ó meu Senhor, me é proveitoso, e benefício algum me é trazido pela aproximação de outro, que não sejas Tu. Imploro-Te, pela abundância das Tuas riquezas, graças às quais dispensaste tudo salvo a Ti Próprio, que me incluas no número dos que volveram a face em Tua direção e se levantaram para Te servir.
Perdoa, pois, Teus servos e Tuas servas, ó meu Senhor. Em verdade, Tu és a Eterna Clemência e o Mais Compassivo.
Anónimo disse…
Ó meu Deus, ó meu Senhor, ó meu Mestre! Suplico-Te que me perdoes por haver buscado algum outro prazer, senão Teu amor, ou algum conforto, a não ser Tua proximidade, ou outro deleite, senão Teu beneplácito, ou qualquer existência, salvo a comunhão Contigo.
Anónimo disse…
Louvor a Ti, ó Senhor! Perdoa-nos os pecados, tem misericórdia de nós e capacita-nos a voltar a Ti. Não permitas que de coisa alguma dependamos, senão de Ti, e concede-nos, por Tua generosidade, o que amas e desejas e o que realmente Te convém. Exalta Tu a condição dos que têm verdadeiramente acreditado, e perdoa-lhes com Tua benévola clemência. Em verdade, és Tu o Amparo no Perigo, O que Subsiste por Si Próprio.
Anónimo disse…
Suplico-Te que me perdoes, ó meu Senhor, toda menção, salvo a menção de Ti, e todo louvor, a não ser o louvor de Ti, e todo deleite que não seja o deleite em Tua proximidade, e qualquer outro prazer, senão o prazer de comunhão Contigo, e qualquer alegria que não seja a alegria de Teu amor e Teu beneplácito, e todas as coisas a mim pertencentes que a Ti não tenham relação, ó Tu que és o Senhor dos senhores, Aquele que provê os meios e descerra as portas.
Anónimo disse…
Tua clemência peço, ó meu Deus, e perdão imploro da -maneira que Tu desejas que Teus servos a Ti se dirijam.
Peço-te que nos purifiques de nossos pecados, assim como convém à Tua dignidade de Senhor, e que perdoes a mim, a meus pais e àqueles que, segundo Tua estimativa, entraram na morada de Teu amor, de um modo digno de Tua transcendente soberania e condizente com a glória de Teu poder celestial.
Ó meu Deus! Tu inspiraste minha alma a oferecer a Ti sua súplica, e se não fosses Tu, eu não Te invocaria.
Louvado e glorificado és; eu Te dou louvor porquanto Te revelaste a mim, e Te imploro que me perdoes, pois faltei em meu dever de Te conhecer e deixei de andar na vereda de Teu amor.
Anónimo disse…
Ó Senhor! Ó Tu, Esperança dos homens! És o amparo de todos estes servos Teus. Conheces os segredos e mistérios. Nós todos somos pecadores, e Tu és o Sustentáculo dos pecadores, o Misericordioso, o Clemente. Ó Senhor! Não olhes nossas faltas. Trata-nos de acordo com Tua graça e Tua generosidade. Nossas faltas são numerosas, mas o oceano do Teu perdão é ilimitado. Confirma-nos, pois, e fortalece-nos. Ajuda-nos naquilo que nos torne aceitáveis em Teu Limiar. Ilumina os corações, dá vista aos olhos, torna atentos os ouvidos, ressuscita os mortos e cura os enfermos. Ao pobre, concede riquezas, ao fugitivo, confiança. Aceita-nos em Teu Reino. Ilumina-nos com a luz da bondade.
Tu és o Generoso! És o Clemente! És o Benévolo!
Anónimo disse…
Ele é o Deus que ouve e atende as orações!
Por Tua glória, ó meu Bem-Amado, Tu que dispensas luz ao mundo! As chamas da separação me consumiram, e minha desobediência dissolveu o coração dentro de mim. Peço-Te, por Teu Nome Supremo, ó Tu, Desejo do mundo e Bem-Amado dos homens! Permite que os sopros de Tua inspiração me sustentem a alma, Tua Voz maravilhosa atinja meus ouvidos, e meus olhos contemplem Teus sinais e Tua Luz, revelados nos Manifestantes de Teus nomes e atributos, ó Tu em Cujas mãos se acham todas as coisas!
Vês, ó Senhor meu Deus, as lágrimas de Teus favorecidos -transbordarem por causa de sua separação de Ti, e os receios de Teus devotos, em seu afastamento de Tua Santa Corte. Por Teu poder que domina as coisas visíveis e invisíveis! Teus amados devem verter -lágrimas de sangue face àquilo que sobreveio aos fiéis por obra dos maliciosos e dos opressores na terra. Vês, ó meu Deus, como os ímpios assediaram Tuas cidades e Teus domínios! Peço-Te, por Teus Mensageiros e Teus eleitos, e por Aquele que implantou o estandarte da Unidade Divina entre Teus servos, que os ampare por Tua -bondade. És, verdadeiramente, o Misericordioso, a Absoluta Generosidade.
E peço-Te ainda, pelas suaves chuvas de Tua graça e pelas ondas do oceano do Teu favor, que destines a Teus santos o que lhes conforte os olhos e traga alívio a seus corações. Senhor! Vês o morto pedindo, do oceano do Teu favor, a vida eterna, e aspirando a elevar-se aos céus da Tua riqueza; vês o estranho desejoso de alcançar sua morada de glória, sob o pálio da Tua graça, e aquele que busca apressar-se a atingir, por Tua misericórdia, a porta da Tua generosidade, e o pecador volver-se para o oceano da clemência e do perdão.
Por Tua soberania, ó Tu que és glorificado nos corações dos homens, a Ti me tenho volvido, abandonando minha própria vontade e meu desejo, para que Tua Santa Vontade e Tua aprovação me pudessem dominar e dirigir, segundo aquilo que a pena do Teu decreto imortal me destinou. Este servo, ó Senhor, embora fraco, se volve para o Orbe do Teu poder; em humilhação, apressa-se ao recinto em que alvorece Tua glória; necessitado, aspira a alcançar o oceano da Tua graça. Suplico-Te, por Teu favor e Tua bondade, não o rejeites. Tu és, em verdade, o Onipotente, o Supremo Perdão, o Compassivo.
Anónimo disse…
Ó Deus, meu Deus! Voltei-me arrependido a Ti e, em verdade, Tu és o Supremo Perdão, o Compassivo.
Ó Deus, meu Deus! A Ti regressei e, em verdade, és o Sempre-Clemente, o Dispensador de graças.
Ó Deus, meu Deus! Segurei-me à corda de Tua generosidade, pois Tu és Quem possui os tesouros dos céus e da terra.
Ó Deus, meu Deus! A Ti me apressei e, em verdade, és Quem perdoa, Senhor de copiosas graças.
Ó Deus, meu Deus! Estou sedento do vinho celestial da Tua mercê e, em verdade, és o benévolo, o Clemente, o Poderoso, o Grande.
Ó Deus, meu Deus! Dou testemunho de que revelaste Tua -Causa, cumpriste Tua promessa e fizeste descer do céu de Tua graça aquilo que atraiu a Ti os corações favorecidos. Feliz aquele que se segurou à corda do Teu poder e à orla das Tuas vestes resplandescentes!-
Peço-Te, ó Senhor de toda a existência e Rei do visível e do invisível, por Teu poder, Tua majestade e Tua soberania, que inscrevas meu nome, por Tua Pena Suprema, como um de Teus servos sinceros a quem os pergaminhos dos pecadores não impediram de se volverem para a Luz do Teu Semblante, ó Deus que ouves, ó Deus que atendes as orações!
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.
"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.



"Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, recitar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."
Anónimo disse…
PSD - Ninguém se entende



Aguiar-Branco quer congresso extraordinário


Pacheco e Passos Coelho elogiam Aguiar-Branco



Rui Rio diz que actual liderança vota contra próprio partido


Aguiar Branco sem condições para liderar o partido, diz Jardim

posted by Carlos Esperança @ 6:53 PM 13 comments

A pesada herança de Paulo Portas


posted by Carlos Esperança @ 6:40 PM 7 comments

Ponte Europa feito pelos leitores



TVs árabes ensinam maridos a bater nas esposas


Alguém me dirá que estas imagens e os textos são mentirosas montagens?! Quem me dera…

É uma oportunidade “excelente” de “apreciar” a selvajaria traduzida pela Idade da Pedra, não digo da polida nem da lascada, mas da pedra bruta ainda actual (vide as lapidações), que vigora à sombra do Islão. Tudo em nome dum deus a que uns chamam Alá e outros outras coisas e é veiculado pelos encantadores de mentes que lêem a Sagrada Escritura a que estes chamam Alcorão.



Mas, distanciados no tempo quanto às práticas, cristalizados nas mais grotescas formas de actuação ou tendo evoluído para outras mais refinadas, os que propalam a fé num qualquer deus, são iguais na essência dos conceitos. É o que mandam que mandem os deuses criados pela besta humana à sua imagem e semelhança (vide os mesmos actos aparentemente condenados pelas religiões do ocidente mas de “direito” real pela complacência das sociedades e dessas mesmas religiões, que se proclamam interpretes de outras divindades).


Observe a selvajaria islâmica que se mostra nestes vídeos, com legendas em português (excepto um) no novo site "Monitor da Mídia Árabe" ( http://www.midiaarabe.com/)

Que Satã os abençoe a todos, apetece dizer…

Luís Veiga

posted by Carlos Esperança @ 2:16 PM 5 comments

PSD deu o dito por não dito
O diploma conjunto do PS e do PSD de revisão da lei eleitoral autárquica foi, esta quarta-feira, chumbado no Parlamento em votação final global com os votos contra dos sociais-democratas, CDS-PP, PCP, BE e PEV.

posted by Carlos Esperança @ 2:00 AM 4 comments

AR: Lei do divórcio aprovada



O diploma teve o voto contra da deputada do PS Matilde Sousa Franco, a abstenção da deputada Teresa Venda e mereceu o voto favorável de sete deputados do PSD e a abstenção de 11, entre os quais Pedro Duarte, da direcção da bancada e Jorge Neto.

Uma lei que mereceu tão amplo consenso parlamentar, apesar das ameaças e chantagem do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, vem ao encontro da maioria dos portugueses. Ninguém ficará obrigado a divorciar-se mas fica atenuado o calvário a que eram submetidos os cônjuges para quem o casamento tinha terminado e ficavam reféns dos vínculos.

Não deixa de ser curioso que o PSD cujo líder não vive com a esposa, como fez questão de revelar à comunicação social, acompanhado da namorada, fosse um partido que na sua maioria se opôs à nova lei.

E, como suprema ironia, coube ao líder parlamentar, Santana Lopes, debitar esta pérola: «O PSD é contra a iniciativa que visa “tornar mais fácil e mais célere a possibilidade de dissolução dos vínculos do matrimónio” quando “faltam incentivos para apoiar a estabilidade e a continuidade” da instituição nos dias de hoje».

Ao menos podia ter-se feito substituir por um deputado com maior espírito monogâmico e estabilidade matrimonial.

Quando o clero, que tanto se opôs a esta lei, for autorizado a casar, o divórcio deixa de ser pecado e passa a sacramento.

posted by Carlos Esperança @ 1:35 AM 2 comments

As eleições italianas (2). Opinião de um leitor



A HECATOMBE DO COMUNISMO ITALIANO



O Partido Comunista Italiano (PCI) um partido com uma invejável trajectória histórica quer de lutas quer de personalidades, não estará representado no próximo Parlamento italiano.Um partido fundado por uma grande referência da Esquerda europeia - Antonio Gramsci, já teve um terço dos votos, não conseguiu o mínimo necessário para ter 1 (um) representante nas 2 Câmaras.




É mais um dos partidos comunistas que não resistiu à vaga de dissoluções do início dos anos 90, que não conseguiram, nem libertar-se, nem fixar-se, dos conceitos e princípios ortodoxos. Viraram num caldo insosso adoptável por idiotas, poliglotas e polemistas. Esvaziaram-se de pessoas - o que é compreensível - mas, também, ideologicamente.

O PCI resolveu “refundar-se”. Nascem o Partido Democrático de Izquierda (PDI), e o Partido de la Refundación Comunista (PRC). Ambos acabaram por entregar de bandeja o poder a Silvio Berlusconi.

O PDI teve uma evolução centrista e mudou todas as referências políticas e sociais. Tornou-se no “partido yankee”, deitou no caixote do lixo Berlinguer e começou a venerar o “progressismo” (?) e pensou sobreviver à sombra de Kennedy. O mais próximo desta meteórica transmutação, do que me recordo, foi aquela tentativa da 3ª via de Blair, também denominada de “atlantista”, que acabou naquela tragédia do Iraque.
.
Neste seu trajecto o PDI renegou todos os símbolos que lembrassem as lutas de trabalhadores e símbolos da esquerda comunista. … Uma lavagem ideológica com direito a caiar o frontispício. …
O PCI resistiu mais tempo. Manteve a simbologia até há 2 anos. Apoiou os movimentos sociais anti-neoliberais, mas isso não chega. Hoje, é uma tarefa mais para ONG's.
.
Teve o privilégio de poder contar com um líder mobilizador, radical, comunicativo - Fausto Bertinotti. Finalmente, caiu na esparrela de integrar o governo Prodi e perdeu toda a credibilidade. Quase toda a Esquerda é acusada de ter permitido, de modo directo ou indirecto, o regresso de Berlusconi… e, o pior, com razão!
.
Um desastre! Perante tanta inoperacionalidade até os grupos trotskistas se aproximaram das organizações advindas das dissoluções comunistas.
.
Perante tal situação Bertinotti declarou que o comunismo ia ser uma “corrente cultural” no interior de una organização plural …
.
Um grémio literário? Uma tertúlia?
a) e-pá

posted by Carlos Esperança @ 12:18 AM 1 comments

Quarta-feira, Abril 16, 2008
As eleições italianas
Não, não porei em causa a decisão dos eleitores, o respeito pelas regras democráticas e a legitimidade dos eleitos. Em Itália ou na Venezuela. Na Madeira ou no Zimbabué.

Nunca pus em causa a legitimidade do sufrágio directo, secreto e universal que pauta as minhas convicções. Todavia, o respeito pelas regras não impede a crítica, a frustração e a revolta por algumas consequências.

A eleição de Sílvio Berlusconi, por margem folgada e com indiscutível legitimidade democrática, não apaga os receios de uma maioria cujo líder conseguiu unir a direita democrática com o que a Itália tem de pior: a máfia, o clero reaccionário e a economia subterrânea, não lhe faltando o apoio separatista e o fascista, com a inefável Alessandra Mussolini, a honrar o apelido e a herança política, numa exuberante cruzada xenófoba.

O próprio Berlusconi, a contas com a justiça, tem um longo passado de fuga ao fisco e obstrução à justiça. É difícil compatibilizar os interesses do italiano mais rico, dono de três televisões, agências de publicidade, seguros e do clube de futebol de Milão, com os interesses do Estado e o respeito pela independência dos Tribunais. Os antecedentes são, aliás, perturbadores.

Berlusconi, ninguém duvida, é um homem rude, malcriado e arrogante, com rudimentar respeito pelas regras e instituições democráticas. É um Alberto João Jardim à dimensão de um grande país, apto a fazer a síntese do pior que a Itália tem. Não é um príncipe da Renascença, é pior do que o Príncipe idealizado pelo culto florentino Maquiavel.

Berlusconi não é apenas um perigo para Itália, é uma ameaça para a Europa onde o populismo e a falta de escrúpulos deixarão de ser um óbice para a conquista do poder.

Talvez seja cínico dizê-lo mas cada país tem a direita que a esquerda merece. Em Itália, parece.

posted by Carlos Esperança @ 5:06 PM 6 comments

Divórcio - Opinião de um leitor
Se o Estado seguisse – como devia seguir! – a doutrina da Igreja Católica, evitar-se-iam todas estas polémicas.

Porque, de facto, reinaria a harmonia social, o respeito pelos valores da Família e da Vida, a decência moral e comportamental.

Mas não.

A agenda é exigente e a exclusão/perseguição da Igreja Católica são uma realidade.

A Igreja é fraca?
É.

Está rendida ao ecumenismo, ao modernismo e à descaracterização?
Está.

Baixa-se perante os jacobinos intolerantes?
Baixa.

Valham-nos Homens de rectidão moral inquebrável, como o Professor César das Neves, crente que não perdeu o Norte, que não se rende ao facilitismo e continua a respeitar a ortodoxia da verdadeira e única religião.

Faz parte da estratégia anular a Igreja Católica como se esta não tivesse uma palavra a dizer.

E como é importante - e deveria ser vinculativa! - a palavra da Igreja Católica...

Porque só a Igreja nos pode orientar - em última análise, o Estado - pelo caminho da Verdade e da Doutrina Única, pelo caminho do respeito, sacrifício e purificação.

Mas não.

A história da Igreja é a história da sagrada humilhação, da perseguição, da redenção, da elevação.

Estamos preparados.

Para aguentar as vossas humilhações, que nos tornam mais fortes.

Para aguentar a vossa perseguição sem tréguas, que nos torna mais aptos e preparados.

Para, enfim, tomar a Igreja Restaurada e o poder de recolocar Portugal na sua grandeza.

Estamos preparados, e mais tarde ou mais cedo, teremos uma palavra a dizer: a Palavra de Cristo.

E seremos ouvidos, respeitados e até temidos por aqueles que hoje nos vilipendiam.

a) Pai de família

posted by Carlos Esperança @ 12:51 PM 17 comments

Momento de poesia
Só tu

O vestido que te cobre,
Pouco diz aos meus sentidos.
O meu amor é de pobre,
Não anda atrás de vestidos.
Por isso amor, acredita,
Quando me quiseres chamar,
Podes vestir-te de chita,
Que, assim mesmo, hei-de gostar.

Tampouco te valorizas
Com as jóias verdadeiras.
És bonita, não precisas
De pôr anéis nem pulseiras.
E quando o teu coração
Te pedir a minha presença,
Põe os brincos de latão,
Que não me causa diferença.

Também os caros perfumes,
Pouco ou nada te acrescentam.
Não me provocam ciúmes,
Nem os meus desejos aumentam.
E se um capricho banal
Te fizer chamar-me, um dia,
Traz só cheiro natural
Da tua carne sadia.


Armando Moradas Ferreira

posted by Carlos Esperança @ 2:17 AM 1 comments

Momento Zen de segunda
João César das Neves (JCN), por espírito prosélito ou penitência, parece um cruzado depois de ouvir uma prédica de Urbano II ou um devoto de Santo Escrivá depois de algumas horas de cilício e oração.

O divórcio está para JCN como o Eixo do mal para Bush. É preciso exterminá-lo. JCN julga que o casamento é uma pena perpétua, que é preferível a violência doméstica à revogação do contrato, que a irredutível vontade de um dos cônjuges se doma com o chicote da lei.

«Por causa da lei agora revista, haverá lágrimas amargas, sofrimentos lancinantes, que o legislador alegremente ignora» – diz, pungente, o pio catequista. Não sei se o devoto defensor da moral já pensou nas lágrimas, sofrimento e sangue que levam ao divórcio, mas isso não lhe interessa, cuida das aparências.

Analisemos um parágrafo da sua homilia da última segunda-feira:

«Durante mais de mil anos quem em Portugal casou as pessoas foi a Igreja Católica.

RE: Não havia outra forma de casamento, o divórcio era interdito e o catolicismo era obrigatório e ferozes os métodos de persuasão. É este passado de ignomínia que nos quer lembrar?

No século XIX os laicistas e maçons fizeram da crítica a este facto uma bandeira central. (…). Os passos principais são o Decreto de 16 de Maio de 1832 de Mouzinho da Silveira e o Código Civil de 1867. Foi apenas com a República, na Lei da Família de 25 de Dezembro de 1910 que se verificou a mudança definitiva».

RE: É verdade, até 1867 quem se quisesse casar só o podia fazer pela Igreja católica. Achará justo JCN? Ou só haverá o direito de professar a «única religião verdadeira»?

No salazarismo o divórcio passou, com a Concordata, a ser proibido para os casamentos católicos. Seria uma atitude justa de um país soberano ou uma prepotência eclesiástica, própria de um protectorado do Vaticano?
JCN pensa que a facilitação do divórcio o torna obrigatório. Esqueceu-se de que Sá Carneiro viveu amancebado com uma grande senhora, Snu Abecasis, porque a lei não lhe permitia o divórcio da primeira mulher. É com o regresso à lei a que o saudoso ministro da Justiça, Salgado Zenha, pôs termo que JCN sonha?

Por que obsessão beata quer complicar a vida aos casais que falharam o matrimónio? À democracia JCN quer opor a teocracia e à agilidade da lei a litigância judicial. Alguma direita confunde a liberdade com o direito exclusivo de impor os seus valores.

posted by Carlos Esperança @ 12:40 AM 6 comments

Terça-feira, Abril 15, 2008
Espaço dos leitores

Goya

posted by Carlos Esperança @ 7:22 PM 2 comments

Esta cultura é para respeitar?


posted by Carlos Esperança @ 6:34 PM 0 comments

O Presidente da República ficou mal na fotografia
Imagine-se que em circunstâncias que justificassem uma sessão solene na Assembleia da República de Portugal a mesma fosse cancelada e substituída por um jantar oferecido por Jaime Gama;

Imagine-se que o primeiro-ministro de Portugal, perdida a compostura e a educação, sem noção do respeito que deve à Assembleia da República, por razões constitucionais, e à oposição, por princípios democráticos, resolvia falar em nome da AR;

Imagine-se que em vez de Jaime Gama, que preside ao Parlamento por eleição dos seus pares, aparecia Sócrates com uma linguagem reles e grosseira a dizer: «Eu acho bem não haver uma sessão solene, acho que era dar uma péssima imagem de Portugal, mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia da República com o fascista do Paulo Portas, o economista Louça e aqueles tipos do PSD». «Acho que isso era dar uma imagem péssima de Portugal e ia ter repercussões negativas no turismo e na própria qualidade do ambiente». «Eu cá não apresento aquela gente a ninguém».

Se tal acontecesse, Sócrates tornar-se-ia indigno do lugar que ocupa, independentemente da maioria que o sustenta. Jaime Gama certamente o repreenderia por desrespeito às suas funções e o Presidente da República não poderia ficar silencioso perante uma tal atitude de insolência e má-criação, sob pena de reduzir o respeito e consideração que lhe são devidos aos níveis mínimos a que obriga a Constituição.

Se tal acontecesse em Portugal, deixaríamos de ser um país europeu no comportamento para nos aproximarmos do Zimbabué onde Mugabe não perde eleições.

posted by Carlos Esperança @ 6:13 PM 12 comments

Espanha – um exemplo político
Ao constituir o novo Governo, Zapatero deu o exemplo político de um dos traços mais distintivos da modernidade ao integrar no elenco um número de mulheres equivalente ao de homens, neste caso até superior.

A nomeação para a pasta da Defesa de Cármen Chacón, catalã, feminista, de 38 anos e grávida de sete meses, é a prova de que uma legislatura bastou para criar as condições que tornaram possível este sinal hodierno que honra a Espanha, dignifica o primeiro-ministro e o coloca na vanguarda do espírito europeu.

Vão longe os tempos do caricato tenente-coronel Tejero Molina, de tricórnio, a invadir o Parlamento, com saudades da ditadura e, em breve, serão esquecidas as manifestações de rua com o cardeal Roco Varela a contestar o Governo legal na véspera das eleições.

A nomeação de Bibiana Aído, de 31 anos, para ministra da Igualdade não pode deixar de lembrar aos portugueses a campanha que a direita desenvolveu contra o melhor primeiro-ministro português do último século e o único que cumpriu uma legislatura em minoria – António Guterres.

Quando Guterres nomeou Maria de Belém ministra da Igualdade os meios reaccionários não conseguiram ver no gesto e na capacidade de antecipação do primeiro-ministro mais do que um tacho para a ex-ministra da saúde.

Aí está Zapatero a marcar o rumo e o ritmo de uma Espanha cada vez mais progressista, próspera e europeia.

posted by Carlos Esperança @ 1:37 AM 9 comments

Momento de poesia



OS CAVADORES DO DOURO


São sementes da terra
estas mãos
rugosas e escalavradas
agarradas à enxada
a revolver xistos

Mãos de sangue
a puxar corpos cansados
a cavar a dor
naqueles vinhedos em socalcos
debruçados sobre o rio

Mãos delicadas
a podar as hastes finas
mãos entrelaçadas nos troncos
torcidos das videiras, cortando as parras
para recolher o sol no coração dos bagos

Mãos de fogo… Mãos de ouro…
Mãos a moldar a natureza
d’onde escorre o vinho generoso…


Alexandre de Castro - Ourém, Dezembro de 2006

posted by Carlos Esperança @ 12:11 AM 0 comments

Itália - Vitória da direita
O líder da esquerda italiana, Walter Veltroni, reconheceu hoje a derrota nas legislativas, considerando "claro" o resultado que dá uma nítida vitória ao seu adversário de direita Silvio Berlusconi, durante uma conferência de imprensa em Roma.

posted by Carlos Esperança @ 12:02 AM 3 comments

Segunda-feira, Abril 14, 2008
A fé é cega


posted by Carlos Esperança @ 7:03 PM 8 comments

Feios, porcos e maus... (3)


posted by Carlos Esperança @ 5:58 PM 5 comments

Se é o Presidente que afirma...
... Já não é o Sr. Silva que o diz.




posted by Carlos Esperança @ 1:32 PM 3 comments

O Paraíso de Dâmaso Salcede


O Paraíso de Dâmaso Salcede

Dâmaso Salcede, que Eça de Queirós imortalizou n' «Os Maias», ficará para sempre como o paradigma do indivíduo que se dedica a caluniar e a insultar - desde que o possa fazer a coberto do anonimato, evidentemente. Este blogue propõe-se ser um arquivo de pérolas produzidas na blogosfera pelos seguidores de tão famoso poltrão, cujo lema era «SOU FORTE!»

Nota: Parabéns ao novo blogue. Os leitores do Ponte Europa que usam linguagem e comportamento inaceitáveis têm agora um espaço que lhes é exclusivamente dedicado.

posted by Carlos Esperança @ 1:16 AM 2 comments

Domingo, Abril 13, 2008
PSD arrasta-se pela lama....
A calúnia relativa à integridade profissional da Jornalista Fernanda Câncio é intolerável numa democracia europeia civilizada.
Atingimos o grau zero da política!
O PSD quer-se confundir com um vulgar "Partido dos Bebedores de Cerveja", como houve na Polónia, ou com um reles partido ultra-direitista minoritário?

E onde estão as pessoas ilustres da Direita e Centro-Direita portuguesa a distanciar-se destas afirmações, calúnias e insinuações?

Repito: onde estão os destacados militantes do PSD a quem reconhecemos nível e educação? Eles não podem deixar passar estas repetidas insinuações.

Já bastou o que se passou em 2005.
Vamos agora permitir que este estilo, arruaceiro, criminoso (podem estar a cometer crimes contra a vida privada e contra a honra) se torne banal?

posted by André Pereira @ 11:08 PM 11 comments

Feios, porcos e maus.... (2)





Jardim não quer sessão solene na visita de Cavaco




«Eu acho bem não haver uma sessão solene, acho que era dar uma péssima imagem da Madeira mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa», disse, referindo-se a deputados da oposição como «o fascista do PND, o padre Egdar (do PCP)» e «aqueles tipos do PS».

posted by Carlos Esperança @ 1:50 PM 4 comments

Feios, porcos e maus....
O vice-presidente do PSD Rui Gomes da Silva afirmou, este sábado, que a RTP deveria recusar a contratação directa ou indirecta da jornalista Fernanda Câncio, porque ela tem «um relacionamento» com o primeiro-ministro, José Sócrates».

posted by Carlos Esperança @ 1:20 AM 8 comments

Só à força...




posted by Carlos Esperança @ 12:23 AM 3 comments

Igreja/Estado - Citação

A Conversão do Imperador Constantino o Grande ao Cristianismo, por Rubens.
*

«Pessoalmente, penso que não seria necessária uma Concordata. Para maior liberdade e autenticidade evangélica da Igreja, seria mesmo de evitá--la, bastando uma lei geral de liberdade religiosa, que não ignoraria a proporcionalidade numérica e a influência histórica do catolicismo. Evitar-se-ia desse modo a impressão frequente de se estar em presença de um "Estado" espiritual frente ao Estado temporal».

Anselmo Borges - padre e professor de Filosofia in Diário de Notícias

posted by Carlos Esperança @ 12:14 AM 3 comments

Sábado, Abril 12, 2008
Espaço dos leitores

Goya (Museu do Prado)

posted by Carlos Esperança @ 10:38 PM 4 comments

Itália - Vitória anunciada de Berlusconi



O voto mafioso, jovem, católico e familiar pesará muito em Italia

posted by Carlos Esperança @ 7:30 PM 5 comments

Homenagem aos assassinados pela ditadura

Salazar - o manso assassino


• 1931, o estudante Branco é morto pela PSP, durante uma manifestação no Porto;


• 1932, Armando Ramos, jovem, é morto em consequência de espancamentos; Aurélio Dias, fragateiro, é morto após 30 dias de tortura; Alfredo Ruas, é assassinado a tiro durante uma manifestação em Lisboa;


• 1934, Américo Gomes, operário, morre em Peniche após dois meses de tortura; Manuel Vieira Tomé, sindicalista ferroviário morre durante a tortura em consequência da repressão da greve de 18 de Janeiro; Júlio Pinto, operário vidreiro, morto à pancada durante a repressão da greve de 18 de Janeiro; a PSP mata um operário conserveiro durante a repressão de uma greve em Setúbal


• 1935, Ferreira de Abreu, dirigente da organização juvenil do PCP, morre no hospital após ter sido espancado na sede da PIDE (então PVDE);


• 1936, Francisco Cruz, operário da Marinha Grande, morre na Fortaleza de Angra do Heroísmo, vítima de maus tratos, é deportado do 18 de Janeiro; Manuel Pestana Garcez, trabalhador, é morto durante a tortura;


• 1937, Ernesto Faustino, operário; José Lopes, operário anarquista, morre durante a tortura, sendo um dos presos da onda de repressão que se seguiu ao atentado a Salazar; Manuel Salgueiro Valente, tenente-coronel, morre em condições suspeitas no forte de Caxias; Augusto Costa, operário da Marinha Grande, Rafael Tobias Pinto da Silva, de Lisboa, Francisco Domingues Quintas, de Gaia, Francisco Manuel Pereira, marinheiro de Lisboa, Pedro Matos Filipe, de Almada e Cândido Alves Barja, marinheiro, de Castro Verde, morrem no espaço de quatro dias no Tarrafal, vítimas das febres e dos maus tratos; Augusto Almeida Martins, operário, é assassinado na sede da PIDE (PVDE) durante a tortura ; Abílio Augusto Belchior, operário do Porto, morre no Tarrafal, vítima das febres e dos maus tratos;


• 1938, António Mano Fernandes, estudante de Coimbra, morre no Forte de Peniche, por lhe ter sido recusada assistência médica, sofria de doença cardíaca; Rui Ricardo da Silva, operário do Arsenal, morre no Aljube, devido a tuberculose contraída em consequência de espancamento perpetrado por seis agentes da Pide durante oito horas; Arnaldo Simões Januário, dirigente anarco-sindicalista, morre no campo do Tarrafal, vítima de maus tratos; Francisco Esteves, operário torneiro de Lisboa, morre na tortura na sede da PIDE; Alfredo Caldeira, pintor, dirigente do PCP, morre no Tarrafal após lenta agonia sem assistência médica;


• 1939, Fernando Alcobia, morre no Tarrafal, vítima de doença e de maus tratos; • 1940, Jaime Fonseca de Sousa, morre no Tarrafal, vítima de maus tratos; Albino Coelho, morre também no Tarrafal; Mário Castelhano, dirigente anarco-sindicalista, morre sem assistência médica no Tarrafal;


• 1941, Jacinto Faria Vilaça, Casimiro Ferreira; Albino de Carvalho; António Guedes Oliveira e Silva; Ernesto José Ribeiro, operário, e José Lopes Dinis morrem no Tarrafal;


• 1942, Henrique Domingues Fernandes morre no Tarrafal; Carlos Ferreira Soares, médico, é assassinado no seu consultório com rajadas de metralhadora, os agentes assassinos alegam legítima defesa (?!); Bento António Gonçalves, secretário-geral do P. C. P. Morre no Tarrafal; Damásio Martins Pereira, fragateiro, morre no Tarrafal; Fernando Óscar Gaspar, morre tuberculoso no regresso da deportação; António de Jesus Branco morre no Tarrafal;


• 1943, Rosa Morgado, camponesa do Ameal (Águeda), e os seus filhos, António, Júlio e Constantina, são mortos a tiro pela GNR; Paulo José Dias morre tuberculoso no Tarrafal; Joaquim Montes morre no Tarrafal com febre biliosa; José Manuel Alves dos Reis morre no Tarrafal; Américo Lourenço Nunes, operário, morre em consequência de espancamento perpetrado durante a repressão da greve de Agosto na região de Lisboa; Francisco do Nascimento Gomes, do Porto, morre no Tarrafal; Francisco dos Reis Gomes, operário da Carris do Porto, é morto durante a tortura;


• 1944, general José Garcia Godinho morre no Forte da Trafaria, por lhe ser recusado internamento hospitalar; Francisco Ferreira Marques, de Lisboa, militante do PCP, em consequência de espancamento e após mês e meio de incomunicabilidade; Edmundo Gonçalves morre tuberculoso no Tarrafal; assassinados a tiro de metralhadora uma mulher e uma criança, durante a repressão da GNR sobre os camponeses rendeiros da herdade da Goucha (Benavente), mais 40 camponeses são feridos a tiro.


• 1945, Manuel Augusto da Costa morre no Tarrafal; Germano Vidigal, operário, assassinado com esmagamento dos testículos, depois de três dias de tortura no posto da GNR de Montemor-o-Novo; Alfredo Dinis (Alex), operário e dirigente do PCP, é assassinado a tiro na estrada de Bucelas; José António Companheiro, operário, de Borba, morre de tuberculose em consequência dos maus tratos na prisão;


• 1946, Manuel Simões Júnior, operário corticeiro, morre de tuberculose após doze anos de prisão e de deportação; Joaquim Correia, operário litógrafo do Porto, é morto por espancamento após quinze meses de prisão;


• 1947, José Patuleia, assalariado rural de Vila Viçosa, morre durante a tortura na sede da PIDE;


• 1948, António Lopes de Almeida, operário da Marinha Grande, é morto durante a tortura; Artur de Oliveira morre no Tarrafal; Joaquim Marreiros, marinheiro da Armada, morre no Tarrafal após doze anos de deportação; António Guerra, operário da Marinha Grande, preso desde 18 de Janeiro de 1934, morre quase cego e após doença prolongada;


• 1950, Militão Bessa Ribeiro, operário e dirigente do PCP, morre na Penitenciária de Lisboa, durante uma greve de fome e após nove meses de incomunicabilidade; José Moreira, operário, assassinado na tortura na sede da PIDE, dois dias após a prisão, o corpo é lançado por uma janela do quarto andar para simular suicídio; Venceslau Ferreira morre em Lisboa após tortura; Alfredo Dias Lima, assalariado rural, é assassinado a tiro pela GNR durante uma manifestação em Alpiarça;


• 1951, Gervásio da Costa, operário de Fafe, morre vítima de maus tratos na prisão;


• 1954, Catarina Eufémia, assalariada rural, assassinada a tiro em Baleizão, durante uma greve, grávida e com uma filha nos braços;


• 1957, Joaquim Lemos Oliveira, barbeiro de Fafe, morre na sede da PIDE no Porto após quinze dias de tortura; Manuel da Silva Júnior, de Viana do Castelo, é morto durante a tortura na sede da PIDE no Porto, sendo o corpo, irreconhecível, enterrado às escondidas num cemitério do Porto; José Centeio, assalariado rural de Alpiarça, é assassinado pela PIDE;


• 1958, José Adelino dos Santos, assalariado rural, é assassinado a tiro pela GNR, durante uma manifestação em Montemor-o-Novo, vários outros trabalhadores são feridos a tiro; Raul Alves, operário da Póvoa de Santa Iria, após quinze dias de tortura, é lançado por uma janela do quarto andar da sede da PIDE, à sua morte assiste a esposa do embaixador do Brasil;


• 1961, Cândido Martins Capilé, operário corticeiro, é assassinado a tiro pela GNR durante uma manifestação em Almada; José Dias Coelho, escultor e militante do PCP, é assassinado à queima-roupa numa rua de Lisboa;


• 1962, António Graciano Adângio e Francisco Madeira, mineiros em Aljustrel, são assassinados a tiro pela GNR; Estêvão Giro, operário de Alcochete, é assassinado a tiro pela PSP durante a manifestação do 1º de Maio em Lisboa;


• 1963, Agostinho Fineza, operário tipógrafo do Funchal, é assassinado pela PSP, sob a indicação da PIDE, durante uma manifestação em Lisboa;


• 1964, Francisco Brito, desertor da guerra colonial, é assassinado em Loulé pela GNR; David Almeida Reis, trabalhador, é assassinado por agentes da PIDE durante uma manifestação em Lisboa;


• 1965, general Humberto Delgado e a sua secretária Arajaryr Campos são assassinados a tiro em Vila Nueva del Fresno (Espanha), os assassinos são o inspector da PIDE Rosa Casaco e o subinspector Agostinho Tienza e o agente Casimiro Monteiro;


• 1967, Manuel Agostinho Góis, trabalhador agrícola de Cuba, morre vítima de tortura na PIDE;


• 1968, Luís António Firmino, trabalhador de Montemor, morre em Caxias, vítima de maus tratos; Herculano Augusto, trabalhador rural, é morto à pancada no posto da PSP de Lamego por condenar publicamente a guerra colonial; Daniel Teixeira, estudante, morre no Forte de Caxias, em situação de incomunicabilidade, depois de agonizar durante uma noite sem assistência;


• 1969, Eduardo Mondlane, dirigente da Frelimo, é assassinado através de um atentado organizado pela PIDE;


• 1972, José António Leitão Ribeiro Santos, estudante de Direito em Lisboa e militante do MRPP, é assassinado a tiro durante uma reunião de apoio à luta do povo vietnamita e contra a repressão, o seu assassino, o agente da PIDE Coelha da Rocha, viria a escapar-se na "fuga-libertação" de Alcoentre, em Junho de 1975;


• 1973, Amilcar Cabral, dirigente da luta de libertação da Guiné e Cabo Verde, é assassinado por um bando mercenário a soldo da PIDE, chefiado por Alpoim Galvão;


• 1974, (dia 25 de Abril), Fernando Carvalho Gesteira, de Montalegre, José James Barneto, de Vendas Novas, Fernando Barreiros dos Reis, soldado de Lisboa, e José Guilherme Rego Arruda, estudante dos Açores, são assassinados a tiro pelos pides acoitados na sua sede na Rua António Maria Cardoso, são ainda feridas duas dezenas de pessoas.

posted by Carlos Esperança @ 2:36 AM 17 comments

Quando a direita perde a vergonha


Winston Churchill dizia da democracia que era o pior dos sistemas políticos, com excepção de todos os outros. Só não disse que era dos mais frágeis porque não usa os métodos das ditaduras: violência, poder discricionário, polícia política, demissões da função pública, transferências disciplinares.

.


Hoje, em Portugal, assiste-se a uma conspiração subtil e persistente contra o regime democrático, denegrindo o primeiro-ministro como se fosse legítimo temer a abolição de eleições livres. Ao mesmo tempo branqueia-se a ditadura fascista de Salazar.

.


Esquece-se deliberadamente Caxias, Tarrafal, Aljube, Peniche e a sede da PIDE na Rua António Maria Cardoso onde a polícia suicidava presos da janela para a rua. A mulher do embaixador Álvaro de Lins assistiu em directo a uma dessas quedas macabras que o ditador desvalorizou.

.


Esquece-se o Tarrafal, Timor e o Campo de S. Nicolau, em Angola. Insultam-se os que se exilaram para não serem cúmplices da guerra colonial, onde se mataram mulheres e crianças com Napalm e se torturaram e assassinaram soldados do PAIGC, FRELIMO e MPLA.

.


Silenciam-se as torturas do sono, estátua, choques eléctricos, queimaduras de cigarros, simulações de fuzilamentos e agressões aos presos políticos.

.


Tive um colega e excelente amigo, Alfredo Pereira, que era sargento cadete na revolta da Mealhada. Foi demitido do exército e, em cada emprego que arranjava, era demitido 2 ou 3 dias depois por pressão da PIDE junto da entidade patronal. Valeu-lhe o patrão do Laboratório Seber que recusou a chantagem. Pagou-lhe o Pereira com dedicação exemplar e a recusa de melhores lugares quando chegou o 25 de Abril.

.


Não costumo responder aos anónimos que fazem desafios nas caixas de comentários mas lembro aqui o massacre de Wiriamu (Moçambique),cerca de 400 mortos, e os muitos que foram morrer a casa, saídos com tuberculose das enxovias da PIDE.

.


Bastaria a ausência de liberdades sindicais e a existência de um partido único para fazer corar os que tão depressa esqueceram um regime de terror, opressão, guerra e perseguições.


posted by Carlos Esperança @ 2:28 AM 5 comments

Espanha - O Parlamento é a casa da democracia

Rajoy felicita Zapatero
Foto: EFE / MANUEL H. DE LEÓN (ontem)

posted by Carlos Esperança @ 1:31 AM 3 comments

Sexta-feira, Abril 11, 2008
Zapatero inicia segundo mandato


José Luís Rodriquez Zapatero foi investido, pelo Parlamento, primeiro-ministro espanhol para um segundo mandadto, com uma maioria de 169 votos. Registaram-se 158 votos contra e 23 abstenções.

posted by Carlos Esperança @ 6:05 PM 1 comments

Uma recusa legítima...

Nota: O PS é quase sempre infeliz e injusto a tratar de questões militares.

posted by Carlos Esperança @ 2:06 PM 16 comments

Nunca fiando...
Mário Machado, principal arguido do processo que julga 36 arguidos de extrema-direita por crimes como a discriminação racial, assegurou ontem em tribunal que a Frente Nacional (movimento nacionalista que liderou) já não existe. Hoje, assegura o líder skin, "sou militante do Partido Nacional Renovador (PNR), onde já militam muitos nacionalistas".



posted by Carlos Esperança @ 1:49 PM 4 comments

«As gatas apressadas parem os filhos cegos»
O aforismo popular tem na versão «as cadelas apressadas parem cães tortos», o mesmo apelo à ponderação e igual advertência à imprudência.

O PSD faz falta à democracia, independentemente das simpatias ou antipatias que gera, muitas vezes por mero clubismo surgido da falta da cultura democrática de um povo que sofreu uma tão longa ditadura e uma desastrada guerra colonial. Por isso devem as suas elites preservar a massa crítica que lhe permita ser poder sem graves danos para o país.

Onde andariam as cabeças pensantes do PSD quando permitiram a Durão Barroso, cujo carácter é bem mais débil do que a sua preparação política, o acesso à liderança do PSD e à presidência do Governo? E quem foi responsável, depois, por essa tragédia chamada Pedro Santana Lopes?

Estes antecedentes convenceram Luís Filipe Meneses de que podia substituir Sócrates. Poder, até podia. O problema era o preço a pagar por um novo erro de casting, a somar a Barroso e Santana Lopes. Meneses não possui a experiência, cultura e preparação para liderar um Governo. Não é Soares, Balsemão, Cavaco, Guterres ou Sócrates. Falta-lhe a capacidade e o próprio convencimento. Não tem a experiência, a seriedade e a postura de Estado de Marques Mendes substituído pela pressa de aventureiros ansiosos.

Numa altura em que as incertezas económicas se agravam no mundo, em que o sistema financeiro está em crise, as matérias-primas atingem preços exorbitantes e o modelo de desenvolvimento parece esgotado, só o PSD poderia ter-se lembrado do presidente da Câmara de Gaia para primeiro-ministro.

Bastou ouvir o discurso na Madeira ou vê-lo a debitar inanidades pelo País para se perceber que não há naquela cabeça uma ideia, um plano ou um projecto para governar Portugal. Há ali, como advertiu Pacheco Pereira, um sindicato de interesses que viu em Meneses uma alavanca para a conquista do poder.

Perante o fracasso que as sondagens reflectem, face ao desespero e arrependimento, só resta aos responsáveis por esta desgraça a que chegou o PSD criar o clima de crispação, medo e angústia que vai corroendo o País e minando o crédito das instituições.

Enfim, a pressa das gatas (leia-se apoiantes de LFM) pariu um filho cego.

posted by Carlos Esperança @ 12:02 AM 4 comments

Quinta-feira, Abril 10, 2008
Reclamação contra o Ponte Europa
Caro Esperança:

Dois amigos dirigiram-se-me, interrogando-se das razões que levam um blogue a permitir a inclusão de comentários insultuosos de alguns leitores, onde se recorre frequentemente à linguagem desbragada, típica dos "carroceiros", e sobre os quais não se exerce uma legítima prática censória, à qual nenhuma equívoca sensibilidade, apoiada num qualquer preconceituoso escrúpulo, se pode opor.

Um deles, incomodado, já há uns tempos que deixou de enviar comentários, tal foi a "experiência vexatória que viveu". Embora a culpa seja sempre de quem ofende e de quem veicula a ofensa, e não de quem é ofendido, o que é certo, é que é este último que tem de invocar os princípios da "decência" e da "elevação moral", sem os quais nenhuma relação, mesmo que apenas epistolar, pode ser mantida.

Um abraço

a) leitor devidamente identificado

Nota: Apresento ao leitor as minhas desculpas e comprometo-me a tentar fazer do Ponte Europa um lugar melhor frequentado.

posted by Carlos Esperança @ 11:19 PM 15 comments
Anónimo disse…
"É uma excelente notícia. Qualquer líder que se siga será sempre mais credível porque pior era impossível."

Desde que Felipe Menezes disse, nas vésperas das últimas legislativas, que não se candidataria à liderança do PSD se Santana Lopes o fizesse, tudo disse para mim e sobre a sua credibilidade.

"Muito pior" é impossível, mas "pior", apesar de tudo, é possível ainda. Basta pensar no próprio Santana Lopes.. Ainda há-de voltar às luzes da ribalta no PSD. Apenas temo pela sobrevivência desse partido.

Diogo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides