Autonomia alargada para o Kosovo?

Teoricamente, num mundo perfeito, o ideal para o Kosovo seria uma autonomia alargada no seio da Sérvia. Mas parece-me que tal autonomia é impossível de concretizar na prática, uma vez que as posições se extremaram tanto que a continuidade da maioria albanesa do Kosovo na Sérvia é insustentável. Massacres e intolerância de ambos os lados, uma geração perdida de albaneses que foram excluídos do sistema de educação e do sistema de saúde.

Para além disso, que garantias teriam os albaneses de que, a obterem um estatuto de autonomia alargada no seio da Sérvia, esse estatuto não seria posteriormente reduzido ou mesmo extinto, como já aconteceu no passado recente, em 1989? Como é que se pode convencer um Kosovar que essa autonomia seria respeitada por um país em que a extrema-direita nacionalista obtém 48% dos votos numa eleição presidencial e é o partido mais votado (sendo que o seu líder está detido preventivamente em Haia, sendo julgado por genocídio)?

Outro argumento ainda prende-se com a questão económica. Nos noventa e cinco anos que o Kosovo pertenceu à Sérvia, o que é que os seus sucessivos governos fizeram para desenvolver o território? Quase nada. Que garantias poderiam ter os albaneses de que uma nova autonomia no seio da Sérvia veria alguma réstia de esperança de prosperidade?

Admiro muito o povo sérvio, a sua cultura, a sua língua que me orgulho de saber falar, admiro a espontaneidade e a enorme generosidade do seu povo. Tenho laços de família com cidadãos sérvios. Mas, o estado sérvio, com os políticos que tem, e com a conduta face aos seus vizinhos que tem revelado à saciedade nas duas últimas décadas, não merece qualquer credibilidade em matéria de protecção de minorias por parte dos seus vizinhos ou da comunidade internacional. E é por isso que a Sérvia perde o Kosovo, tal como perdeu a federação jugoslava, tal como perdeu o Montenegro, e não por qualquer sentimento de vingança contra o bravo povo sérvio, que desde a Idade Média sempre se bateu fielmente ao lado do Ocidente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides