Alvaiázere – Um presidente da Câmara à medida


No último Sábado, para fingir que ainda está vivo e rivalizar com Santana Lopes, líder parlamentar, Luís Filipe Meneses deslocou-se a Alvaiázere na qualidade de presidente do PSD. O primeiro apareceu nos noticiários das televisões e o segundo foi notícia nos jornais regionais. Problemas de uma liderança bicéfala e de uma cabeça ainda pior do que a outra.

Quem surpreendeu foi o presidente da Câmara local. Não é um primata insensato, um solípede à solta num comício, a bolçar alarvidades, é um político ambicioso, medíocre cidadão, de rudimentar cultura e imenso analfabetismo político, a que não serão alheios a juventude e o habitat.

Paulo Tito Delgado Morgado é o nome do jovem edil que chamou a Sócrates «ditador prepotente» e fez outras acusações ao estilo de Alberto João Jardim, sem a ousadia nem a experiência do mestre. Tratando-se de luta política, o exagero e a truculência fazem parte da liturgia dos comícios mas há enormidades que não podem ser ditas sob pena de branqueamento de um passado que o autarca desconhece.

«António de Oliveira Salazar era um aprendiz de ditador ao pé de José Sócrates» - disse o irresponsável edil. A enormidade é irrelevante para o primeiro-ministro que foi votado em eleições livres, ao contrário de Salazar que nunca as permitiu, mas é um insulto para os presos sem culpa formada, os assassinados pela PIDE, os exilados políticos, os réus dos Tribunais Plenários, os torturados do Tarrafal, Peniche e Caxias, os demitidos da função pública por motivos políticos, as vítimas da guerra colonial, etc. etc.

Tal afirmação é digna de quem prefira a ditadura à democracia mas não pode ser dita por quem ocupa um cargo por eleição. Quando falta o sentido das proporções, por ignorância ou má fé, pode ser-se eleito autarca em Alvaiázere mas perde-se o respeito dos cidadãos livres do País.

Paulo Morgado é demasiado novo para saber o que foi a ditadura e precocemente velho para aprender princípios democráticos. Lamentável é a pusilanimidade de Luís Filipe Meneses que ignorou tais despautérios e afirmou: «temos um excelente exemplo de como deve ser exercido o poder social-democrata».

Se o PSD não tem melhor!...

Comentários

Anónimo disse…
Infelizmente, o Presidente de Alvaiázere é capaz de ter razão...os ditadores, veem-se na prática, pelas atitudes prepotentes, sem qualquer respeito pelo povo.

Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele...
Anónimo disse…
A criatura já deve ter nascido depois do 25 de Abril, mas isso não é defeito; o que não devia era ter passado da 4ª classe, pela ignorância que demonstra em matéria de História de Portugal e de ciência política. O que é de lamentar é que a população de Alvaiázere tenha eleito um sujeito capaz de deixar sair da boca tais cavalidades. Mas temos de nos resignar: a democracia é o pior dos sistemas políticos, com excepção de todos os outros...

Quanto ao anónimo anterior: contrariamente ao que acontece com os ditadores, o povo terá oportunidade, no próximo ano, de dizer em eleições livres se se sentiu ou não desrespeitado pelo actual 1º ministro.
Anónimo disse…
O senhor C. Esperança passa o tempo a chamar nomes às pessoas, mesmo aquelas que não conhece de lado nenhum e a reproduzir banalidades que na imprensa vão sendo escritas, como aquela de que o povo, em eleições livres, pode escolher o 1º que entender. O Senhor é pior do que aqueles que, livremente, vão associando Sócrates a Salazar. É que, por muito que custe, eles são mesmo parecidos. Senão vejamos: são ambos sacanas, ambos arrogantes,ambos mentirosos e, o pior, é que ambos, com o objectivo de henriquecer o estado, levaram o POVO À MISÉRIA. Querem mais...
Anónimo disse…
e o carlos cidade sempre vai dentro ou nao? Como o Vilar?

ele que andou a tirar um curso à pressa na Bissaya Barreto, onde consta que a exigencia curricular é mediocre. Uma Independente à moda de Coimbra.
Cereja no topo do bolo, conta com o apoio de Manuel Machado para a presidencia da camara de Coimbra. Já Ganhou!!!
Anónimo disse…
Carlinhos Esperança, vai tirar um curso à pressa na Bissaya Barreto para te darem um tachito melhorzinho pá. As credenciais de seminarista não te ajudam lá muito no meio dos ateus socialistas.
Anónimo disse…
O melhor candidato da esquerda de conimbricense é o Vitor Baptista. Com ele o PS já ganhou. A menos que Manuel Machado intensifique o apoio a Carlos Cidade. É destes notaveis do PS que coimbra precisa. Necessita urgentemente dos tempos prosperos da era machado, com a sua politica keynesiana. Abrir um buraco para o fechar em seguida. Cria emprego e ajuda o amigo construtor civil, que por sua vez lhe oferece uma casa em vale de canas. Um homem à frente do seu tempo.Só é pena ter-se reformado tão novo. Ainda tinha muito para dar. Não se sabemos é o quê. Pelos vistos nem ele!
Anónimo disse…
O PS não quer também incluir nas suas listas para a camara, uma labrega que costuma andar a comentar neste blog (ana). Compunha-se o ramalhete dos provincianos cujo mundo para eles começa em souselas e acaba em condeixa.
A maioria absoluta estava garantida.
Anónimo disse…
''Câmaras deveriam apoiar no plano político, administrativo e burocrático o licensiamento dessas actividades. '' by Andre Pereira. O novo Camões
Anónimo disse…
Vergonha de país... então não é que estes arrogantes de direita, amigos do Bush, vão reconhcer o Kosovo como novo país ????

Palermas... nunca mais VOTO PS

por mim acabou ! Traidores e piores que a extra direita !!!
Anónimo disse…
Caros leitores:

Apenas peço duas coisas:

1 - Que os comentários sejam referentes ao post;

2 - Que evitem os atropelos à gramática.

Acham que é pedir muito?
Anónimo disse…
É tempo de eleições internas no PS. Como de costume alguns vão começar a atacar as pessoas sem as conhecer.
Atacam uns porque procuram estudar e valorizar a sua formação, mesmo depois dos 30 e dos 40. Atacam outros porque são auto-didatas. Lançam poeira e lama sobre quem dá a cara e procura dar algum contributo à sociedade.
Veneram os Sebastiões e os salazares, porque têm que se agarrar a alguma coisa.
No fundo, têm problemas do foro íntimo. Provavelmente de fálica natureza.
ana disse…
Este rapazito de Alvaiázere pode realmente ser demasiado novo para saber o que foi a ditadura de salazar. Mas, e os pais? Não terá ninguém na família que lhe possa ter contado? E não terá ninguém que lhe possa ter ensinado o que é o respeito?
A RTP1 passou no último domingo uma reportagem sobre as cheias de 1967. O que se soube na altura sobre esta catástrofe foi "à boca calada". Onde morreram 300 os jornais só podiam dizer que tinham morrido 3.Por infeliz coincidência, voltámos a ter cheias. São feitas entrevistas e mostradas cenas até à exaustão. Quem não gosta de um canal, muda para outro. Assim é a democracia. Temos em quase tudo o poder da escolha. Ainda assim aparecem estes fedelhos sem educação, sem cultura, sem formação, a comparar o que não tem comparação.
Anónimo disse…
"Quem diz a verdade não merece castigo."

Num País que dizem pertencer à União Europeia desde o dia 01-01-1986, estamos muito desenvolvidos a todos os níveis, económico-financeiro, social... A População Portuguesa tem um bom nível de vida ... Dá que pensar!!!
Cada dia que passa temos menos "tostões" no bolso, somos controlados a todos os níveis, temos que dar parecer ao Governo de todos os nossos "passos".
Diz o nosso Primeiro Ministro que tem criado muitos postos de trabalho, pergunto onde?
Os nossos Licenciados se querem "comer" têm que omitir as suas habilitações para conseguir um emprego e auferir o Salário Minimo Nacional e por vezes a "Recibo Verde".
É incrivel mas é verdade.
A nível de Saúde, o nosso Governo está a Centralizar os Serviços, sim é verdade, talvez um dia próximo a população tenha que ir a Lisboa a uma mera consulta médica. Coloca-se um dilema, será que vale a pena pagar taxi, esperar um dia inteiro, para ter acesso a uma consulta médica...É o nosso Portugal, que pertence à União Europeia.

Escrito por uma Alvaizerense

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides