Correio dos leitores. Preocupação

Há dois meses fomos surpreendidos pela notícia da desarticulação de uma célula da Al-Qaeda, pela polícia italiana, que mantinha uma escola de técnicas terroristas, disfarçada de madrassa, numa mesquita da cidade de Pirugia.

O imã, um homem santo, certamente, foi preso. Agora, a notícia vem de Espanha, onde estes casos se vêm repetindo, alarmantemente. Sabendo-se que, em relação ao crime altamente organizado (tráfego de droga, redes de pedofilia e, recentemente, o terrorismo islâmico), a polícia apenas consegue uma eficácia de dez por cento, interrogo-me com preocupação sobre o que estará escondido em cada uma das milhares de mesquitas que livremente se instalaram na Europa, beneficiando do espírito de abertura e de tolerância que a odiada civilização ocidental prodigaliza a todos os cultos e a todas as confissões religiosas.

Será que estaremos a assistir à reedição de um novo Cavalo de Tróia?

Há meses vi, em plena Praça do Chile, uma muçulmana a passear-se vestida com o seu niqabe negro, indumentária feminina que apenas não oculta os olhos, e, por momentos, interroguei-me se, no carrinho de bebé, que puxava, não estariam escondidos explosivos, ao mesmo tempo que me surpreendia com a desfaçatez exibida por aquela mulher em, provocantemente, desafiar a lei que proíbe a utilização na via pública de uma qualquer máscara que não permita a identificação do rosto.

Tudo isto é preocupante!

a) Alexandre de Castro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides