Espanha - Censura ou publicidade?

O juiz da Audiencia Nacional, Juan del Olmo, ordenou a apreensão do último número da revista «El Jueves» por injúrias ao sucessor da coroa, invocando como motivo a caricatura da capa da publicação que – segundo o juiz – denigre os príncipes das Astúrias, mantendo relações sexuais.

O director da revista satírica foi ainda intimado a identificar os autores da caricatura considerada infamante.

Adenda - el jueves.com

Comentários

Anónimo disse…
Qdo foi dos moameds,ai qu'eles são uns fanáticos.ingora que é da oligarquia monarquica parasita(há q o dizer)espanhola já é uma ofensa do cuaraças.Viva esta merda de democracia capitalista.Um destes dia vamos ver muitas leis do Reichtag como leis constituicionais.tUDO EM NOME DA DEMOCRACIA dos conselhos de administração das empresas,esse paradigma da democracia.NON SENSE!!!!
Anónimo disse…
Estou a ver que não é politicamente correcto postar sobre o assunto em epígrafe...(eheheheh).Onde estão as virgens todas que se atiraram aos islamitas,a defender a 'liberdade de expressão'?Onde é que andam essas putas todas?Ah!agora é altura dos bacanais,tou a ver...
Manel disse…
E logo à canzana!
Boa.
e-pá! disse…
Um excesso de zelo ou mesmo um abuso de autoridade da parte do juiz. Não conheço a lei espanhola, mas sei interpretar imagens. Ninguém está a cima da crítica, do humor, do sarcasmo. Não podemos confundir cartoons com desrespeito. Não há poderes de origem divina. Em Espanha isso acabou com o fim do franquismo. Franco é que gostava de intitular-se "caudilho pela graça de deus"...

Se, há ofensa, e os supostamente visados principes tem a liberdade de se sentirem ofendidos ou prejudicados na sua imagem, essa questão deve ser dirimida nos Tribunais. Não com medidas cautelares como é a apreensão da revista "El Jueves". Os juizes não podem ser usados como "sacerdotes" lidimos defensores do templo do Poder (neste caso régio) e guardiães do recato, da contenção e do bom comportamento.
De facto, neste caso, podem conjugar-se as duas situações: censura + publicidade.

A mim parece-me suposto, diria mesmo natural, Suas Majestades, fornicarem. Senão como teria nascido a recém princesa Sofia?
Por obra do Espirito Santo?

A caricatura é mesmo, e ´só, uma caricatura. Não denigre nada.
Fornicar é humano.
Só se for pela posição. Não me digam que o politicamente correcto só permite a posição de "missionário".
Anónimo disse…
20 de Julio de 2007?

Escribimos esta nota el viernes, 20 de Julio de 2007, a las 19h. Tenemos la redacción llena de medios de comunicación que nos preguntan el por qué del secuestro de la revista. No sabemos qué responderles. El Jueves ha publicado decenas, cientos de dibujos sobre la familia real ( y sobre políticos, famosos, la ETA y todo lo que se mueve). Incluso hemos publicado un libro, TOCANDO LOS BORBONES, un tomazo de 350 páginas que recopilaba los dibujos más divertidos.

Somos humoristas gráficos y trabajamos conscientes de que nuestra obligación, lo que nos piden los lectores, es que exploremos el límite de la libertad de expresión. Podemos aceptar que, incluso, en alguna ocasión, lo podamos traspasar . Gajes del oficio. Si nos pasamos para eso están los tribunales pero...¿un secuestro? ¿ la policía recorriendo los quioscos de todo el país retirando nuestra revista? ¿ De verdad escribimos esto el 20 de Julio del 2007?
Anónimo disse…
Sapateiro aprendeu com Sócrates, também por aqui se caminha a passos largos para a unificação ibérica.
Anónimo disse…
Anónimo Sáb Jul 21, 10:29:00 PM:

O que é que Zapatero tem a ver com o poder judicial?

Comentar, sim. Dar palpites, não.
Anónimo disse…
ZAPATERO APRENDE COM sÓCRATES !!!
Anónimo disse…
A família real é tradicionalista, posições à canzana... só para o povo.
Saborosa crónica de Ferreira Fernandes no «DN» de hoje:
______


El Jueves (traduzido: A Quinta-Feira) é uma revista espanhola de humor que tem por cima do título esta frase: "Sai à quarta". Esta semana, na sexta, El Jueves, que sai à quarta, foi sequestrada pelas autoridades. Andaram de quiosque em quiosque a caçar as revistas e metê-las nos furgões da polícia.

Na capa de El Jueves, junto ao título, está sempre um bobo. Para dar o efeito que Herman José fazia com uma bola de basquetebol inexistente. Herman contava uma piada e - não fosse não perceberem que ele estava a gozar - rodava as mãos na imaginária bola. El Jueves tem o bobo e tem o aviso de que sai em dia contraditório com o título. El Jueves farta-se de avisar que não deve ser tomado a sério.

Os bobos das cortes tinham chapéus bizarros e guizos. É outra vez a história da bola de basquetebol. Todas as profissões precisam de doses de suor e de talento, mais uma, menos outra, mas sempre essas. Os humoristas precisam também de doses maciças de avisos. E mesmo estes não os livram de sequestros.

O primeiro-ministro Zapatero teve a boa ideia de dar 2500 euros a cada casal espanhol que tenha um filho. Para ilustrar a coisa, os desenhadores de El Jueves matutaram: em quem se pensa quando se fala de casal e de filhos em Espanha? Isso, no príncipe Felipe e D. Letizia. Que até tinham aparecido recentemente em tudo o que são revistas sérias (estou a lembrar-me da Hola!) no íntimo baptizado do último rebento.

El Jueves, que não é séria, pegou no príncipe e na princesa e caricaturou-os a defender a ideia de multiplicar espanhóis. E, talvez para não chocar convicções religiosas de ninguém, juntou-os, ao príncipe e princesa, não na posição do missionário, mas na dos ímpios dos Mares do Sul. Ela de cócoras, ele por trás, enfim. E dizia o príncipe à princesa: "Dás-te conta? Se te engravidar, isto vai ser o mais parecido com trabalho que já tive na vida..."

Como mensagem, cinco estrelas. Enterneceu-me a coabitação - não a dos príncipes entre si, mas deles com o governante socialista, prova da unidade de Espanha. Mais, mesmo republicano, comovi-me com a sugestão de que 2500 euros sabem tão bem a plebeus como a altezas. Sim, achei o desenho ordinarote - mas não é esse o estilo dos bobos? Quando quero arte séria vou à colecção Berardo.

O procurador-geral lá do sítio, porém, abespinhou-se. Mandou, como já disse, a polícia sequestrar a revista, vistoriar os quiosques, abafar o caso. Abafar o caso! Eu, que não frequento El Jueves, vi aquela capa em quase todos os jornais espanhóis. Na edição online de El Mundo, ontem, sobre a foto do tal procurador, que defendia a sua indignação, estava a tal cópula real, em foto, e um convite: "Ampliar foto."
Anónimo disse…
Está a criticar?
Entãio e a coerência com os diversos casos Sócrates!!!!
Está a aplaudir?
Então a corência com os cartoons muçulmanos!!!
Qd se tem duas medidas às vezes fica-se preso a elas, não é...

el s
Anónimo disse…
Não vejo qualquer problema na publicação da revista. Acho algo perfeitamente natural (nos dois sentidos), e como figuras de Estado (mais de Estado, apenas; do que de poder), estão perfeitamente sujeitas e esta tipo de coisas.

Acho, mesmo, salutar.

Diogo.
Anónimo disse…
resquícios da inquisição?...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides