Co-incineração - Polémica em «O Despertar»

Na sequência do meu artigo «Co-incineração e o amor aos lixos» e da resposta que mereceu do Dr. Castanheira Barros (Advogado), em carta do leitor, com o título «Lixo Intelectual», foi hoje publicada a minha resposta, igualmente em «O Despertar».

Aqui fica o respectivo texto:


Resposta ao Dr. Castanheira Barros


Lixo intelectual ou frete partidário?


A carta do Sr. Dr. Castanheira Barros, publicada no Semanário “O Despertar” de 09-03-2007, com o significativo título «Lixo Intelectual», criticando o meu artigo «co-incineração e amor aos lixos», só é inteligível à luz de quem anunciou à LUSA que teria muitos apoios no PSD para vir a integrar o Tribunal Constitucional (sublinhado meu).


No entanto, é meu dever responder-lhe pela consideração que o leitor merece e pelo respeito que nutro pela advocacia:

Manda a prudência que, em vez de aceitar os fundamentos de um especialista… em direito, seja mais cauto aceitar os argumentos da comissão científica independente, adrede nomeada, que demonstraram à saciedade que é muito mais barata do que a incineração dedicada, não produz resíduos de resíduos, é mais amiga do ambiente e proporciona uma eficiente destruição térmica dos resíduos industriais perigosos (RIP).


O estado da arte aponta para a bondade da co-incineração na eliminação dos RIP, desde a legislação comunitária e a norte-americana até ao parecer da referida Comissão Científica, cuja independência política e probidade científica nunca foram contestadas. Só Durão Barroso, em campanha eleitoral, declarou: «Se quatro cientistas apoiam a co-incineração não será difícil arranjar outros tantos que digam o contrário» – num desatino verbal e total desrespeito pela ciência e pelos cientistas.


Os adversários da co-incineração, após cada derrota, exigem nova desforra, indiferentes a que Portugal se tenha transformado numa imensa montureira com mais de 1400 locais contaminados com milhões de toneladas de RIP à solta.


Felizmente vivemos num Estado de direito – e bem –, o que me impede de criar o «Tribunal do lixo», objectivo que o Dr. Castanheira Barros me atribui e que – ainda melhor –, impede que a sua opinião faça jurisprudência.

Só mais três rápidas observações:

1 – Quando me acusa de subserviência às teses do Eng. Sócrates comete o erro de me atribuir um comportamento ético indigno que a minha postura cívica desmente;


2 – Quando afirma que «Para termos um País mais limpo e um ambiente mais sadio é que andamos a lutar contra a co-incineração dos resíduos perigosos e contra o lixo intelectual que anda por aí a céu aberto», não percebi se usa o plural majestático ou fala em nome de alguma associação partidária, sendo certo que «contra o lixo intelectual que anda por aí a céu aberto» basta, como profilaxia, o recato domiciliário;


3 – Quanto à sanha em relação aos «interesses das cimenteiras e seus lacaios», é a sua opção ideológica que me cabe respeitar na forma e no conteúdo.


Temo que, em vez do artigo de opinião que pretendia escrever, o Dr. Castanheira Barros tenha gerado um panfleto partidário. Tanto pior, porque – como diz – o pior dos lixos é o intelectual.

Comentários

Anónimo disse…
Hoje, quando circulava no IC2, no sentido da Baixa, vi um grande cartaz dizendo; "ELES QUEREM QUE COIMBRA SEJA A CAPITAL DO LIXO", fiquei contente, há por aí cidadãos activos contra o que Sócrates quer para a nossa cidade.

A CO-INCINERAÇÃO, não passará.

VIVA COIMBRA LIMPA.
Vítor Ramalho disse…
A CO-INCINERAÇÃO, não passará.

VIVA COIMBRA LIMPA.
Anónimo disse…
Seja como for. Despachem-se!!!
Anónimo disse…
esta maltosa só usa este argumento para andar á tona,é a velha politica de nada fazer mas ser contra quem faz.
Anónimo disse…
O Dr. Castanheira Barros membro do Tribunal Constitucional?!
Ah! Ah! Ah!Ah!
Anónimo disse…
Ah! Ah! Ah! Ah!
Anónimo disse…
Ah! Ah! Ah! Ah!
Anónimo disse…
Está de parabéns o Dr. Castanheira Barros.
A resposta do diz que sim a todo o lixo que o Engº Sócrates (licenciatura adquirida na grande Universidade Independente, repito Independente)produz confirma isso mesmo.
CE não se enxerga mesmo...
Anónimo disse…
justo:

Dê-me um argumento contra o que escrevi para fingir que sabe do que está a falar.

Os parabéns ao futuro Conselheiro do TC mande-lhos pessoalmente. Quanto ao resto, não vem a propósito.
Anónimo disse…
Ainda estou cá a pensar nessa do Dr. Catanheira Barros...Ah! Ah! Ah! no Tribunal Constitucional! Ih! Ih!Ih! Ih!
Anónimo disse…
Castanheira Barros no Tribunal Constitucional se o PSD o apoiar, é verdade... decerto tem ganho pontos pela sua cruzada, contra a co-incineração.

Ao invés, há gente que na mira dalguma benesse, diz sim, a tudo que Sócrates vomita...haja honestidade.

VIVA COIMBRA LIMPA, SEMPRE.
Anónimo disse…
Nunca vi Sócrates a vomitar.
Mas já vi de facto muita gente à procura de benesses...como ir para o Tribunal Constitucional!
Haja honestidade!
Anónimo disse…
Co-incineração, por exemplo no Parque Natural da Arrábida, é mesmo só para causar lixo, e posso dizê-lo com alguma propriedade que há muita gente neste Distrito, que desconhece o que é tal, e demais "alíneas subjacentes" ao processo.
Co-incineração em Souselas, só se pede bom senso pois não só a população de Souselas, como a das povoações limítrofes foram ao longo de anos (e muitos) sacrificads pelo pó da cimenteira.
Por fim,não tendo capacidade técnica para avaliar, digo tão sómente que é um processo de tratar lixos industriais, que se Legislou para tal e ... quase mais nada; tantas "curvas" tem havido neste Processo, não acham ?.
Anónimo disse…
Vejam só o nível da música que companha este "simpático" site:
http://castanheirabarros.homestead.com/
Anónimo disse…
O site é simpático, a música é óptima e o autor tem demonstrado capacidade, na luta contra a co-incineração.

VIVA COIMBRA LIMPA.
JN disse…
Gostei do tabefe intelectual. Quanto`à co-incineração, sou contra, só em ultimo estágio e sempre perto do sitio que os produz.
A opção por Coimbra é politica e nisso não posso minimamente concordar

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides