Alemanha quer tirar cidadania a Hitler

O Presidente da Câmara de Santa Comba Dão estudará a forma de lhe entregar as chaves da cidade para estimular o turismo?

Comentários

e-pá! disse…
É difícil lidar com os espectros do passado. É doloroso curar feridas e, tanto pior, quando elas são tão profundas que atingem o âmago da Humanidade.
Anónimo disse…
Os alemaes vivem complexados.
Por cá ha quem tente impingir os seus complexos a quem não os tem.
è a mania de imitar, tal como querem fazer de salazar um hitler.
Duas perguntas que teria todo o gosto se me respondesse:
1)Pontos (verdadeiros) em comum entre salazar e hitler
2) por curiosidade qual a sua opinião em relação a Lenine, Estaline, Mao, Fidel; Chavez; Otelo e Soares?
ChicoMartins
Anónimo disse…
O sr Chico Martins devia, talvez, saber, que os alemães viveram complexados, depois da hecatombe que provocaram na Europa, na úlima guerra.
Devia, talvez, saber, que começam a libertar-se do complexo, que duramente os perseguiu, e não sem motivo.
Talvez saiba que há muita coisa que não é comum, entre Salazar e Hitler. Mas alguma coisa de comum permanece, e isso é a história que o diz, não é preciso inventá-lo. Digamos, para simplificar, que cada povo tem o tirano que merece. Ou que lhe baste. Deve ser este o caso.
Também os complexos da direita portuguesa, salazarista nunca redimida, ainda hoje aí andam, apesar da falta de vergonha. Só não os vê quem não quer.
O sr ChicoMartins, com o seu espírito lavado e a sua ausência de complexos, devia ter algum pudor em vir aqui apoiar as opções dum autarca provocador e irresponsável, se não for apenas pacóvio, como é o de Santa Comba.
O tal que descobriu que o fantasma do déspota vai trazer a prosperidade ao concelho.
Em Portugal, a hipocrisia de alguns e a saloiíce de muitos não tem limites.
jrd disse…
Aos poucos, o povo alemão tem vindo a exorcizar os fantasmas da besta que foi o nazi-fascismo.
Com excepção do antigo líder da Baviera Franz-Josef Strauss, todos os dirigentes, da esquerda à direita, mostraram uma grande determinação em lutar contra esse estigma que marcou o seu país.
Chegou agora a vez de retirar a nacionalidade alemã ao psicopata Austríaco.
Quem sabe se o seu discípulo Joerg Haider não vai interceder para que lhe seja conservada a sua nacionalidade de nascimento.
e-pá! disse…
Caro Chico Martins:

Não há dois homens iguais. E os pontos em comum entre os homens podem ser fundamentais, estruturais (pensamento)episódicos, efémeros, etc...

Mas pode haver semalhanças de projecto ou de programas políticos - cada um na sua escala.
Uns megalómanos (Hitler - genocídio), outros "pequeninos" e mesquinhos (Salazar - eliminação física da oposição)...

Faço um pequeno exercício. Pense em Auschwitz e no Tarrafal.
Alguma coisa lhe deve surgir na mente... que o envergonhe.
Anónimo disse…
Eu até iria mais longe, o genocidio na antiga união soviética, a eliminação fisica da oposição em Cuba, na China, na Coreia do Norte etc etc etc, quero acreditar que ao não mencionarem estes exemplos foi puro esquecimento...
Anónimo disse…
Os pontos comuns entre Hitler e Salazar? Seria mais fácil apontar as diferenças.
Para além do bigode e do nariz, o primeiro era mais militarista do que o segundo, mas em compensação o segundo era mais jesuíta, mais untuoso e mais cobarde do que o primeiro. O primeiro foi mais criativo, pois o segundo passou a vida a copiar o primeiro quer no cumprimento que mandava fazer na mocidade portuguesa, quer até nas fardas. De resto… eram farinha do mesmo saco.
Anónimo disse…
CMartins:
A inteligência, o catolicismo e o patriotismo de AOS, levou mais de 10.000 (dez mil)dos nossos jovens a morrer estúpidamente em África.
Se a reacção inicial em Angola, repôr a ordem no norte, era admissivel, o que se seguiu, apenas revela a ignorância e estupidez da direcção política em Lisboa - AOS.
Teve uma vantagem: ajudou a criar um sentimento nacional nos africanos; trágicamente, o que acarretou para a população de origem europeia, os portugueses ali residentes.
Nesse tempo, tinhamos aqui ao lado uma Argélia muito mais francesa que a Angola portuguesa do regime, com um problema semelhante - guerra subversiva.
Felizmente para a França, havia um general De Gaulle que não houve aqui.
Ana: o documento de Moçambique, está mal contado. Na realidade, o jovem africano era suspeito de nada. Teve o azar de ser visto no campo pela tropa/agente da PIDE.
Que tinha necessidade de apresentar serviço. À pancada até haver objectivos/bases para atacar. Muitas vezes inexistentes, fruto de confissões sob tortura.
Nada que não estejamos a assistir numa certa base USA num país perto da Florida.
Unknown disse…
bm

"Ana: o documento de Moçambique, está mal contado. Na realidade, o jovem africano era suspeito de nada. Teve o azar de ser visto no campo pela tropa/agente da PIDE."

e quantos não houve assim? poderia até ter confessado crimes horríveis que jamais tivesse cometido.e, tal como disse, o mesmo se passa hoje, tal e qual
Anónimo disse…
Continuamos a não aprender nada com a História e com os bons exemplos dos outros! Até quando?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides