Aula Aberta do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).


ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 4, NO CAFÉ SANTA CRUZ

Café com “Dinossauros” da Comunicação

Viagem pela história e pelas estórias da comunicação social de Coimbra, com Álvaro Perdigão, Varela Pècurto, Jorge Castilho, Cabral de Oliveira e Sansão Coelho

Realiza-se, esta segunda-feira, pelas 21h 30m, no Café Santa Cruz, mais uma edição das Aulas Abertas do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).
Intitulada Café com “Dinossauros” da Comunicação, esta iniciativa vai juntar, à mesa da conversa, prestigiados profissionais do meio jornalístico de Coimbra, profissionais que revisitarão etapas pioneiras do jornalismo nesta região. A moderação cabe ao também “Dinossauro da Comunicação” Sansão Coelho, docente no ISMT.

ÁLVARO PERDIGÃO, locutor e realizador de Rádio, um dos pioneiros do Emissor Regional de Coimbra da Emissora Nacional (actual RDP), também antigo colaborador do Diário de Coimbra; VARELA PÈCURTO, fotojornalista e primeiro correspondente da Televisão (RTP) em Coimbra e na Região Centro; JORGE CASTILHO e CABRAL DE OLIVEIRA, jornalistas que prestaram inestimável contributo a uma vasta série de publicações da região (Jornal de Coimbra, Diário de Coimbra, Jornal da Universidade de Coimbra, Centro), para além do exercício de funções em delegações de jornais e rádios nacionais (Jornal de Notícias, Comércio do Porto, TSF), são chamados a evocar, junto dos jovens estudantes de Comunicação Social, antigos tempos e antigos companheiros de profissão.
Trata-se de uma sessão aberta a todo o público de Coimbra.

Recorde-se que, pelas Aulas Abertas do Instituto Superior Miguel Torga passaram já nomes como Carlos Esperança (blog Ponte Europa), João Campos (actual Director do Diário de Coimbra), João Henriques (correspondente do Correio da Manhã), Paulo Marques (jornalista do Diário As Beiras), e Rui Avelar Duarte (ex-Director de Informação da LUSA e actual jornalista do Campeão das Províncias).

A Direcção da Licenciatura em Comunicação Social do ISMT

Comentários

Anónimo disse…
Permitam-me que apresente os meus cumprimentos a todos esses homens da cultura que vão estar presente nesse acontecimento.

Aliás, não é possível nem justo falar de Torga e não pertencer a esse universo das letras.

Torga ficaria magoado, ele que disse: “É preciso fazer um esforço contínuo para amar o presente.” Que os presentes o saibam honrar.

Manuel de Brito/Porto
Anónimo disse…
Meu caro Carlos Esperança:
O Jornal de Coimbra não foi fundado apenas por Jorge Castilho, mas em sociedade na empresa proprietária -Audimprensa- em quotas iguais, com Fernando Pinto que teve a coragem de se despedir do Diário de Coimbra de que era Director o Dr. Lino Vinhal (actual Director do Campeão das Províncias), para abraçar este projecto.
Pelo contrário, o seu ex-sócio preferiu não sair do Jornal de Notícias.
Ao fim de três meses, devido a métodos e formas de gestão diametralmente opostas, apresentei ao Jorge Castilho uma proposta de compra ou venda de quota; ele optou pela compra que pagou quando e como quis.
Durante um jantar que ofereci no Aviz em Coimbra, despedi-me dos colaboradores do jornal(designadamente, do falecido João Bravo, Fernando Madaíl, Manuel Correia, entre outros).
Senti-me magoado e revoltado quando, na passagem do primeiro aniversário, se falou de toda a gente e foi omitido o nome do co-fundador Fernando Pinto.
Pelo contrário, utilizou-se uma escrita deturpadora e brejeira, insinuando que tinha abandonado o projecto por medo ou falta de capacidade profissional, enquanto que outros "resistiram..." ao leme duma nau que, nesse momento, começava a meter água.
Longe de mim querer "chegar o guardanapo à frente", até porque é pouco prestigiante para alguém ver o seu nome associado ao Jornal de Coimbra que, em estado moribundo, veio a ser comprado pelo Grupo do Diário de Coimbra.
A história da Comunicação Social de Coimbra não se compadece com a pequenez dos que se autoproclamam arautos de um papel jornalístico que a verdade lhes não consente.
Tal como então, também hoje, para o bem e/ou para o mal, assumo o meu papel com a mesma honestidade e frontalidade que sempre tentei assumir nos projectos em que me envolvi.
Um abraço,
04.12.06
Fernando Pinto
Anónimo disse…
Caro Fernando Pinto:

O espaço deste blog (embora modesto) está sempre aberto às tomadas de posição dos seus leitores.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides