Cultura. Exposição «Kyrios».

Encontra-se em exposição na catedral de Ciudad Rodrigo, a cerca de 30 quilómetros de Vilar Formoso, uma exposição de arte sacra – pintura e escultura –, com duzentas peças, seis delas portuguesas, de extraordinário interesse histórico e estético.

O profissionalismo com que foi organizada, o cuidado na selecção das peças e a criteriosa sequência, fazem desta exposição «As Idades do Homem» uma admirável viagem através da cultura judaico-cristã, tendo Cristo como protagonista.

Convém lembrar que «Kyrios» é a palavra grega que significa «Senhor» e que, atribuída a Cristo, é pretexto para a evocação do Novo Testamento, das manifestações de fé e da liturgia da Igreja católica.

Excelente pretexto para crentes e não crentes se familiarizarem com belos testemunhos de arte sacra, até ao próximo dia 8 de Dezembro.

Comentários

Anónimo disse…
Há um aspecto da "arte sacra" que sempre me entusiasmou.
Refiro-me aos vitrais (logo a seguir vêm as tapeçarias).
Os vitrais "encontram" a luz, as cores, os reflexos e as penumbras. São a interface policrómica entre o cinzento interior dos Templos e o exterior (Mundo) radiante e radioso.
Alguns policromos e grandes murais (de cerâmica), associam-se às potencialidades estéticas dos vitrais e acabam por completar a "arte dos mestres vidraceiros" como, p. exº., Jean Bazaine.
Por outro lado, os vitrais "não figurativos" que, desde Alfred Manessier, com polémica e escândalo, se foram impondo nos Templos (como por exemplo na Igreja do Santo Sepulcro de Abbeville), dando lugar a uma brilhante partilha estética no contraste com a densidade pétrea das naves e dos sombrios e sorumbáticos espaços interiores, profanamente excitados e vivificados pelas policromias dos vitrais.

Quando ocasionalmente, ou por curiosidade cultural, visito um ambiente sacro, vou à procura de vitrais.
Nunca me senti estimulado para visitar uma exposição de arte sacra. Não consegui, neste âmbito, ultrapassar a limitada, mas para mim estusiasmante, contemplação vidraceira (ou vitraleira).
Todavia, sei que nessas exposições se podem encontrar preciosas obras culturais.
Anónimo disse…
esperança, és um vómito...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides