Marcelo – comentador em proveito próprio

O comentador do PSD na RTP, com inegáveis dotes de comunicador, é a voz de um social-democrata fazendo o seu caminho, e dificultando o dos adversários, à espera da segunda oportunidade.

Na última homilia discordou da promulgação da lei eleitoral do Açores pelo PR, por falta de consenso com o PSD – crítica feita por Cavaco Silva –, mas que se arriscava a manter o apoio de dois terços dos deputados numa segunda votação.

O PR averbaria uma derrota política inútil e seria obrigado a promulgar a lei de que só o PSD discordou, por más razões. A anterior, contrariando a proporcionalidade, favorecia-o.

A lei é, de facto, injusta mas por razões diversas das invocadas pelo PR e repetidas pelo avençado comentador.

O 10.º círculo eleitoral (mais cinco deputados na Assembleia Regional) melhorou a proporcionalidade mas o número de 57 deputados é um exagero que a unificação num único círculo eleitoral deveria reduzir para um terço.

Esta é a razão, a única razão, que torna a lei má e que ninguém pôs em causa.

O mesmo critério dos Açores é válido para a Madeira onde o exagero de pessoal político não tem paralelo no Continente. Não há, aliás, racionalidade económica ou necessidade administrativa que justifique a dimensão faraónica dos órgãos regionais.

Nenhum partido, nem o Governo, nem o presidente da República, nem a comunicação social, tão solícita a querer reduzir o número de deputados da AR, capaz de eliminar os pequenos partidos, condena as largas dezenas de deputados das Assembleias Regionais dos Açores e Madeira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides