Souselas tem a pior saúde de toda a Região Centro ?

Sob o título em epígrafe, foi publicado no último Boletim da Ordem dos Médicos um artigo que se recomenda pela actualidade, qualidade e idoneidade moral e intelectual do autor.

H. Carmona da Mota

Comentários

Anónimo disse…
Bem. É preciso cautela na interpretação do artigo do Prof. Carmona da Mota que, fundamentalmente, questiona questões metodológicas. Daí a tirar ilações políticas vai um abismo.
As questões metodológicas que se levantam à volta deste problema resultam da falta de tempo (a pressa - a precipitação - é do Governo ...) para estudar um assunto complexo que envolve não só Souselas mas o perfil sanitário da região Centro. Senão tudo pode estar mal, nomeadamente a prevalência de doenças na Região Centro ou na sub-região de Saúde de Coimbra. É necessário que haja uma análise comparativa que confronte situações estudadas do mesmo modo e com o mesmo rigor. Será difícil arranjar isso de um dia para o outro, já que, sabemos que, em Portugal, o rigor dos dados epidemiológicos disponíveis relativos à Saúde são uma ...miragem (podemos chamar virtuais)!
Por outro lado, os "timings" políticos (...já agora meto os económicos) são, para os governantes, inadiáveis.
O esclarecimento cabal e taxativo das questões sanitárias pode esperar...
O Prof. Carmona da Mota muito embora seja uma referência sólida e respeitável no "Mundo da Pediatria", não é um técnico de saúde pública, nem um epidemiologista.
Estes últimos nunca são chamados a depor.
Quem fala são, sempre..., os Engºs da "Comissão Independente".
Esses parecem nunca ter dúvidas nem se enganam...(quem me fazem lembrar?)
Vítor Ramalho disse…
Pelos vistos o governo xuxialista quer dar uma ajuda para a tornar ainda pior.
Manel disse…
A ignorância ainda se apresenta como vitoriosa. E é sobre a ignorância que se suporta a demagogia daqueles que são contra , só por ser contra a qualquer coisa sem apresentar uma solução minimamente capaz, em termos técnicos e científicos.
O assunto que se debate é técnico e é científico.
O resto é demagagia.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides