Serviço Nacional de Saúde


Correia de Campos desconhece a Constituição da República ou julga que é ministro de um Governo PSD/CDS?

Desmantelar ou subverter o SNS tem sido o objectivo da direita, ao longo dos anos.

Transformar a maior conquista de Abril e o principal instrumento da qualidade de vida dos portugueses no paradigma neoliberal «Quem quer saúde, pague-a», é um objectivo incompatível com a natureza e o os objectivos do PS.

Comentários

""#$ disse…
Carlos:correia de campos julga que é ministro de um partido neoliberal - algo ainda mais distinto e diferente do que o psd/cds.

Quanto aos objectivos do ps,são precisamente esses: desmantelar o sistema social e impor o paradigma neoliberal.

O ps socialista já morreu há muito tempo atrás. Até agora apenas tem conseguido manter sobre as pessoas; a ilusão de que tal não é o caso.

A "natureza" do ps já foi subvertida, e os objectivos de socrátes e companhia são inteiramente distintos e diferentes dos objectivos(se é que tem alguns)dos militantes e simpatizantes.
O resultado está à vista...
Anónimo disse…
a substituição do termo "taxa moderadora" por algo como taxa financiadora, ainda que sem alterações dos valores em causa para o utente, revela uma mudança de filosofia que em muito me desagrada. A saúde é um bem precioso e o financiamento dos serviços de saúde não pode passar pela sua procura!...
O SNS não devia vender saúde...
Anónimo disse…
O PS está a ganhar uma aversão canina a tudo o que é política social. Tudo o que bule subordinado à óptica
do lucro.
O Estado não se considera obrigado a ter prestações sociais. Não foram eleitos neste esquema. Vestiram o casaco de neo-liberais rapidamente. A Direita não precisa de se preocupar - tem quem lhe faça o trabalho.
Tudo bem. Fomos "comidos" nas últimas eleições. Mas vamos encontrar-nos de novo.
Entretanto, se o Estado continua a alijar a carga social do seu bojo, porque continua a cobrar impostos?
Para quê?
..
Numa lógica puramente economicista, extinguir-se um dos poucos serviços públicos de qualidade (12º mundial - ranking ONU). Não dá para acreditar.

Para que servem então os nossos impostos?

Eu sei, já mal chegam para alimentar esta máquina chamada Administração Pública, estruturada de uma forma clientelar à medida da proliferação da necessidade de criação de "jobs for the boys".

Cumprimentos,

Antonio Felizes
http://regioes.blogspot.com
..
Anónimo disse…
Pedro Silva:

Entre o que concordo e o de que discordo não posso deixar de lembrar Miguel Frasquilho, António Borges e outros boys da escola de Chicago ou aparentados.

O PS tem socialistas que estão vigilantes e o PSD quase não tem sociais-democratas.

Quanto ao CDS é um perigo em vias de extinção.

O meu objectivo é conciliar a liberdade com a justiça social. E, fora do PS, não vejo que partido esteja à altura.

Post scrptum - A resposta também serve para o António Felizes.
Anónimo disse…
C.Esperança:
Não há vigilância interna que valha ao PS...
Ainda este mês o Min. da Saúde deslocou-se, pranzenteiramente, à nova Clínica da Sonae (Clínica de Saúde Atlantica) de braço dado com o Sr. Engº. Belmiro.
Foi uma mensagem do poder para os utentes do SNS.
Uns dias antes, o mesmo ministro já tinha estado noutra iniciativa do Engº. a chamada "Missão Sorriso" promovida pelo Continente.
Bem, o PS, uma vez no governo, tem uma atração fatidica pela Sonae que remonta de longe. Relembramos as prestações do ex. Min. Finanças - Pina Moura, a deslocação de membros do governo à implosão de Tróia, etc.
C. Esperança: estas apetências e estas gravitações necessitam de ser vigiadas. Senão, como podem os portugueses confiar que, p. exº.: na actual "operação PT", haverá insenção e estarão garantidos os interesses nacionais?
Não tenho conhecimento de qualquer reflexão do PS sobre estes caminhos ...invios!
""#$ disse…
carlos

""O meu objectivo é conciliar a liberdade com a justiça social. E, fora do PS, não vejo que partido esteja à altura.""

Concerteza, carlos, mas o problema(quanto a mim) já não é esse.
É dentro do ps,o problema.
esta "política" está a ser conduzida de dentro para fora e irá rebentar com o PS a médio-longo prazo.
Quando o PS for rebentado,e a erosão da ideia de esquerda na sociedade for implementada, aí tarefa será mais difícil de voltara reerguer essa mesma ideia de esquerda. Depois de desmontado o SNS,por exemplo... já não se pode voltar atrás,a não ser que exista uma revolução sangrenta nas ruas - algo não desejável.
e estou à vontade para falar contra isto porque sou utente do hospital amadora sintra ,a primeira "experiencia" de prvatização de hospitais e posso garantir que a "experiencia" em termos de resultados é miserável...e garanto por experiencia pessoal...

Existem socialistas que estão vigilantes ,mas que são só isso - vigilantes. Mandar ,não mandam nada... e quanto aos militantes de base, então aí nem digo nada. Já li na blogosfera; militantes do ps a apoiarem o tratado constitucional europeu(um festival de neoliberalismo) e a directiva bolkenstein. Mais palavras para quê?

Carlos, oportunamente, no "armadilha" vou lá inserir um texto acerca de algo que foi feito em agosto de 2005 - pós rejeição do tratado ,que irá demonstrar(pelo menos assim espero)que TODOS e digo mesmo todos devemos preocupar-mo-nos muito acerca da vaga neoliberal que ameaça a europa. E no caso específico portugal,que quase funciona como um micro laborátorio...

Ainda estou a trabalhar o texto e ele depois será lido pelo cão rafeiro para me dar uma opinião e ser corrigido e re-aumentado.

Por isso que me chegou as mãos,é que estou extremamente preocupado com os "socialistas vigilantes".
Sem querer ...alfinetar...,mas parece-me que vigiam muito ,mas nada vÊem....

E carlos ,borges ,frasquilho e etc´s nada diferem de correia de campos. CC passou um ano e meio no banco mundial a "estagiar" para aprender a melhor privatizar o SNS...
Anónimo disse…
O carlos silva tem carradas de razão.
Mas o problema é estrutural e, pior, constitucional.
O governo emanado da maioria partidária vencedora de eleições é vigiado (fiscalizado)pelo próprio partido na Assembleia da República.
E, no caso vertente, reunem-se mensalmente para acertar ... a vigilância ?
O chefe do governo é o chefe partidário, está tudo dito!
Conclusão preliminar: na falta de melhores soluções democráticas o melhor será não haver maiorias absolutas.
A tão reclamada estabilidade política não é um valor democrático em termos abstratos, devendo ser a consequência natural de uma boa governação.
..
Caros Senhores,

Esta "discussão" leva-nos a tentar reflectir sobre o que são hoje os Partidos Políticos.

Muito sinteticamente vou deixar aqui o pensamento dos mais prestigiados cientistas políticos:

Robert Michels - introduz o conceito de lei de ferro da oligarquia que explica como uma minoria dentro do partido dirige inexoravelmente a maioria e esta não terá alternativa. O segredo deste domínio chama-se organização.

Ostrogorsky – lançou o conceito da máquina partidária como uma sofisticação da organização.

Wright Mills – desenvolveu o conceito de elite de Poder que nos diz que a classe política tinha muito pouco a dizer, limitavam-se a funcionar como mera caixa de ressonância da verdadeira Elite de Poder (elites económicas, elites sociais etc.)

Shumpeter – reflecte sobre a problemática dos políticos profissionais associando-a a questões como o emprego político e a necessidade de o conservar a qualquer preço, a busca da sobrevivência acima de tudo e não do serviço público.
.
Por hoje fico-me por aqui...

Cumprimentos,

Antonio Felizes
http://regioes.blogspot.com
..
cãorafeiro disse…
carlos, percebes agora as razões da minha revolta contra o PS?

os CHIGAGO BOYS também enxameiam o governo PS.

do psd, eu esperaria isto, mas não tem lata para ir tão longe. estão constrangidos pela ideia deque portugal é sociologicamente de esquerda.

ACHO QUE O PS DEVIA MUDAR DE NOME, POR UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA.

depois admiram-se com fenómenos como o de la fontaine na alemanha.
Anónimo disse…
cãorafeiro:

Percebo as tuas objecções e revolta em relação ao PS.

Normalmente somos mais exigentes para aqueles de quem estamos mais próximos.

Mas já imaginaste o que será um António Borges, um Patinha Antão ou um Miguel Frasquilho? Ou, pior ainda, se não se tivesse desonrado como ministro das Finanças, um Bagão Félix?

No PS ainda há pessoas de esquerda e o pior que pode fazer-se é ostracizá-los ou ver no PS o inimigo principal.

A direita está de rastos mas recupera.
Anónimo disse…
C.E.:
as pessoas de esquerda estão condenadas (à exclusão, à dissidência, à nomeação para a preteleira,à renúncia, etc. )dentro do PS.
este facto que começou na deriva
cristã de Gueterres - sofreu um interregno na vigencia de Ferro - vindo a consolidar-se na era Socrates. O PS virou à direita estndo prisioneiro das ideias neo-liberais e dificilmente se reconciliará com a esquerda. As últimas eleições presidenciais deveriam motivar uma reflexão no seu interior e não o assobiar para o lado tentando afirmar que nada se passou. Diz o povo que "pior cego é aquele que não quer ver".
O cego enfeudamento do min. Correia Campos ao liberalismo economico e social não o deixa ver, ao menos, o texto constitucional.
Ou há um acordo do "Bloco Central" para o mudar?
Anónimo disse…
para "comprar" saude , se calhar até sai mais em conta um passeio a badajoz...
no meio desta confusão onde fica a Constituição? no lixo? ou serve só para enfeitar as prateleiras de deputados e governantes?
Anónimo disse…
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) já veio a terreiro aproveitando a deixa de Correia de Campos.
À boleia das infelizes declarações do ministro vem propor, para este país, soluções importadas da Suécia e de França. O SNS substituído pelo Sistema Privado de Saúde.
Não há tino que controle os devaneios neo-liberais. Num país com milhões no limiar da pobreza.
ah!... grande proposta!
Anónimo disse…
Estando eu totalmente de acordo com o principio de que a saude deve ser tendencialmente gratuita, devo também manifestar o meu realce para a palavra tendencialmente.
Voltamos sem dúvida ao velho problema português, depois de se conquistar um direito ninguém considera um dever abdicar de parte para manter o todo.
Quando o legislador inseriu a palavra tendencialmente gratuito foi para salvaguardar a mutabilidade e adaptação do sistema às necessidades do país.É isso que está a acontecer neste momento e não a profanação de direitos conquistados.
Se o país não gera riqueza teremos de pagar parte do que outrora foi gratuito. É uma regra básica para o equilibrio financeiro. Se assim não fôr qualquer dia só tem acesso à saúde quem tiver mais saúde para batalhar por ela.
Embora custe pode vir a ser esse o futuro, não tão negro como desenham mas efectivamente menos social.
Como diz o ditado ... todos ralham e ninguém tem razão.


The_New_Hope
Anónimo disse…
The_New_Hope:

Porra!
Pagamos impostos para que haja uma política social e de solidariedade.
Todos precisamos, pelo menos, de solidariedade na doença.

Ou pagamos impostos só para sustentar boys?

Ou para criar um bolo orçamental á volta do qual se sentam os empresários, os patos-bravos, etc.?

Ou depois de pagos os impostos vamos ter que andar com a declaração fiscal na boca para, em todo o lado, sermos "re-taxados" ?

Ou as contribuições (impostos)pressupõem retornos sociais por parte de quem as arrecada ?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides