Quem são os infiéis?

(cartoon de Zédalmeida)
.
Os sunitas incendiaram a quarta maior mesquita do Iraque. Os xiitas, que detêm o poder, retaliaram com violência.

O ódio anda à solta entre os dois ramos do Islão. O Iraque é o laboratório da vingança entre crentes unidos por cinco orações diárias e desavindos por dois imãs e, sobretudo, pelo controlo do inexistente aparelho de Estado.

As orações e o ódio vão aumentar. Com imensa fé.

Comentários

Anónimo disse…
Espero que se o Iraque tiver a infelicidade de ser incendiado por uma guerra civil, e dadas as circunstâncias locais também religiosa, não venham deitar as culpas ao islamismo.

PS - Residirá o respensável em Washington DC?
Anónimo disse…
O principal problema interno do Iraque é a inexistência de um Estado. Logo, a inutilidade de um governo.
Depois, surge a questão primordial e que está na base de todos os problemas, isto é, a invasão do Iraque e o actual regime de ocupação.

Nestas circunstâncias mais inútil se torna o governo. Confunde com o agressor (é uma sua criação) e com o ocupante. Trata-se de um governo que não tem qualquer capacidade de mediação entre xiitas, sunitas e curdos.
Logo, o espectro da guerra civil paira sobre o Iraque. Desde há muito tempo - desde a ilegitima invasão.

Neste momento, o pretexto é religioso mas as causas são muito mais profundas. Não vamos cair na simplificação da causa das coisas.
Anónimo disse…
Infelizmente ao assinalarmos mais um ano de ocupação do Iraque, à revelia do direito internacional, continua a vergonha e a opinião pública adormeceu.

Entretanto, o petróleo continua a jorrar...
Anónimo disse…
Portanto, trata-se da luta pelo poder. E só. ...e queimam-se mesquitas, matam-se muçulmanos, sem provocar a indignação das massas?! Aonde as manifestações de rua contra estes crimes? Os escrúpulos religiosos, as blasfémias, os valores sagrados, quantas balelas a propósito dos inofensivos cartoons? Não há mais paciência para discutir seriamente as sensibilidades dos outros, se esses mesmos não reagem perante uma situação como esta.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides