Olho por olho, dente por dente, caricatura por caricatura

A Liga árabe Europeia está a publicar uma série de caricaturas anti-semitas e de crítica aos tabus europeus.
É uma atitude interessante. Responder a uma ofensa aos seus pensamentos e convicções, mas com respeito pela vida, integridade física, a honra e o património dos outros. Atacando as ideias, usando a sátira a propósito dos preconceitos e pressupostos ideológicos e religiosos, mas sem violar os direitos das outras pessoas.

Na Áustria, na Alemanha e noutros países irmãos da Europa, a ofensa a símbolos judaicos, a negação do holocausto ou o humor a propósito do mesmo são puníveis com penas de prisão. Há uma História, há um sentimento de responsabilidade que aqueles povos ainda alimentam. Quiçá, 50 anos depois – sendo fundamental nunca esquecer! – se possa aprender a lidar com a situação de outro modo.

Por cá, tenho o gosto de pertencer a um povo que tem como Prémio Nobel da Literatura um grande escritor, José Saramago, que escreveu "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Uma 'blasfémia' da primeira à última linha!
Uma ofensa clara aos sentimentos católicos de uma parte do povo português!
E ninguém lhe ofendeu a integridade física, nem houve fortes manifestações ofendendo a sua honra (sem esquecer que um membro do Governo de Cavaco Silva – cujo nome não reproduzo porque não o merece – que teve declarações e actos indignos).

Aprendamos connosco mesmo!

Comentários

Anónimo disse…
É isso! amor com amor se paga...
E que se passa com o DA ?
Rosario Andrade disse…
Caro André,
É um prazer ler-te de novo por aqui.

Quem escolhe um pais de acolhimento, deve ter em conta a cultura e a sociedade em que se vai inserir. Se os valores do pais nao forem aqueles que as pessoas defendem ou se sao absolutamente contra, devem procurar um outro onde tal nao seja um problema.
Por essa razao, eu nunca viveria nos EUA, nao concordo com as suas sociedade e politica. Sou contra apena de morte e contra a guerra em desrespeito pelas leis internacionais.

Cumprimentos de Inglaterra!
Abraciicos!
Geosapiens disse…
...um post interessante até diante da prespectiva que desconhecia...falei sobre isso apresento uma solução mais no meio termo...também pus um anuncio no meu Blog...se quiseres participa...um abraço...
Anónimo disse…
Desde os tempos do ex-presidente da C.M.L. Krus Abecassis, que queria destruir um cinema se apresentasse um filme iconoclasta contra a Virgem Maria, nunca mais houve outro energúmeno capaz de semelhante dislate.

E o filme foi exibido, claro.

Resta dizer que o filme não era obrigatório.
andrepereira disse…
Olá Rosário!
Viva a Europa!
Anónimo disse…
Mas por cá também se gosta da Virgem, ou não?
Um ponto em comum entre cristãos e muçulmanos: o amor pela virgem!
Vamos procurar outros.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides