Freitas do Amaral


O «Ponte Europa» antecipou-se nas críticas ao Governo por não ter defendido, como devia, a liberdade de imprensa como valor irrenunciável da democracia, sem condenar expressamente as manifestações orquestradas pelo clero islâmico contra a liberdade, a laicidade e a tolerância que são apanágio dos países civilizados.

Em democracia não há delitos de opinião e só os tribunais são competentes para julgar eventuais crimes de abuso. Não cabe ao Estado desculpar-se pelo exercício de direitos, por cidadãos seus, nem titubear na condenação de agressões selvagens e violentas.

O comunicado do MNE foi infeliz mas a direita carece de autoridade moral para o condenar.

Não sei se as caricaturas ofenderam muito os mullahs ou se serviram de pretexto para disfarçarem a opressão a que submetem os crentes, para iludirem a miséria e evitarem que os povos reflictam sobre o atraso e despotismo que suportam.

O que não se aceita é que os partidos da direita portuguesa se convertam em arautos da liberdade, em censores do ministro dos Negócios Estrangeiros cuja craveira intelectual e postura ética ultrapassam de longe as dos seus críticos.

É preciso desfaçatez para quem apoiou a invasão do Iraque, com base em mentiras, à revelia do direito internacional e da ONU, dar lições de moral a Freitas do Amaral.

Compreende-se a forma ínvia com que pretendem atingir o Governo mas não se aceita que, perante a subserviência e cumplicidade de Durão Barroso com Bush, o PSD e o CDS ainda não tenham feito um acto de contrição e apresentado desculpas ao país.

Em relação às caricaturas de Maomé, Freitas do Amaral não é de esquerda nem de direita, é de leste. Do Vaticano.

Comentários

.
Caro Esperança,

Também penso, que quer o PSD, quer o CDS, demonstram algum oportunismo nas críticas que fazem ao F Amaral.

Ainda referente ás posições assumidas pelo F Amaral, é preciso contextualiza-las e entendende-las à luz da linguagem diplomática. Esta tem subtilezas que não se compadecem com a amplitude das nossas opiniões "bloguistas".

Cumprimentos,

Antonio Felizes
http://regioes.blogspot.com
..
andrepereira disse…
O Embaixador do Irão felicitou o Governo português pelo comunicado...
Que vergonha ter admiradores destes!
Carlos Alberto disse…
Liberdade de expressão II

Onde estão os arautos da liberdade de expressão?
Na região autónoma da Madeira, uma maioria está todos os dias, a por em causa a Liberdade de expressão consagrada na CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA PORTUGUESA.
Para quando uma manif, para defesa da Liberdade de expressão na Madeira?

Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
(Constituição da Republica Portuguesa)

Falem-me de caricaturas...
Anónimo disse…
O ponte europa, continua distraido!!!! jn. 06.02.14-A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 200 mil euros, em dinheiro, que o presidente da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, José Eduardo Simões, teria guardado no interior do seu carro.
Este montante estaria distribuído por envelopes e foi encontrado na sequência das buscas realizadas pela Directoria de Coimbra da PJ, no início da passada semana, à residência do dirigente desportivo, ao gabinete que ocupou na Câmara de Coimbra (quando exerceu as funções de director do Departamento de Urbanismo) e ainda à sede do clube.
Segundo o "Jornal de Notícias" apurou, parte do dinheiro que estava na posse de José Eduardo Simões seria alegadamente proveniente de donativos para a Académica/OAF, havendo também montantes que seriam seus.
Recorde-se que as buscas efectuadas na passada semana, como na altura afirmou uma fonte do clube ao JN, "tanto podem estar relacionadas com interesses cruzados da política, com o mundo imobiliário e o futebol, como também podem ter a ver com transferências de jogadores".
Aliás, a investigação terá sido desencadeada na sequência de uma denúncia anónima que se referia a alegadas ligações perigosas entre o futebol e interesses imobiliários, visando em concreto a polémica urbanização Jardins do Mondego, empreendimento que acabou, entretanto, por ser embargado.
O proprietário deste empreendimento acabaria também por ser alvo das atenções da Policia Judiciária, tendo decorrido, no mesmo dia em que eram feitas buscas em Coimbra, uma outra diligência, na zona da Grande Lisboa, junto desse empresário.
Nas buscas feitas em Coimbra, além dos cerca de 200 mil euros, os investigadores terão ainda levado alguns documentos.
Contudo, José Eduardo Simões não foi constituído arguido.
Confrontado na altura com a notícia das buscas, José Eduardo Simões afirmava que "viver com a sombra de uma suspeição é o pior que pode acontecer a quem está inocente", ao sublinhar que a visita da PJ pecava "por tardia".
Humberto Coelho disse…
Mas não é por se ser ateu que se terá, naturalmente, uma maior tendência para se defender o respeito pelas sociedades multi-culturais??? Se alguém deu provas dessa falta de respeito, ao longo dos séculos, foram as religiões.

E onde fica a ética jornalista em toda essa história? Não têm valor??

Só falta mesmo alguém dizer que a ética profissional funciona contra a Liberdade. Já não me admirava nada...
Anónimo disse…
O embaixador iraniano já elogiou o Prof. Freitas. Vindo de quem e de onde vem, o cumprimento não é nada edificante.
Mas, para além do galhardete, o senhor embaixador lá aproveitou para meter uma cunha no processo de negação do Holocausto que o seu digníssimo presidente trolha tem vindo a promover.
E agora? Como é que o Prof. Freitas vai descalçar esta bota?
Como é que ele se vai arranjar?
Anónimo disse…
Espero que este blog viva à altura do que defenda (assim como a direita) e inicie uma campanha contra todas as manifestações do estado que se opõe a opinões de cariz racista, uma vez que corta a liberdade de expressão.
Desde logo acabem com toda e qualquer campanha.
Anónimo disse…
Finalmente o porta-voz do Governo veio a público...
para defender as asneiradas que o Prof. F. Amaral escrevinhou num comunicado oficial do MNE e, para além disso, legitimar o que andou a dizer, avulso, quando lhe estendiam um microfone.
Sinceramente, embora o silêncio de Socrates fosse compremetedor, as declarações do porta-voz, envergonham-nos.
Ficamos de cabis baixo perante o "Mundo islâmico" (apesar das declarações do Irão, seremos sempre infiéis)e em rota de colisão (choque) com o mundo dito ocidental. Este governo adora os "choques" (tecnológico, etc.).

Continuando assim, em 2009 (se o Prof. Cavaco deixar), ficará chocado com a... "ingratidão" dos protugueses.
Que a terra lhe seja leve porque a nossa vergonha é pesada (um pesadelo)!
Anónimo disse…
Ao anónimo das 3,23:
Não comece a esfregar já as mãos de contentamento. Tenha calma...
Não confunda liberdade de expressão, laicismo e democracia com xenofobia.
Quer ter liberdade para ser racista? Pois seja, em privado, porque liberdade de expressão é também dignidade.
E, repito, laicismo e democracia são sinónimo de dignidade.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides