Em defesa do S.N.S.

António Arnaut, «pai» do S.N.S.
O Serviço Nacional de Saúde Português (SNS) é francamente bom, apesar dos atrasos nas consultas, dos interesses que o minam, da ineficiência de gestão, dos apetites que desperta e de outros acidentes de percurso.

Tem profissionais competentes, dedicados e eficazes. Muitos. E, naturalmente, alguns oportunistas, madraços e parasitas, como soe acontecer em qualquer sítio. Mas tem, sobretudo, quem o deprecie por má fé, ignorância ou cupidez.

E, ainda assim, é muito bom.

Criticam muitos e poucos defendem o que a todos beneficia. Mais do que mal amado, o SNS suscita ódios de estimação. Ingratidão de muitos, maldade de alguns.

Considerado pela OMS o 12.º melhor serviço de saúde mundial, o SNS desperta apetites vorazes. Em vez de tentarem aperfeiçoar a gestão, pôr cobro a interesses ilegítimos e erradicar o desperdício, é no desmantelamento que os neoliberais insistem.

E então...

Quando um pai vender a motorizada que comprou ao filho, para pagar o tratamento da pneumonia que o rapaz apanhou, vai lastimar-se; quando tiver de se desfazer do automóvel para pagar a operação à vesícula que apoquentou a mulher nos últimos anos, entra em desespero.

Dar-se-á conta da tragédia que lhe bateu à porta quando souber que a assinatura que fez, debilitado, no papel que a mulher lhe estendeu entre lágrimas, foi para autorizar a hipoteca da casa, para poder pagar os internamentos frequentes da doença prolongada que o vitimou, casa que irá ser leiloada por não poder resgatar a hipoteca.

Arrepender-se-á, então, de não ter defendido o SNS e de ter confiado nos partidos que lhe prometiam liberdade de escolha dos cuidados de saúde. Sabe que não tarda em deixar viúva e filhos sem a casa onde julgou que iriam brincar os netos. Porca de vida.

E que raio de gente por quem se deixou induzir. Nem o atestado de indigente que lhe dará acesso aos últimos paliativos o desaflige.

E então...

Leva consigo o remorso.

Comentários

Anónimo disse…
A tirada é tardia e a más horas.
Nestes tempos de neo-liberelismo sobre o S.N.S. há que esperar uma OPA hostil dos grupos (privados) de saúde - Bancos, seguradoras, etc... aos Hospitais, C Saúde...às EPE's.
Para os utentes a promessa do céu cá na terra...e a certeza de que vão continuar a contribuir com impostos (contribuições)para sustentar os negócios... destes figurões que se autoproclamam "empreendedores"
cãorafeiro disse…
o problema é que as pessoas não dão valor ao que têem.
o que seria deste país se não existisse o SNS. a mortalidade seria muito superior, a esperança de vida muito mais baixa.

o que é revoltante é assistir ao desperdício de recursos e ao desinvestimento no SNS
Anónimo disse…
É mesmo isso que dizes aí cãorafeiro:As pessoas não dão valor ao que têem e esquecem-se de pensar e comparar.
Seria bom olharem para as estatisticas de saúde de há 35 anos e para as mais recentes.E já agora garanto-vos com conhecimento de causa,porque trabalho na saúde, que nem será necessário deixar correr de novo um quarto de século para ver o retrocesso sobretudo na saúde infantil. Era bem jovem quando foi dado a conhecer o projecto do SNS num pequeno livro de capa cinza escura que guardo ainda hoje pela sua importância simbólica na minha estante.Julgava este SNS indestrutível e um direito adquirido, mas parece sentir um cheiro a queimado...talvez se aguarde o apoio do próximo prresidente e do seu corpo médico de apoio, constituido por alegres fadistas para executar novas medidas e reformas da saúde.
Terão sido proteladas por acaso ou por se saber do apoio do actual presidente ao SNS ?
Anónimo disse…
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Indemnity health insurance http://www.vitaminssupplements9.info asian anal http://www.fitness-5.info

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides