Verdade ontem, mentira hoje


«Podia existir um responsável do Governo que fizesse a lista de todas as empresas estrangeiras em Portugal e (...) fosse falar com cada uma delas para tentar indagar sobre problemas com que se deparam (...) Tem de ser um acompanhamento (...) que deveria ser feito por um secretário de Estado especialmente dedicado a essa tarefa.Vai propor isso ao Governo?-Já o estou a propor aqui

«Eu não sugeri a criação de um secretário de Estado nem defendi a criação de nenhuma Secretaria de Estado. Apenas contei histórias de sucesso que ocorreram em outros países

Ontem, Cavaco Silva propôs ao Primeiro Ministro que nomeasse um Secretário de Estado «já» e «aqui». Hoje, diz que não faria essa «sugestão» ou sequer a «defesa» de tal ideia. Eu sempre pensei que uma «proposta» fosse mais do que uma «sugestão» ou do que a mera «defesa» de uma decisão, mas devo ter andado enganado. Entramos na Quinta Dimensão.

Publicado por Ricardo Alves in «Esquerda Republicana» em 28-12-2005.

Comentário: Se fosse de Esquerda era um mentiroso. E assim?

Comentários

Anónimo disse…
Prosa do Luís Delgado, no DN de 2 de Janeiro de 2006, para o cãorafeiro

"Na simbologia chinesa, 2006 é o ano do Cão, auspicioso e de sorte. Só se for para eles. Para nós, na verdade, e pelo que se anuncia e pressente, vai ser um "ano de cão", mas rafeiro, vira- -latas, sem poiso nem dono, e a viver dos restos dos outros (Europa)".
Anónimo disse…
1º ponto : Luís Delgado é uma criação mediática nacional. Era preciso arranjar alguém de direita burro, sectário, fanático e rancoroso. Ei-lo ! O homem que "odeia" o Estado, mas que tem um jornal on-line pago quase exclusivamente por empresas do Estado. O habitual ... muito liberais, mas logo que podem sentam-se sobre o Estado (até Administrador da Lusa foi !).

2º Não vale a pena falar mais de Cavaco. Já sabemos do que é que a casa gasta. Neste blog, falar do homenzinho, só se for para dar alguma novidade. De resto, qualquer palavra sobre a criatura só serve para animar as hostes dos cavaquinhos ... parolinhos ! Um à parte : nos ajuntamentos escavacados, quem eu vejo mais entusiasmada é a D. Maria. Garanto-vos : ela é o motivo da candidatura. Ela quer ser primeira-dama, muito mais do que Cavaco quer ser Presidente. Sonha abancar em Belém, com os netinhos a correr pelos jardins do palácio e uma ou outra amiga do peito a visitá-la nos seus novos aposentos. "És danada ! Conseguiste ...". Aspirantes a novos ricos !!!
Anónimo disse…
ó esperança... continuas a fazer figura triste...
Mais uma vez, continuas a falar mais de cavaco do que Soares, o que também se entende, pois nada há a dizer sobre soares, com aquele oásis de ideias!!!!!
Mas, já agora, "verdade ontem, mentira hoje", com Soares as coisas são assim:
"Verdade ontem, mentira hoje, verdade amanhã, mentira no dia seguinte"
Eu passo a explicar:
" Vou deixar de falar em Cavaco, só quero falar da minha candidatura" Quantas vezes já ele disse isto?????? QUANTAS????
Já agora, aquela do Ribeiro e Castro ser do Partido Socialista Europeu !!!!!!!!!!!!!
Eh eh eh , coitado, não liguem... é idade!!!!
Anónimo disse…
Sr. Espernaça

Não coma mais castanhas em cime do pilé. Você diz hoje uma coisa, amamhã outra Ainda ontem disse que o Cavaco e Silva era muito honesto e agora manda-o ao orelhudo. Eu sei como se faz cenoura à Banda. VOcê é especlista nessa traquitana que é a ethernete e pensa que engana os desmiolados. Mas a mim você não me engana porqe eu já tenho idade.
Passe bem e não chateie o país
Mano 69 disse…
Ó anónimo? das 2:20AM

Essa fixação na D. Maria é já um caso patológico. Será que você tem algum trauma do lado materno? Ou é mesmo e só desbocado?
Anónimo disse…
Monteiro Lopes:

Não respondeu às acusações documentadas. O resto é clubismo.
Anónimo disse…
SR. Espernaça

Eu que até sou muito honesto e gosto de orelha de porco tenho 68 anos quase 69 anos e você não me engana. Andei na tropa e fiz muitos amigos e vadiei muito e mandei o Salazar comer carolo. VOcê não faz da minha pessoa um parolo porque eu sei o que digo. E o que você diz não interessa nada nem ao menino Jesus. Você não se entretém em lado nenhum e está sempre a dizer mal de uns e de outros mas afinal sempre dos mesmos. Se você tivesse comido castanhas de pilé e aguarda-bucha em pequenino tinha agora a inteligência de um homem graúdo. Mas eu só vejo você a dar no lombo ao Soares tão amigos que nós somos e eu desconfio.
Eu cá nunca fui malcriado e não confundo o Rossio com a Rua da Betesga. Vamos lá a ver se a gente se entende e se você começa a respitar as senhoras porque eu também não acho graça nenhuma mostrar as cuecas com as estrelas no lugar de outra coisa. respeite os pintores e diga sempre o nome deles. Como se diz em marciã que é a mimha terra ovelha lanhosa tosquia-se em casa. Às vezes escrevo um bocadinho nervoso para não me dar as fúrias mas é só isso. Mas assim escrevo porque a constituição assim o diz.
Anónimo disse…
Sr. Monteiro Lopes:

Não quero contribuir para lhe aumentar o nervoso mas, para lhe ser agradável, não passarei a gostar de Cavaco.

Também eu andei na guerra criminosa que o fascismo impôs aos portugueses.

Quanto à idade não vai muito à frente.

Mas o que estava em causa era a mentira de Cavaco. E, a isso, o sr. Monteiro Lopes não respondeu nem responderá. São factos.

Penso que o professor de Boliqueime é uma fraude e, pior, tem-se revelado perigoso.
Anónimo disse…
Sr. Espernaça:

Eu levei com mosquetes no lombo e sei o que é e avida. Deixe o homem em paz e vá á sua vida que para falta de cultura já bastam as terras não as minhas que tem água e saber. Qual mentira é maior do que só dizer amém ao clube da mão fechada. Para mim é só para o soco mas como sou homem de paz desejo-lhe um bom ano e cavaquinhos e muita atenção para o corrigir sempre que dizer mal da cantiga. Vamos a falar verdade que eu não lhe ponho as couves no lugar dos nabos.
Anónimo disse…
Quando a fé é muita, a razão de pouco vale.

Também lhe desejo bom ano, Sr. Monteiro Lopes.
Anónimo disse…
O Sr. Silva não existe, não pode existir.
Se tal for, só se for numa presidência de opereta, sem querer ofender as operetas, mas da triste figura. E é só lembrar o caso envangélico Saramago com um outro secretário de estado da cultura, ajudante de ministro que chegou a primeiro ministro, cujo nome não me consigo lembrar, e um tal Sr. Lara da Moderna...
O sr. Silva não existe.
O Sr. Silva é uma inventona!
Anónimo disse…
Eheheheheh!
O Soares a denunciar a Comunicação Social!
Eheheheh!
Então o homem esteve 10 anos em Belém, fez o que quis dos jornalistas (está escrito no livro da assessora de Imprensa dele, Mário Soares!!!) e agora queixa-se.
Eheheheheh!
Portugal precisa de um presidente a sério.
Eu voto Cavaco!
Anónimo disse…
Deixem jogar o Mantorras e falar o Cavaco.

E foi Mantorras que, entrando nos últimos momentos do jogo, marcaria os golos que acabaram de dar o campeonato ao Benfica.

A propósito de um famoso refrigerante de sucesso alguém afirmou “ao princípio estranha-se e depois entranha-se”. Foi o que me aconteceu no início das primeiras apresentações de pré candidaturas ás eleições para Presidente da República, sendo reacções tais como “nem Soares nem Cavaco”, como um estranhar.
Mas o facto é que apesar de chamarem velho ao Mário Soares, o facto, é que quando ele fala, fala. E diga o que disser, Mário Soares só tem mostrado que está muito acima dos outros candidatos. E aqui entranha-se.

Peço encarecidamente aos publicitários da candidatura do professor Cavaco Silva, que deixem falar o Cavaco.

Assim eu lembro: o professor Cavaco foi primeiro-ministro e há dez anos foi derrotado por uma boa razão… as pessoas naquela altura tinham Cavaco mais na memória que agora. Deixem falar o Cavaco.

Dez anos dá para manipular o silêncio, apaga memórias nas mentes dos sebastianistas. Deixem falar o Cavaco.

Longe de ser competente, Cavaco Silva foi um mau estratega para o futuro do país. Destruiu o tecido industrial, destruiu a Agricultura e tecido social, representando uma geração de yuppies e o arrogante novo-riquismo. Deixem falar o Cavaco.
Numa altura em que o dinheiro da CEE jorrava por aí, para onde foi esse dinheiro? É que as reacções acontecem alguns anos depois das acções. Deixem falar o Cavaco

Votar em Cavaco, é votar num D. Sebastião que não existe. Cavaco não existe. Deixem falar o Cavaco.
Cavaco Silva é o menos preparado de todos os candidatos para ser Presidente. Se for eleito só irá desprestigiar Portugal, além das tensões políticas e sociais, numa época em que o passado dos jipes para a agricultura já não volta.

Deixem falar o Cavaco, para que nos lembre as razões por que é que este senhor não foi querido em 1995.

Deixem falar o Cavaco.
Deixem falar o Cavaco nem que seja no dia das eleições.
Anónimo disse…
Se Cavaco for eleito é uma vergonha para o país. Aos olhos dos europeus que levam 50 anos de avanço sobre nós (a Irlanda 20, a Espanha a caminho, os nórdicos 100 anos, é um verdadeiro retrocesso, grave, para o país. Cavaco é perigoso e manhoso...para além de ser mentiroso!
Anónimo disse…
esta kracya é que disse tudo.
este pobre país fica ainda mais atrasadinho com um Cavaco a Presidente. mas os pobres que vão votar nele merecem...
Anónimo disse…
Naqueles longínquos anos 80 o Prof. Aníbal Cavaco Silva era docente na Universidade Nova de Lisboa.

Mas o prestígio académico e político que entretanto granjeara (recorde-se que havia já sido ministro das Finanças do 1º Governo da A.D.) cedo levaram a que fosse igualmente convidado para dar aulas na Universidade Católica.

Ora, embora esta acumulação de funções muito certamente nunca lhe tivesse suscitado dúvidas ou sequer provocado quaisquer enganos, o que é facto é que, pelos vistos, ela se revelou excessivamente onerosa para o Prof. Cavaco Silva.

Como é natural, as faltas às aulas – obviamente às aulas da Universidade Nova – começaram a suceder-se a um ritmo cada vez mais intolerável para os órgãos directivos da Universidade.

A tal ponto que não restou outra alternativa ao Reitor da Universidade Nova, na ocasião o Prof. Alfredo de Sousa, que não instaurar ao Prof. Aníbal Cavaco Silva um processo disciplinar conducente ao seu despedimento por acumulação de faltas injustificadas.

Instruído o processo disciplinar na Universidade Nova, foi o mesmo devidamente encaminhado para o Ministério da Educação a quem, como é bom de ver, competia uma decisão definitiva sobre o assunto.

Na ocasião era ministro da Educação o Prof. João de Deus Pinheiro.

Ora, o que é facto é que o processo disciplinar instaurado ao Prof. Aníbal Cavaco Silva, e que conduziria provavelmente ao seu despedimento do cargo de docente da Universidade Nova, foi andando aos tropeções, de serviço em serviço e de corredor em corredor, pelos confins do Ministério da Educação.

Até que, ninguém sabe bem como nem porquê... desapareceu sem deixar rasto...

E até ao dia de hoje nunca mais apareceu.

Dos intervenientes desta história, com um final comprovadamente tão feliz, sabe-se que entretanto o Prof. Cavaco Silva foi nomeado Primeiro-ministro.

E sabe-se também que o Prof. João de Deus Pinheiro veio mais tarde a ser nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros de um dos Governos do Prof. Cavaco Silva, sem que tivesse constituído impedimento a tal nomeação o seu anterior desempenho, tido geralmente como medíocre, à frente do Ministério da Educação.

Do mesmo modo, o seu desempenho como ministro dos Negócios Estrangeiros, pejado de erros e sucessivas “gaffes”, a tal ponto de ser ultrapassado em competência e protagonismo por um dos seus jovens secretários de Estado, de nome José Manuel Durão Barroso, não constituiu impedimento para que o Primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva viesse mais tarde a guindar João de Deus Pinheiro para o cargo de Comissário Europeu.

De qualquer modo, e como é bom de ver, também não foi o desempenho do Prof. João de Deus Pinheiro como Comissário Europeu, sempre pejado de incidentes e críticas, e de quem se dizia que andava por Bruxelas a jogar golfe e pouco mais, que impediu mais tarde o Primeiro-ministro Cavaco Silva de o reconduzir no cargo.A amizade é, de facto, uma coisa muito bonita...

Luis Grave Rodrigues

Nota: O autor deste texto é o mesmo ilustre advogado que denunciou o antigo director da PSP, nomeado por Santana Lopes, depois de reformado por doença psiquiátrica comprovada por atestado médico.
Anónimo disse…
Cavaco impune não é nenhuma surpresa! A cópia do processo disciplinar instaurado ao professor Cavaco Silva, por Alfredo de Sousa como reitor da Universidade Nova, que conduziria provavelmente ao seu despedimento do cargo deprofessor universitário, EXISTE. Esse processo disciplinar foi ARQUIVADO administrativamente pelo ministro Deus Pinheiro mas também foi ARQUIVADO politicamente pelos eleitores e contribuintes que fecharam os olhos a este abuso de confiança da parte de um servidor do Estado. Parece que apenas Alfredo de Sousa tinha o rigor e a coragem de insistir no cumprimento de um dever de profissionalismo. Cavaco diz que não é um politico profissional, que foi um simples funcionário público (ainda não cumpridor). Também Alfredo de Sousa foi funcionário público. Se tivessemos mais Alfredos de Sousa e menos Cavacos na função pública, talvez a produtividade da nossa economia não andasse pelas ruas da amargura. E agora o pouco exemlar funcionário Cavaco vai para Presidente da República para poder divulgar o seu mau exemplo a partir de Belém!
Anónimo disse…
Ó monteiro Lopes, deixa lá o esperança em paz, não vez que ele tem uma fixação (assim como o soares), pelo cavaco...
mas pelos comentários que já por aqui andaram e que eu sei lá de fora, parece que a fixação do esperança tem outro cariz....
Imaginaaaaaa
Anónimo disse…
SR. anónimo

Eu tenho que corrigir o Sr. Espernaça. Porque usar a ethernete é muito perigoso para quem não comeu comida forte e o meu filho é que usa o computador e disse-me que há um tal Espernaça que tem cara de ser velho porque não tem nem a 4º classe a dizer sempre mal de tudo e de todos especialemnte de alguns. eu não sei usar o computador mas li o que o Sr. Espernaça diz e ele diz muitas verdades tintas que não são verdades mas refinadas mentiras como o açucar do elefante e eu não posso aceitar porque eu fui um vadio na minha mocidade mas fui sempre um homem sério. Na tropa até recebi louvores e só não aceito que o Sr. Espernaça passe no lombo do Sr. Soares tão amigos que nós somos a dizer mal do aLegre e depois diz que é amigo. Só se for amigo da onça salvo seja.
é por isso que não tiro debaixo do meu olho o Sr. Espernaça e o Sr. anónimo não tem nada com isso.
Anónimo disse…
Por favor, deixem falar o candidato Cavaco Silva.
Ele também tem direito de dizer
o que pensa, de apresentar as suas ideias, de mostrar a sua ambição.
Deixem a flor desabrochar.
Anónimo disse…
Ó Lopes, cala-te! O teu Cavaco é que vive à custa da Comunicção Social.
Anónimo disse…
O anónimo, deixe o Sr. Monteiro Lopes falar, porque ele diz coisas com muito acerto.
Já agora: não foi esta criatura que disse uma vez que fazia, ou comia, ou lá o que era, "marmelada da Caledónia"?
Mano 69 disse…
Espernaça vem de espernear?

(Espernear em sentido figurativo quer dizer revoltar-se)
Anónimo disse…
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides